10 alimentos que não são saudáveis

10 alimentos que não são saudáveis


A alimentação do nosso dia a dia está cada vez mais difícil de saber o que é saudável ou não. Nós somos bombardeados por aquela gama de propagandas chamativas que se não tomarmos cuidado, acabamos acreditando em tudo que vemos, escutamos e lemos. Mas, antes de tudo, devemos ler atentamente os rótulos dos produtos para sabermos de fato o que estamos consumindo. Eu já escrevi um post explicando como funcionam os rótulos, para quem ainda não viu, é este aqui: Como entender a tabela nutricional dos rótulos dos alimentos.
A verdade é que tudo que for industrializado perde nutrientes, ou seja, mesmo que na embalagem esteja dizendo que contém um monte de coisas boas, naturalmente, para poder durar mais tempo nas prateleiras dos mercados, estará carregado de sódio, conservante e corante. E sabemos que isso tudo faz um mal danado para nossa saúde e a do bebê. Eu mesma, um tempo atrás, comecei a tomar aquelas sopinhas de saquinho (pó) achando que eram saudáveis, quando tomava, davam-me uma dor de cabeça, parece que a pressão baixava, sabem, não sei explicar direito, mas descobri que o teor de sódio era altíssimo e parei. Nunca mais compro esses saquinhos, aliás, tudo que vem em saquinho não é saudável, um exemplo melhor são aqueles suquinhos de pó… Péssimos.

Separei alguns itens que parecem saudáveis, mas é pegadinha

Barra de cereais: As barrinhas de cereais são conhecidas como algo saudável. Só que não. Sabiam que para que elas fiquem com aquele aspecto grudadinho, é somado um xarope de glicose? Só ele já aumenta o teor de açúcar da barrinha inteira. Tenho uma ótima dica para quem não quer se desfazer delas, rs uma excelente opção é você comprar um pouquinho de castanha do pará, castanha de caju, nozes, amêndoas e separar em poucas quantidades em um saquinho e consumir durante a semana. Mas atenção! Não exagerem na quantidade, pois eles são calóricos se consumidos em excesso.

Barra de cereais não é saudável

Os embutidos como peito de peru: Eles parecem ser mais saudáveis, mas têm muito sódio também. Se consumimos mais ou menos 4 a 5 fatias, praticamente já consumimos 1 /4 do que precisamos de sódio em um dia. Portanto, cuidado com os embutidos, meninas! Eu sou uma que amo peito de peru… Mas vou ter que reduzir a quantidade.

Condimentos industrializados: ketchup, mostarda, e outros molhos requerem um cuidado maior também. Evite-os.

Bisnaguinha: Embora seja muito saborosa, essa bisnaguinha tem uma quantidade de gordura um pouco maior e isso que a torna tão gostosa. Ela tem farinha branca e açúcar e nada de fibras e poucos nutrientes. Se vocês gostarem muito, tentem reduzir o consumo, já ajuda bastante.



Sanduíche natural: Aqueles que encontramos que dizem ser natural, que de natural não tem nada!! A maioria desses sanduíches não utiliza o pão integral, colocam um pouco de conservantes e sódio e uma grande quantidade de maionese e recheios calóricos demais!

Maionese: Tentem substituir pelo cream cheese, iogurte, creme de ricota ou requeijão que tem outros benefícios que a maionese não tem.

Condimentos industrializados

Suco de garrafinha, caixinha: Optem pelo suco natural de verdade, feito da própria fruta que não tenha corantes e conservantes. Esses sucos de caixinha não têm nenhum valor nutricional. Mamãe de plantão! Não coloquem essas caixinhas para o lanche da criançada, fica aí a dica!! Tentem fazer o suco natural e optar por lancheiras térmicas para que conservem as vitaminas até a hora do recreio.

Cereal Matinal: Eles são ricos em açúcar. Ele até é uma boa fonte de energia, pelo grão do cereal ser de milho. Mas tentem substituir pelos cereais naturais como granola que é uma mistura de aveia, farelo de trigo e frutas secas como uva passas.

Nuggets: Esses empanados de frango por serem fritos e congelados, acabam tendo um teor alto de sódio. Se vocês gostam dos empanados, tentem comprar sem ser empanados, e ao invés de fritar, coloquem para assar.

Nuggets

Cuidado com alimentos “light” e “diet”: A diferença do diet é que ele é sem açúcar. Indicado para os diabéticos. O light é a redução de açúcar e gorduras. Mas isso não quer dizer que possa consumir em excesso!

Bom, meninas, deu para concluir que temos que cuidar muito de nossa alimentação e das crianças mais ainda! Sempre que possível, optem pelos alimentos naturais. E, em último caso, os alimentos industrializados. Eu sei que está cada vez mais difícil sobrar tempo para nos dedicarmos a essa seleção de alimentos no mercado, sempre estamos apressadas e sem tempo. Acredito que só de sabermos que esses itens não trazem benefício, já vale na hora de irmos ao marcado.

Se vocês tiverem mais itens que eu não tenha citado aqui e que sejam prejudiciais a nossa saúde, deixem aqui nos comentários, ok?

Mil beijinhos, até o próximo post!

Fique por dentro desses assuntos:

Por que o Pré-Natal é importante?
Saiba mais sobre o diabetes gestacional
Lista de enxoval de bebê – Alimentação – parte 3
Dicas das primeiras papinhas de bebê
Alimentação saudável para o seu bebê

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  2 comments

  1. Gardenia oliveira ramos   •  

    Muito bom ,adorei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>