4 dicas para educar os filhos de forma saudável

4 dicas para educar os filhos de forma saudável


Educar os filhos nem sempre é uma tarefa fácil de ser realizada. Em minha opinião, educação vem de casa. E para quem acha que a escola é o lugar certo para que a criança aprenda educação, está totalmente errado. Inclusive, muitos pais andam achando que a escola que tem que se adaptar aos filhos, e isso também é muito errado. Os filhos que precisam criar responsabilidades desde pequenos para se adaptarem à escola que é lugar de aprendizagem e consequentemente somadas com a educação que os pais vão ensinando no decorrer dos anos. Eu sou do tempo que bastava meus pais me olharem que já sabia que estava fazendo algo errado. E quando eles falavam tal hora em casa, era literalmente tal hora em casa e ponto final. Lógico que os tempos mudaram, e a educação que tive não é mais a mesma de antes, mas penso que os pais têm que chegar a um acordo de forma que a criança seja mais obediente e respeitosa em suas vida.

Hoje em dia, principalmente, com os adolescentes, percebo que perderam o respeito com os pais e as pessoas ao seu redor, e isso é muito feio e triste. Para que os nossos filhos não cresçam dessa forma, separei algumas dicas essenciais para ensiná-los desde pequenininhos a se tornarem adultos responsáveis e educados com as pessoas.

1-Quer educar os filhos ? Impor limites antes que seja tarde demais

É necessário desde pequenininha que a criança cresça com limites. Elas precisam de regras e de disciplina em suas vidas. Em hipótese nenhuma deixem que a palavra “não (olhando dentro dos olhos dela e bem sério)” vire um “sim” após muita insistência da parte dessa criança. Elas são muito inteligentes e vão insistir até ganhar um “sim” e se vocês aceitarem uma vez, podem ter certeza de que terão problemas no futuro. Não cedam de forma nenhuma, mesmo que a criança faça show, chore, ela precisa aprender a respeitar. Lembrem-se, nunca voltem atrás do que disserem uma vez, inclusive, tomem muito cuidado ao prometer algo aos filhos, porque se vocês não cumprem, perdem credibilidade e eles passarão a não acreditar na próxima vez. Lógico que, no início, isso partirá o coração, mas tudo é para o bem deles.

Impor-limites-antes-que-seja-tarde-demais-educar os filhos

2- A postura dos pais diante da criança

Antes de começarem a educar os seus filhos, os pais precisam entrar em um acordo e conversarem entre si da melhor forma para que não haja aquele “Ah! Pai, mas minha mãe disse que pode” ou vice versa. Isso deixa a cabeça da criança um tanto quanto confusa e pode crescer indecisa por não ter uma segurança nas decisões dentro de casa.

A-postura-dos-pais-diante-da-criança



3-Não exagere nos elogios e mimos ao seu filho

Elogiar demais é ruim e criticar demais também é ruim, tentem dosar entre as duas ações. Mimos exagerados, ao invés de ajudá-los, estarão prejudicando a independência desses pequenos. Vejo muitos pais que querem fazer as tarefas de casa pelos filhos, sim gente, é literalmente tudooo para os filhos, esquecendo-se de que já tem tarefas que eles já podem fazer sozinhos como guardar os brinquedinhos dentro da caixinha, mais tarde, dobrar a roupa, comer sozinho etc. Ensinem-nos a serem mais independentes possíveis. Sabe daquela frase: “os pais não são eternos”… E infelizmente, isso é verdade.

4-Não dê nada em troca de alguma coisa

A pior coisa que escuto são os pais tentando enganar as crianças com a frase “se você não comer, não vai ganhar aquele brinquedo que tanto quer” ou “se você não fizer agora, vai apanhar”, essas frases não funcionam, pelo contrário, tornam a criança interesseira e agressiva. Tentem sempre dialogar com calma e explicando da melhor forma para que não precisem usar nenhuma dessas frases desagradáveis.

Não-dê-nada-em-troca-de-alguma-coisa

E aí, mamães e papais, conseguiram entender um pouquinho mais sobre a importância de educar essas criancinhas de forma saudável? Tenho certeza de que cada um de vocês é capaz, de executar essa tarefa, afinal, nós não queremos que nossos filhos aprendam com a vida, certo? Portanto, nada melhor que os pais para lhes educar com muito amor e carinho.

Vou ficando por aqui, quem tiver mais dicas de educação, pode comentar no post, ok? Com certeza vou fazer a parte 2, pois amo falar sobre educação em nosso país.

Beijinhos, minhas queridas.

Veja algumas dicas que você pode gostar de ler também:

Jogos de bebê – Aplicativos
6 itens de enxoval que as mamães não usaram
Passo a passo para montar convite para chá de bebê
6 passos para fazer um piquenique divertido
41 ideias de fotos de bebê com animais de estimação
7 truques para fazer fotos de bebê em casa

cometario_dicas-da-japa

Meninas, se vocês ainda não conhecem os meus canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:D

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>