4 dicas para o desenvolvimento do bebê de 1 mês

4 dicas para o desenvolvimento do bebê de 1 mês


Chegou o presente que você estava esperando, não é mesmo? E com ele, vêm muitas felicidades e momentos que você desconhecia, mas nada que depois de uma semaninha você já não esteja craque. Agora é só curtir o seu pequeno e dar muito carinho e amor para que ele possa se sentir protegido e descansar em paz. Bom, nesse primeiro mês do desenvolvimento do bebê, podemos observar algumas pequenas mudanças. Vou escrever sobre o bebê, depois sobre a adaptação e recuperação da mamãe e, em seguida, algumas dicas bacanas para esse mês. Vamos lá!

Desenvolvimento do bebê – 1 mês

Antes de tudo, vou adiantando que cada bebê tem o seu tempo para desenvolvimento, portanto, tenha calma se achar que o seu bebê está demorando para dar alguns sinais. Esse primeiro mês será marcado pelo chorinho do bebê, por hora, é a única forma que ele tem para se comunicar com você. Sabia que você já pode começar a fazer a higiene bucal? Já escrevi um post recheado de dicas a respeito: Higiene bucal do bebê. Ele já consegue emitir sons, reconhece algumas vozes e mexe, e já aperta o seu dedinho bem forte por alguns minutos, e já consegue levantar de leve a cabecinha, quer dormir o tempo todo e consegue enxergar alguns objetos de contraste, conforme expliquei neste post: Brinquedos para bebês recém-nascidos.

Adaptação e recuperação da mamãe

As primeiras semanas são momentos delicados para a mamãe por ser uma etapa totalmente nova para ela e o papai. É muito corrido e cansativo, ainda mais para quem teve o parto cesariano. A mamãe praticamente terá que trocar o dia pela noite. Como o bebê não tem hora para acordar, chorar e dormir, se a mamãe tiver alguém para poder ajudá-la será perfeito. Nesse primeiro mês, a sua vida será amamentar, toda hora trocar a fraldinha do bebê após as mamadas. E isso pode cansar a mamãe se não tiver ninguém para ajudá-la. Como a mamãe está amamentando, precisará descansar bastante para repor as energias. A amamentação é algo novo na vida de mamãe, tudo dependerá de como esta vai encarar essa nova fase. Sim, é tudo muito cansativo, mas é importante ter em mente que tudo isso é passageiro. Seu filho já já estará maiorzinho e essa correria diminuirá.

4 dicas para o desenvolvimento do bebê de 1 mês- bebê

Aproveite para tirar fotos de RN

 Não deixe esse momento de Recém-nascido passar e já marque ou faça você mesmo as sessões de fotos. Têm várias dicas bacanas aqui: Ideias de como tirar fotos de bebê, Inspirações para fotos de bebê e do papai e 7 truques para fazer fotos de bebê em casa.
 Não se desespere com os choros, já escrevi um post que ensina uma técnica de como identificar cada chorinho do bebê. É só clicar aqui: Como identificar o choro do bebê.

Cuidados e dicas para esse mês

 Evite dar mamadeira, o melhor alimento para o seu bebê é a amamentação. Eu já escrevi um post dizendo como isso é importante para o desenvolvimento do bebê, aqui: O que as mamães devem comer na amamentação.
► Na segunda semana, após o nascimento, já pode levar o seu bebê ao pediatra para poder fazer o acompanhamento como peso, tamanho e as vacinas que o bebê deve tomar.
 Fique atenta aos tipos de fraldas para não dar alergia ao bebê.
 O coto umbilical geralmente cai entre 5 a 15 dias.



4 dicas para o desenvolvimento do bebê de 1 mês -dicas

Aproveite vários momentos com o seu bebê! Ele ainda não fala, mas só pelo olhar que vocês vão trocar, nem precisará de palavras por enquanto, não é mesmo? Não se descuide do seu bebê nem para virar para pegar algo na hora da troca das fraldinhas, ele ainda não está com os movimentos firmes e o simples fato de mexer os bracinhos e perninhas podem assustá-lo.

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Procure descansar na hora que o bebê também estiver dormindo. A massagem no bebê, além de tranquilizar, trabalha o contato maior, amor, afeto, carinho, troca de olhares e a ligação entre o bebê e a mamãe. Vou deixar o post aqui, caso tenha interesse em saber mais a respeito: Massagem para bebê – Shantala. Bom, mamãe, vou ficando por aqui. Espero que tenha gostado dessa nova série de posts sobre a vida do bebê. Até o próximo post. Um beijão!

cometario_dicas-da-japa

 

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  4 comments

  1. Amanda   •  

    Artigo super completo. Estou adorando a série!

    • Bellinha   •     Autor

      Oi Amanda, que bom que está gostando da série :D

  2. Andressa Catrini   •  

    Nossa!!! Seu blog é maravilhoso pra nós mamães… estou grávida e ele me passa com clareza e tranquilidades dicas ótimas. Sucesso pra vc!!!

    • Bellinha   •     Autor

      Oi Andressa, obrigada pelo carinho!
      Sempre que escreve um post, tento trazer o melhor para as minhas queridas leitoras!
      Seja muito bem-vinda :D
      Um super beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>