5 atividades educativas para fazer nas férias do seu filho

5 atividades educativas para fazer nas férias do seu filho


Com certeza a maioria de vocês já passou por isso. As férias da criançada estão aí e vocês se sentem um pouco perdidas por não saberem o que poderá oferecer de atividades educativas para que possam se divertir juntos, não é mesmo? Uma querida leitora chamada Franciele me pediu para trazer algumas atividades que pudesse fazer junto com a filha. E para aproveitar que os pimpolhinhos estão de férias, separei 5 atividades e brincadeiras que vocês poderão fazer sem gastar muito e que a criançada sem dúvida irá amar! São tantas atividades que é melhor até já separar um caderninho de anotações para as que mais gostar! Na atividade #4 é imprescindível que você faça com a família inteira! Estão preparadas? Então vamos começar! Ah, no final deste post vou deixar linkado um post que escrevi sobre atividades sensoriais que são bem legais também.

Outras atividades que você vai  amar ♥ 

  Brinquedos e jogos educativos
 19 atividades para bebês gastando pouco
 4 dicas para educar os filhos de forma saudável
 10 coisas que preciso ensinar para meu filho

 Organizando as atividades educativas

A primeira coisa sem dúvida é a organização. Anotem em um caderno todas as atividades que querem praticar com seus filhos e organizem-nas em sacolas ou até em caixinhas de plástico para facilitar e não perder tempo, se tudo estiver agrupado em um lugar fica mil vezes mais fácil começar a atividade sem perda de tempo. Se vocês acharem melhor, façam um planejamento com todas as atividades educativas que queiram fazer com seus filhos (exemplo: segunda-feira – 1 hora no parquinho, meia hora de leiturinha, 1 hora de brincadeira educativa, 40 minutos de desenho animado na TV), enfim, é legal para não ficar enjoativo para a criança todos os dias fazer as mesmas atividades. É bacana ir variando e identificando qual atividade a criança curte mais.

atividades educaticas organizadas

Atividades #1 – aprendendo as cores e formas brincando

Essas atividades educativas são mais para crianças de 2 para 3 aninhos que já estão começando a assimilar as cores e formas, então, por que não criar brincadeiras divertidas para ensiná-las a se familiarizar com essas atividades? Existem várias formas de ensinar sem apenas apontar e dizer que essa é a cor tal. Vejam abaixo as ideias que separei para vocês.

aprendendo cores



cores e formatos

forma 2

Atividades #2 – aprendendo os números e letras

Outra forma superdivertida e lúdica de brincar e ao mesmo tempo ensinar os números e as letras são essas ideias de associar o número com uma peça, por exemplo, esses blocos de montar, vocês podem escrever os números ou letras e orientar a criança. Dessa forma estarão estimulando a criatividade dos seus filhos, e isso é muito bom pra eles. Abaixo selecionei outras ideias supercriativas que vocês podem adaptar às suas atividades nessas férias! 

alfabeto com pecas

alfabeto com pecas-2

alfabeto

aprendendo as letras

numeros

Atividades #3 – aprendendo a identificar os sentimentos

Essa atividade é excelente para a criança começar a entender as expressões faciais de quando alguém está triste, chateado, alegre, com medo, bravo, entre outras. Vocês podem montar um bonequinho como esse da foto e ir pedindo para eles dizerem qual expressão essa carinha está apresentando.

Atividades #4 – participação nos preparativos dos lanches e sobremesa

Embora dê um pouco de trabalho e os cuidados na cozinha precisarem ser redobrados, a participação das crianças nos preparativos como lanchinhos e frutinhas coloridas, além de incentivar a comer melhor, ajuda muito a criar o sentimento de querer ajudar o próximo e dar valor ao que preparou. Aliás, isso vale para tudo, não só para o preparo do lanche, mas para ajudar a guardar os brinquedos, ajudar a mamãe a secar e guardar a louça etc. Esse exercício é excelente para o desenvolvimento da criança e faz parte do dia a dia da família. Ela desenvolve a coordenação motora, organização e se sente mais presente participando no dia a dia da casa sem ter que ficar apenas assistindo televisão e brincando. Além disso, vocês estarão conversando o tempo todo e fortalecendo os princípios familiares. Abaixo deixei algumas ideias de coisas que vocês poderão preparar juntos.

Atividades #5 – parquinho para crianças

O parquinho é em ambiente rico e ajuda a criançada na coordenação motora. Todos os brinquedos presentes no parquinho são importantes para o desenvolvimento dela. Outra coisa muito importante é a interação com outras crianças e o contato com a natureza, brincar com a terra, árvore etc. Vocês podem deixar as crianças livres, mas sempre cuidando para ver se elas estão conseguindo administrar os brinquedos, e se sentir que estão tendo dificuldades, ou se requisitarem a sua ajuda, vão imediatamente. E o melhor de tudo é fortalecer para melhorar ainda mais seu vínculo afetivo com os pequenos.

atividades no parquinho

Bom, mamães, espero que nessas férias vocês possam se divertir muito. Contem-me nos comentários se essas atividades ajudaram, e se tiverem outras atividades e quiserem me passar aqui nos comentários, fiquem à vontade!

Outros posts que você vai adorar conhecer ♥ 

♥ 8 dicas que todas as mães precisam saber
♥ Brincadeira divertida: Arte surpresa
♥ Brinquedos para bebês recém-nascidos
♥ Brinquedinhos para bebês no 2° trimestre
♥ Brincadeiras para bebês no 3°trimestre
♥ 7 dicas para viajar com crianças

Se você gostou desse post, compartilhe com outras mamães que precisam conhecer essas atividades em suas redes sociais! Boas férias!

Um grande beijo! Até o próximo post.

cometario_dicas-da-japa

Se você ainda não me segue nessas redes sociais, te espero lá!

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  6 comments

  1. Franciele   •  

    Ótimas ideias! Agora sim!!!! Abraço!

  2. Sandra   •  

    Oi Belinha. Adoro suas dicas. São ótimas. Essas atividades são o máximo e muito simples pra usar com a criançada. Gostaria de ver no seu blog, matérias sobre o comportamento infantil. Bjs

    • Bellinha   •     Autor

      Oi Sandra!
      Fiquei toda boba com seus elogios ao blog :D
      Pode deixar, assim que tiver um tempinho eu falo sobre comportamento infantil :D
      Superbeijos!

  3. eduarda   •  

    ameiii me ajudou muito….

    • Bellinha   •     Autor

      Oi Duda,
      Vou ver se mais pra frente posto mais, tá bom?
      Um beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>