5 dicas para dirigir com segurança na gravidez

5 dicas para dirigir com segurança na gravidez


Vejo muitas mamães preocupadas e perguntando até quando uma grávida pode dirigir. Quem me acompanha lá pelo Facebook, na Funpage dicas da Japa, já notou algumas postagens referentes a esse assunto. Algumas imagens mostrando a forma correta de usar o cinto de segurança para dirigir com segurança na gravidez de forma que não machuque o bebê dentro da barriguinha da mamãe. Acontece que, infelizmente, o trânsito não depende só de nossa direção defensiva… Existem pessoas que usam o carro como uma forma de descontar sua frustração e muitas mamães acabam ficando com medo de dirigir por conta dessas pessoas. Mas no código de trânsito brasileiro atual não existe restrição que proíba a grávida de dirigir. No código antigo, até 1997, dizia que a partir do quinto mês era proibido. Eles entendiam que além do bebê estar mais agitado na barriga, poderia desviar a atenção da mamãe, já que os reflexos da mulher durante a gravidez são mais lentos e os riscos de acidente aumentam.
Hoje em dia, essa restrição é determinada entre a mamãe e o médico. Eles aconselham que a paciente dirija no máximo até o oitavo mês, isso se as mamães não sentirem enjoos, mal-estares e tonturas. Mas o tempo limite varia de mamãe para mamãe. Um fator que indica quando parar de dirigir, é quando a barriga começar a encostar ao volante.

Cuidados especiais - dirigir com segurança na gravidez

O cinto de segurança:

Os cintos seguram o corpo pelos ossos da bacia e do peito, Não comprimem a barriga. Prefira sempre do tipo 3 pontos que oferece melhor proteção.
O posicionamento do cinto de segurança é colocar na região subabdominal (bem abaixo da barriga) ou em cima das coxas para não apertar a barriga, e o cinto longitudinal entre as mamas e na parte lateral.

cinto-de-segurança-para-gestante

O posicionamento do banco :

O ângulo do banco não deve ser maior que 110 graus e projetá-lo para afastar do volante. A dica é nunca deixar a barriga a menos de 4 dedos do volante. As mudanças do corpo diminuem a agilidade. Principalmente o desconforto quando tiver que fazer manobras. Isso tudo porque o bebê está crescendo e o volume da barriga aumenta, e como está próximo ao volante, às vezes, uma pequena freada, uma desaceleração, já causa o risco.



Airbag:

Deem preferência aos veículos com sistema de segurança com airbag que ajuda a diminuir a gravidade das lesões para ambos. Basta que a motorista afaste o banco o máximo possível do volante. A coluna sofre menos se a bolsa de ar disparar.

proteção do airbag para gestantes -dirigir com segurança na gravidez

Risco externo:

Passem o mais lentamente possível nos buracos e cuidado com a aceleração e desaceleração brusca especialmente no último trimestre da gestação que é mais arriscado, pois o bebê se movimenta e pode tirar a atenção da mamãe.

Distância:

Prefiram sempre a curta distância. Evite dirigir por longo período. Assim vocês podem diminuir os inchaços das pernas. Se tiverem que dirigir por um tempo maior como 2, 3 horas, carreguem algum alimento no carro. Cuidado com a Hipoglicemia.
OBS: As mãos e os pés incham, mas nada de usar chinelos. Eles são proibidos!

Direção defensiva é para todos e deve ser observada em todo momento, ainda mais a gestante. Pois, de repente, poder vir uma pessoa que não esteja conduzindo de modo correto e causar um transtorno. Ao sair e se sentir mal, opte por outro meio de transporte. Mesmo sentada na parte de trás do carro, nunca se esqueça de colocar o cinto de segurança.

Pequenas freadas podem causar ruptura do útero, hemorragia e parto prematuro. Tenha bastante atenção, meninas. Espero que essas dicas sejam úteis para dia a dia de vocês. Sei que hoje é muito difícil contar com alguém disponível todo momento para nos levar e buscar, afinal, as pessoas sempre têm algo para fazer. Mas no último trimestre, evitem dirigir muito tempo, tá bom? Pensem sempre no bem estar de vocês e do bebê.

Vou ficando por aqui. Se vocês tiverem mais dicas para esse assunto, deixem nos comentários que tenho certeza de que as mamães vão adorar ler mais sobre esse assunto tão importante: D Um grande beijo.

Veja também:

Por que o Pré-natal é importante?

Como cuidar do corpo na gravidez

20 ideias de fotos de gestantes – parte 2

Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semana

Guia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semana

Sintomas de gravidez nas primeiras semanas

Os gastos durante a gravidez

 cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>