5 passos de como programar a primeira gravidez

5 passos de como programar a primeira gravidez


Alguns meses atrás, uma leitora do blog me mandou um e-mail, pedindo ideias de como começar a programar uma gravidez, e então, resolvi levantar alguns pontos que acho fundamentais para essa primeira gravidez. Ela também disse que queria algumas dicas de reeducação alimentar que é muito importante para as futuras mamães e para o desenvolvimento do bebê dentro e fora da barriguinha. Sem dúvida, a primeiríssima dica para quem quer engravidar é mudar os hábitos alimentares. Não afirmo isto só por estar planejando uma gestação, mas para a sua saúde. Vamos lá, eu separei por tópicos para facilitar a leitura e ficar mais organizado para você poder se programar.

A vontade de ser mãe e pai

Antes de tudo, pare e pense se realmente já se acha preparada para esse grande momento em sua vida. Se você e seu parceiro de fato compartilham do mesmo sentimento. Geralmente, a mulher demonstra mais essa vontade, mas vá com calma. Converse com seu parceiro para saber da opinião dele também. Afinal, tem que ser da vontade de ambos.
A chegada de um bebezinho é maravilhosa e transformadora. Requer muitos cuidados e atenção. O bebê precisará de atenção integral. Ou seja, o papai vai precisar ajudar muito a mamãe durante a gestação e mais ainda depois que o bebê nascer.
É bom pensar no seu atual trabalho também. Ele a sobrecarrega muito? Para poder programar com carinho esse momento tão mágico, você precisa se organizar melhor no trabalho também. :D Se você achar interessante, posso fazer um post falando mais sobre esse ponto, é que se eu me estender muito aqui, o post vai ficar muito longo e cansativo para ler até o final, tá bom?!

5 passos de como programar a primeira gravidez vontade de ser mae e pai

O cantinho do bebê

Em sua casa, o bebê tem a possibilidade de ter um cantinho só dele? É claro que no começo, ele ficará perto da mamãe, mas é importante ter o próprio cantinho, conforme for crescendo para não interferir na intimidade do casal.

Lista de enxoval de bebê – Quarto – Parte 4

Decoração para quarto de bebês



Quarto criativo de bebê

Método Montessori para quarto de bebês

Questão financeira do casal

Depois desses passos alinhados, creio que o próximo caminho é a questão financeira do casal. Os gastos para primeira gravidez requerem muito planejamento. É um gasto mensal que você nem imaginaria que teria! E saiba que coisas de bebês e gestante são bem carinhas… Então, o conselho que eu lhe dou é, se pensa em engravidar, tente desde já fazer uma poupança para não ser pega de surpresa no futuro.

5 passos de como programar a primeira gravidez-financeiro

Depois disso, a primeira coisa que a futura mamãe tem que fazer é agendar uma consulta com o médico e expor a sua vontade para ele listar todos os exames necessários para ver se está tudo bem com a saúde do casal. Isso mesmo, o papai também tem que participar. E Se todos esses exames estiverem ok. O doutor provavelmente passará ácido fólico. Para quem não sabe o que é, fiz um post explicando, é este aqui: Importância do ácido fólico na gestação. Mas para isso, vocês precisam ver se vão ser acompanhados por um médico particular ou pelo SUS. Uma dica que muitas futuras mamães desconhecem é que os planos de saúdes privados têm uma carência de 10 meses, ou seja, se você quiser que seu parto seja coberto pelo plano, tem que fazê-lo antes desse período. (É bom ligar para o plano e se informar melhor). Veja este post: Os gastos durante a gravidez.

O preparo para gestação

Agora você precisará cuidar muito bem do seu corpo. Ficar atenta em cada detalhe para poder saber quando está ovulando para poder começar a aumentar as chances de engravidar. A escolha de um bom médico é essencial para poder lhe acompanhar. Veja este post que explico a importância de ter um bom médico ao seu lado: Por que o Pré-natal é importante?

Reeducação alimentar e atividade física

Coloquei este último passo no final para poder explicar melhor a importância de ter uma alimentação equilibrada e saudável. Na medida do possível, tente comer o mais natural possível. Se acha que está fora do seu peso normal, peça uma orientação à nutricionista para poder comer da melhor forma possível. E se seu médico lhe liberar para uma atividade física, monte o seu horário e a pratique regularmente. Isso é fundamental para a sua saúde e a do bebê que futuramente estará protegido com muitas coisas boas dentro da barriguinha da mamãe.

♡  Você vai amar esses posts ♡ 

34 truques incríveis para ajudar as mamães
Dicas de como se preparar para fotos de gestante
Como cuidar do corpo na gravidez
Dicas de como estimular o bebê durante a gravidez
Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semana
7 dicas de como dar notícia da gravidez
30 inspirações de vestidos para noivas grávidas

Bom, meninas, vou ficando por aqui! Se você gostou deste post, e quer que eu abra mais cada tópico, é só me escrever que faço com maior prazer! Tenha muita paciência para engravidar. Há mulheres que engravidam rápido e outras que demoram, cada uma tem um organismo. Tenha fé que quanto menos você esperar, estará gravidinha. :D Um super beijo!!

 cometario_dicas-da-japa

Meninas, se vocês ainda não conhecem os meus canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:D

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>