Adaptação escolar: criança que vai pela primeira vez para escola

Adaptação escolar: criança que vai pela primeira vez para escola


O assunto de hoje é para os pais que estão ou vão passar pela adaptação escolar, como foco na adaptação da criança que vai pela primeira vez para escola, esse tema foi sugerido pela leitora Rita que me escreveu para criar um post com dicas para ajudá-la e consequentemente ajudar outras milhões de mamães que passam por essa fase tão delicada que é a decisão de colocar seus filhos na escolinha. Levantei alguns pontos que acho fundamental nessa adaptação. Vamos conferir?

A adaptação escolar é para ambos: pais e criança

Tente pensar da seguinte forma, criança precisa ir à escola, é um ambiente que ela vai aprender e se desenvolver como pessoa e ter contato com outras crianças e adultos.

As primeiras semanas, como é o período adaptação, podem ser dolorosas para ambas partes. A criança pode associar a escolinha a um lugar desconhecido, com pessoas que não são do convívio dela, afinal, seu filho é muito pequenino e não sabe lidar bem com as emoções.

Já para os pais, aquela angústia, ansiedade, estresse e preocupação de estar entregando o seu maior tesouro na mão de outra pessoa. E até para a professora, que tem aquela responsabilidade de passar segurança para a criança e ao mesmo tempo aos pais.

dialogo é importante-adaptação

O diálogo é importante para ir preparando a criança antecipadamente

É bacana que você já venha conversando com sua criança sobre a escolinha, falando que ela vai entrar na escolinha e que vai poder brincar, aprender e muito e fazer muitos amiguinhos.



Você já pode ir construindo esse cenário na cabecinha da criança, isso pode facilitar a adaptação na primeira escola. 

Escolher e entender bem como funciona essa escola

Visite várias escolas e tente entender qual delas se encaixa mais ao seu dia a dia. Quais têm a proposta pedagógica que você prefere e como são os profissionais que trabalham lá, afinal, você quer o melhor para a sua criança e precisa entender em detalhes a filosofia que essa escola tem e que passará ao seu filho. 

como-funciona-essa-escola

No dia de ir para escola

Converse antecipadamente com a diretora da escolinha e veja se é possível, se você tiver tempo e disponibilidade, nos primeiros dias, permanecer no ambiente para que a criança consiga conhecer melhor o espaço, a professora, e poder brincar e começar a entender que essas pessoas são confiáveis.

Mas se você não tiver essa disponibilidade, ou se a escola não permitir a sua permanência, paciência. Tenha em mente que vai dar tudo certo! Pensamento positivo sempre! Seja forte, demonstre segurança caso ela chore na hora de você ir embora, não desista levando-a de volta para casa.

Fale que precisa trabalhar e mais tarde voltará para buscá-la. Não saia escondida e nem minta para criança, isso é ruim, pois quando ela procurar a mãe e se der conta de que não está ali, vai se sentir insegura e não queremos isso para os pequenos.

Mantenha-se calma, pois a criança vai se acostumar. 

dia-de-ir-para-escola

Horários devem ser cumpridos na adaptação infantil

Tente se organizar bem nos horários, principalmente na hora da saída, é muito chato sua criança ver todos os amiguinhos indo embora com suas mães e só ela fica ali esperando por você durante muito tempo.

Na cabeça da criança surge aquela preocupação: “Minha mãe não vem me buscar? Me largou aqui?”. 

Sempre converse com a professora

Sempre, no final do dia, é muito importante que a mamãe troque ideias com a professora para saber como está sendo o comportamento do seu filho, se está se enturmando, brincando, lanchando bem, quais são as dificuldades que ele tem, para que em casa possa ajudá-lo com muito amor e atenção.

Gostaram desse post? Se você ao ler você se lembrou de alguma amiga que precisa saber de todas essas dicas, compartilhe com ela esse post, pois você estará ajudando mais uma pessoa e isso é maravilhoso! Se você quiser dar outras dicas que não mencionei no post, pode escrever nos comentários no final dessa página!

Vou ficando por aqui, um superbeijo!

Outros assuntos que você vai  adorar ficar por dentro ♥ 

♥ Quadro de incentivo infantil – 4 dicas de como montar
♥ 5 atividades educativas para fazer nas férias do seu filho
♥ 13 atividades lúdicas para você fazer em casa
♥ 10 atividades educativas para se fazer em casa
♥ Descubra se seu filho está com problemas de visão
♥ 6 dicas para evitar a obesidade infantil
♥ Receita de panqueca sem farinha – com ovo e banana
♥ 5 melhores formas de lidar com a birra infantil

cometario_dicas-da-japa1

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

 

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  4 comments

  1. Tatiana   •  

    Esse post não poderia ter vindo em melhor hora e graças a Deus eu estava fazendo tudo certinho.

    Obrigada pelas dicas, elas me ajudam muito. Beijos.

  2. jucilaine   •  

    simplesmente ameii este post…e por incrível que pareça, acabei de receber ligação da escolinha de que é pra minha bebê de 8 meses começar amanha na escolinha… aii que dor no coração… se tiver mais dicas de como superar esse momento, eu agradeço… bjão

    • Bellinha   •     Autor

      Nossa, foi transmissão de pensamentos, Ju rsrs
      Pode ter certeza que sua bebê vai se acostumar :D
      um beijinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>