Alimentação infantil-As 5 melhores dicas que você precisa saber

Alimentação infantil: As 5 melhores dicas que você precisa saber


Como é a alimentação do seu filho? Você tem a preocupação de oferecer uma refeição que contenha todos os nutrientes necessários? Nesse post vou passar várias dicas para que você possa estimular o seu filho a ter hábitos saudáveis, principalmente para os pré-escolares, que vai dos 2 aos 6 aninhos de idade. Esse post surgiu da sugestão da leitora Lu, que me enviou um e-mail pedindo dicas de alimentação infantil para a pequena dela de 02 aninhos,que está com pressão arterial alta, e não sabe como pode melhorar os hábitos alimentares sem que essa princesinha sofra, ainda mais na escolinha, onde vê os amiguinhos com vários lanchinhos diferentes. Vamos às dicas?

♡ Posts que você vai adorar ler ♡

6 dicas para evitar a obesidade infantil  Receita de panqueca sem farinha – com ovo e banana 10 alimentos que não são saudáveis   8 dicas que todas as mães precisam saber

Dica #1 – Bom exemplo alimentar da família

Como são os hábitos alimentares dos pais em casa? É fundamental a participação dos pais nesse processo.Vocês são grande aliados, são os espelhos, pois a criança ainda não consegue preparar as coisas sozinhas e depende de alguém. Então ela vai seguir o exemplo que vê no dia a dia, se os pais comem muita gordura, é natural que a criança siga esse modelo.

E nem adianta querer comer besteira e obrigar a criança a comer coisas saudáveis que isso não vai funcionar. É imprescindível que os pais façam pratos nutritivos para todos. Um exemplo: a criança vê que todos estão comendo nuggets e só ela tem que comer filé de frango grelhado. Os pais têm que se conscientizar e estimular hábitos saudáveis para todos da casa.

Bom exemplo alimentar da família-alimetação infantil



Dica #2 – Evite ao máximo consumir alimentos industrializados

Quanto menos a criança consumir alimentos industrializados, aqueles que têm conservantes, corantes etc., sem dúvida será a melhor forma, até porque depois que ela começa a ir pra escolinha fica mais difícil, mas se desde pequena ela é educada sob essa orientação nutricional fica mais fácil evitar que ela consuma esses alimentos precocemente.

Vou deixar aqui 2 posts sobre os quais falei: Rótulos e Coisas que devemos evitar.

Evite ao máximo consumir alimentos industrializados

Dica #3 – Preparação das refeições no dia a dia da alimentação infantil

Alimentação infantil não tem mistério. Procure evitar colocar grandes quantidades no prato das crianças, coloque pequenas quantidades.

Como nessa fase a criança está descobrindo várias coisas diferentes e tudo é motivo de distração, é bacana que a mamãe possa fazer preparações que vá chamar a atenção dela,como utilizar os alimentos e montar o rostinho do ursinho, no lanche fazer cortes bonitinhos, algo que vá valorizar os legumes e frutas e estimular a criança a querer comer o que tem ali dentro.

Eu sei que dá um pouco de trabalho mas educar dá trabalho mesmo.

Se a criança não come alguns vegetais, tente acrescentar em outras preparações (misturar no molho de frango, por exemplo), de alguma forma que ela não perceba que está ali. Assim, pode ser que ela coma.

E é bacana, na hora da refeição, a mamãe conversar com essa criança falando tudo o que ela está comendo, para que ela se familiarize com os nomes e sabores desses alimentos.

Aqui no Brasil não vejo muito esse hábito, mas quando morei no Japão lembro-me de que todos os lanchinhos que as coleguinhas japonesinhas da escola traziam de casa tinha carinha de peixinho, florzinha, até minha mãe, que não era muito boa nisso, se dedicava, e eu, pequenininha, quando abria, adorava ver aqueles lanchinhos coloridinhos que ela fazia com tanto carinho.

Acho que ela já tinha percebido que dessa forma eu comia e não deixava nada rs. Para ilustrar, veja esse post onde mostro como você pode decorar esses pratos nas refeições da criançadaPratos divertidos para criança.

Preparação das refeições no dia a dia da alimentação infantil

Dica #4 – Não substitua a refeição principal por besteiras

A criança está testando os pais todo o tempo, ainda mais quando faz manhas e vê que os pais cedem às birras e trocam a refeição saudável por alimentos que elas querem.

Tente criar o hábito de uma rotina saudável: façam sempre as refeições nos horários determinados, e à mesa, para que ela entenda que ali é o lugar de se alimentar. E não se preocupe, caso ela não queira comer naquele momento estipulado, uma hora essa criança terá fome e é então que os pais devem oferecer os alimentos saudáveis e não substituí-los- por outros.

Se a criança perceber que toda vez os pais estão substituindo algo saudável por uma besteira que ela goste, vai ser complicado retomar o controle e reeducar tudo do começo mais à frente. Estabeleça horários regulares para a alimentação dessa criança, dessa forma ela passará a ter apetite no momento certo.

Dica #5 – Tenha calma e paciência

Para que todas essas dicas funcionem, você precisará de muita paciência! A nutrição no início da vida das crianças é fundamental para que futuramente elas não sofram com doenças crônicas, que são as diabetes, hipertensão etc.

Converse sempre com as crianças mostrando o porquê de tal alimento não fazer bem, apresente os alimentos saudáveis e informe o porquê de serem saudáveis e de se ter que consumi-los com frequência.

Tente deixar as guloseimas para comer no final de semana, até por que também faz parte.

O nosso desafio é tentar nos acalmar e ter paciência com a criança nessa fase. E um bom acompanhamento nutricional para acompanhar e montar uma dieta saudável para o desenvolvimento da criança é fundamental.

Tenha calma e paciência-alimentação infantil

Bom, mamãe, o que achou desse post?

Como você lida com esse assunto em casa com a criançada? Comente aqui embaixo e vamos trocando ideias!

Espero de coração que esse assunto tenha lhe ajudado.

♡ Você já viu esses Posts?

 5 melhores formas de lidar com a birra infantil
 14 temas de festa infantil para você se apaixonar
 6 passos para fazer um piquenique divertido
 Decoração de quarto de menino
 Decoração de quarto de menina

Se você gostou desse post, compartilhe em todas as suas redes sociais para que outras mamães possam ler e entender a importância de uma alimentação infantil saudável desde cedo. Vou ficando por aqui, um beijo!

cometario_dicas-da-japa

Se você ainda não me segue nessas redes sociais, te espero lá!

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  3 comments

  1. Tatiana   •  

    Muito bom o post, há ótimas dicas. Parabéns!!

  2. Samara   •  

    Muito bom este post . .. meu filho vai fazer um ano esse mês, se Deus quiser, tento dar comida pra ele , mas ele não come. Fica fazendo com a cabeça NÃO.

    • Bellinha   •     Autor

      Oi Samara, tudo bem?
      No começo é complicado mesmo, mas com certeza aos poucos você vai conseguir!
      Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>