A babá: 6 requisitos fundamentais na hora na escolha

A babá: 6 requisitos fundamentais na hora da escolha


Você já se pegou pensando como seria a forma mais eficiente de escolher uma boa babá para cuidar do seu filho? Uma babá que seja carinhosa, atenciosa, tranquila, que saiba impor limites e que tenha sensibilidade para notar quando a criança, por exemplo, está chateada, com fome ou com febre? Quem pode deixar os filhos com as avós já facilita muito o processo, mas não são todas as mamães que podem ter esse auxílio. E logo começa aquela busca por referências de babás competentes e de confiança para cuidar desse serzinho tão especial, não é mesmo? Pensando nesse trabalhão que é achar a babá perfeita, decidi passar esses 6 requisitos fundamentais para você escolher uma babá que realmente possa tomar conta do seu filho com muito amor e dedicação.

Requisito 1 – Escolha uma babá que consiga manter viva a sua presença para o seu filho

Quando estiver escolhendo a babá é imprescindível ela goste muito de crianças, saiba interpretar os sentimentos infantis e que tenha disposição para brincar e muita paciência.

Ela tem que ter em mente que será a sua ajudante nas horas em que você não poder ficar perto do seu filho. Essa é sem dúvida a primeira regra para que se encontre uma boa babá!

Requisito 2 – Indicações são sempre bem-vindas

Procure recomendações com outras mamães sobre as babás que já trabalharam para elas. Será assim que você poderá saber se elas têm comprometimento, se costumam chegar na hora ou se atrasam para chegar ao local de trabalho.

Mas se mesmo assim estiver complicado achar alguém por indicação, existem empresas de RH focadas em auxílios domésticos e rapidamente acharão a babá no perfil que você procura. Então, isso já é meio caminho andado e facilita muito, poupando-lhe o tempo de ficar horas e horas buscando na internet, telefonando etc.

A babá dedicação



Requisitos 3 – A entrevista com a babá

Esse requisito é de extrema importância! Antes mesmo do dia da entrevista, levante perguntas que você julgue importante para conhecer melhor a babá, como por exemplo: o motivo de ter deixado os empregos anteriores, se tem filhos, como é a relação dela com os filhos, e peça para contar como foram as experiências anteriores, como era o dia a dia etc.

Ao começar a contar, veja se ela demonstra carinho, tudo isso deve ser observado atentamente. Explique com toda a clareza possível as suas necessidades, princípios e expectativas em relação a ela e avalie as expressões dela. Ah! Não se esqueça de pedir os contatos de onde ela trabalhou para que você possa mandar um e-mail ou ligar para as mamães para bater um papo e saber mais sobre ela.

Requisito 4 – Contato entre babá e criança

Se na hora da entrevista você sentiu total sintonia com essa babá, não há mal nenhum em apresentar o seu filho para ela. Assim você já consegue observar como será o comportamento de ambos.

cuidando da bebê

Requisito 5 – Faça um período de teste, passe alguns dias com essa babá em casa

É legal que você passe alguns dias com a babá para analisar como ela se comporta no ambiente e até mesmo para você explicar melhor a rotina do seu filho, o que ele  gosta ou não, assim conseguirá observar se a babá é higiênica, se tem alguma mania, se é atenta a tudo em volta da criança etc.

Requisito 6 – Rotina diária da criança

Depois de ter certeza da sua escolha pela babá, crie um planejamento diário de sua rotina para que ela possa seguir no período em que você estiver fora de casa.

Isso será bom para o seu filho, que provavelmente não sofrerá tanto com a mudança de rotina, pois nas primeiras semanas, se forem muito grudados, ele irá sentir a sua falta, mas com o consolo da babá tudo irá se ajeitar da melhor forma e quanto menos você perceber, seu filho já estará se dando muito bem com a sua ajudante!

Dicas para que você vai amar

19 atividades para bebês gastando pouco
9 itens que facilitarão a sua vida com o seu bebê
10 coisas que preciso ensinar para meu filho
47 ideias de fotos de bebês para fotografar o seu filho
5 melhores formas de lidar com a birra infantil
Pratos divertidos para criança

E então, mamãe, o que você acha desse assunto? Eu poderia falar mais sobre babá ou creche, mas o post ficaria enorme, depois me fale nos comentários se gostou desses 6 requisitos ou se quiser acrescentar mais observações na hora de contratar uma babá pode ficar à vontade!

O intuito aqui é ajudar as mamães que precisam voltar a trabalhar e que ao mesmo tempo não querem deixar o filho na mão de qualquer um, por isso esse passo a passo é fundamental, afinal, seu filho é a sua maior prioridade, não é mesmo?

Vou ficando por aqui e até o próximo post. Um superbeijo!

cometario_dicas-da-japa

Se você ainda não me segue nessas redes sociais, sempre posto várias dicas bacanas por lá!

Dicas da japa facebook

Dicas da Japa Instagram

Dicas da Japa-Google plus

Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>