Como acabar com as cólicas de bebê

Como acabar com as cólicas de bebê


Chegou o momento mais temido para os pais, ver o sofrimento do bebê com as famosas cólicas, geralmente, elas duram de 03 a 04 meses e aparecem no finalzinho da tarde para a noite. Mas é um pouco complicado para os pais de primeira viagem identificar se é cólica ou outros fatores. Bom, pelas pesquisas que andei fazendo, o recomendado é você ir por eliminação, é assim, se sabe que ele dormiu bem, acabou de mamar e arrotou, a fraldinha está trocadinha, a opção que resta é ser a tal da cólica, e se ele chora muito na medida em que vai ficando vermelho, flexiona as perninhas, movimenta-se muito, irrita- se e as mãos permanecem fechadinhas, pode ser um sinal de que ele está com cólicas.
Nesse momento, é imprescindível que os pais passem toda tranquilidade e segurança e deixem o ambiente mais leve. Mostrar o apoio psicológico ao bebê é muito importante nessa hora.
As causas e sintomas são variados, não tem como mencionar ao certo o tanto do incômodo. Mas, o primeiro cuidado é começar pelas alimentações da mamãe, conforme já citei neste post aqui: O que as mamães devem comer na amamentação

Como acabar com as cólicas de bebê 2

Pelo menos, até os 03 primeiros meses, que é quando o sistema digestivo do bebê está imaturo (em desenvolvimento) é importante que a mamãe tenha uma alimentação equilibrada, evitando: Frituras, chocolates, café, refrigerante, sucos cítricos e alimentos condimentados. E, em alguns casos, existem crianças que têm intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca (APLV), portanto, vale a pena evitar leite de vaca e seus derivados, pois o intestino está imaturo e a ingestão dessas proteínas pode iniciar um processo de inflamação no aparelho digestivo.

Separei algumas dicas para tentar acabar com essas cólicas chatinhas

  • Tentar observar os horários que a cólica aparece para poder já se preparar e fazer massagem e até um bainho costuma ajudar.
  • Bolsas de gel aquecidas e envolvidas na toalha, ou fraldinha levemente pressionada na barriguinha do bebê são ótimas. Mas, atenção! Antes de colocar na barriguinha do bebê, teste a temperatura em sua pele e só assim coloque sobre a pele dele.
  • Massagem: Aqueça as mãos e comece a fazer um círculo no sentido horário na região da barriguinha dele, que é para acompanhar o funcionamento do trânsito intestinal, o processo de bicicletinha, que é a flexão dos joelhos do bebê sobre a barriga do pequeno, fazendo com que ele solte os gases acumulados.
  • A gente não se dá conta, mas o bebê quando nasce está acostumado com o ambiente em que vivia, ou seja, dentro da barriga da mãe. Por isso, o banho dentro do balde com água morninha, o lembra de quando morava lá e isso o tranquiliza. Muitas mamães dizem que é infalível, é mais ou menos assim como mostro na foto abaixo, praticamente, só a cabecinha fica fora d’água. Peça orientação ao seu pediatra para o passo-a-passo do banho de balde, ele irá lhe dar o suporte necessário. Enquanto isso, veja o vídeo do bainho de balde : D

E ai, papais, estão mais calmos? Rs Eu fiquei muito aliviada ao saber desses simples processos que podem melhorar e acalmar os pequenos. Tentem conversar com seu pediatra e veja o que ele acha, se ele recomenda outros processos… Tudo que vocês puderem fazer para simular o ventre da mamãe é bom para a criança aos poucos ir se acostumando com a nova realidade que está vivendo, ela vai se acostumando com o passar dos dias.

Essas cólicas são provisórias, após 03 meses, costumam ir embora, portanto, não precisam se desesperar, tá bom? A maior dica é oferecer, como disse anteriormente, muito carinho, amor e segurança ao bebê. Ele precisa muito do apoio dos pais nesse momento.

Neste post, eu toquei no assunto da APLV, que muitas mamães têm tido dúvidas. Em outra oportunidade, vou fazer um post para que você possa entender melhor como funciona, e seus devidos cuidados, tá bem?



Ah! Não se esqueçam de me escrever para dizer se as dicas funcionaram e se o bebê está mais calminho, certo? Bjinhos e tenham um excelente dia! : )

♥ Outros posts que você pode gostar de ler ♥

Sono dos bebês e suas rotinas
O recém-nascido chegou, e agora?
41 ideias de fotos de bebê com animais de estimação
20 ideias de fotos de gestantes

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:
Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>