3 dicas valiosas de como educar os filhos

3 dicas valiosas de como educar os filhos


Seu sonho é ter um filho bem resolvido, inteligente, responsável, entre outras qualidades? Então te incentivo a continuar lendo esse post que lhe darei várias dicas bacanas. Sei que esse assunto é delicado, muitos pais acham que devem educar os filhos da forma deles, OK, concordo, mas antes, eu te pergunto, você sabe o que é realmente passar valores aos seus filhos? Recebi um pedido da mamãe Vanessa que me disse que se preocupa com a educação de sua filha e quer mostrar os caminhos certos e quer entender melhor o que privar, o que não privar para que possa oferecer uma educação de qualidade sem passar dos limites. Adorei essa sugestão, quem me acompanha aqui no blog há mais tempo sabe que amo falar sobre educação infantil, acho um assunto de extrema importância para todos os pais, afinal, amamos nossos filhos e não queremos vê-los sofrendo nesse mundão, não é mesmo? Então vamos ver algumas dicas que separei para vocês?

1- Quais são os principais valores que devo passar para o meu filho?

Creio que amor-próprio, autocontrole, convivência, honestidade, maturidade e bondade não é fácil de se aprender e isso pode ajudar seu filho a se tornar um adulto mais responsável e maduro.

Amor-próprio-você pode incentivar quando seu filho fizer uma crítica, algo errado, condene só o comportamento, e não ele.

Autocontrole-você pode estabelecer uma rotina que ajude a conciliar o lazer e a lição de casa, por exemplo.

Convivência é aceitar valores, crenças e pessoas de estilos e crenças diversas.

Honestidade é ser sempre verdadeiro e é importante frisar que a mentira não é legal, incentivar a sempre contar a verdade.



Maturidade é um pouco de disciplina + responsabilidade caminhando juntas, então uma boa forma de incentivar é pedir para que seu filho ajude-a em algumas tarefas de casa e ensine a diferença entre querer e precisar.

Bondade- ensinar o seu filho ter um coração bom para fazer o bem às pessoas é precioso demais.

valores-que-devo-passar

 2- Os pais precisam se impor

Muitos pais andam evitando ser autoritários por achar que vai traumatizar a criança e esse comportamento pode acabar dificultando a construção da autoridade de forma saudável. Dizer algo e não cumprir, perde total credibilidade com a criança, por exemplo, se você falar, assim: – Se você não vier aqui agora não vai ganhar sobremesa, e mesmo que a criança não venha, oferecer a sobremesa, é ruim para você, e aos poucos vai perder autoridade e na cabeça dessa criança ela entende que se consegue tudo que quer.

Isso é péssimo, pois a criança não amadurece e pode se tornar insegura, cheia de vontades, impacientes, entre outras características. Essa situação é parecida com a que já falei nesse post sobre birras: 5 melhores formas de lidar com a birra infantil.

Não existe uma forma milagrosa de como educar os filhos, mas é preciso que os pais sejam firmes. Se disse sim é sim e não é sempre não e pronto. Eu sei que é difícil, que é dolorido e parece estar sendo rígido demais com seus pimpolhos, mas acredite, é tudo para o bem deles, pois vão crescer e terão que lidar com vários tipos de situação, pessoas, e aí sim vão aprender o que não aprendeu em casa, na rua, e pode ser que não seja da melhor forma.

E como nós não queremos que eles sofram, melhor que seja com a gente,e não na rua, não é mesmo?

como-educar-os-filhos

3- Que exemplo você dá aos seus filhos?

Você sabia que seu filho não faz o que você diz, e sim faz o que vê você fazendo? Ser exemplo para os filhos é a melhor educação que se pode oferecer a eles.Gritar,bater são comportamentos que os filhos poderão carregar com eles pelo resto da vida. Soa estranho falarmos que não se pode gritar com o amiguinho se em casa nós gritamos com eles, não é mesmo?

Com a correria do dia a dia não paramos para pensar que tipo de pais estamos sendo, se de alguma forma estamos cometendo erros e se devemos nos policiar para melhorar. às vezes pode demorar para cair a ficha de que em determinados momentos não se está passando um bom exemplo. Mas isso é normal, só de você já ter lido e despertado esse lado já vai te fazer refletir no seu dia a dia e aos poucos irá melhorando cada detalhe.

Mas, agora que você leu todas essas dicas, gostaria de saber a sua opinião: O que achou das dicas, foram úteis? Se de alguma forma esse post te ajudou, por favor, compartilhe em suas redes sociais e deixe-me um comentário dizendo o que poderá melhorar ainda mais na educação dos nossos filhos para irmos trocando ideias, combinado?

Vou ficando por aqui e obrigada por ter investido o seu preciso tempo e lido o post até o final,

Um beijão!

Você já deu uma olhada nesses assuntos?  

41 ideias de fotos de bebê com animais de estimação
8 dicas que todas as mães precisam saber
3 melhores destinos para viajar com bebê – Nacional
Descubra se seu filho está com problemas de visão
Segundo filho – 6 dicas para evitar o ciúme entre irmãos

 Viagem com crianças: 4 destinos para várias faixas etárias

➨ 47 atividades educativas para se divertir com as crianças

cometario_dicas-da-japa1

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  2 comments

  1. Andréa   •  

    Adorei…. deu para refletir bastante, para assim, fazer o correto.

    • Bellinha   •     Autor

      Oi, Andréa!
      Fico muito feliz em saber que o post foi útil para você.

      Um beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>