Como fazer a higiene bucal do bebê

Como fazer a higiene bucal do bebê


Nós sabemos que os dentinhos do bebê só nascem a partir dos 5-6 meses, mas se enganam os pais que acham que só devem cuidar da higiene bucal do bebê a parir do aparecimento dos dentes. Mesmo ainda não tendo dentinhos, é muito importante tomar alguns cuidados básicos para manter a boquinha do bebê saudável. Segundos os odontopediatras (dentistas para crianças), essa higiene bucal deve ser realizada desde cedo, pois esse procedimento pode evitar as indesejáveis cáries. Vamos saber melhor como podemos evitar esses problemas?

Por que fazer a higiene no recém-nascido, se ele nem tem dentes?

A maioria dos problemas que o adulto ou o adolescente tem na boca, tem a ver com a forma que a higiene bucal foi cuidada até os 3 aninhos de idade. Mesmo que esse recém-nascido não tenha dentes, após as mamadas, ainda restam resíduos que é bom removermos a fim de prevenir doenças futuras.

Como faço essa higienização? É fácil?

A higiene bucal no bebê é super simples de ser realizada, nada complicado. Veja só!
Você vai precisar de:
Gase ou fraldinha de pano
Água ou soro fisiológico

Basta enrolar no dedo indicador uma gaze ou fralda de pano e umedecer em água (ou soro fisiológico), e passar em toda gengiva, céu da boca, bochechas e língua do bebê, após as mamadas, ou se for complicado fazer após as mamadas, o ideal é que seja feita pelo menos 2x ao dia após as principais mamadas.

Higiene bucal do bebê

No começo, ele vai reclamar, por não estar acostumado com esse processo, mas criando uma rotina, ele se acostumará rapidamente, pois de certa forma, estaremos massageando a gengiva e os bebês amam massagens. (Uma diquinha que você pode fazer para economizar esse processo é pegar uma fraldinha e cortá-la no tamanho que dê para enrolar no dedo e guardá-las, assim evita ter que ficar toda hora gastando dinheiro com gase). Ressalto que é fundamental procurar orientação de especialista, ok!?



Cárie de Mamadeira- higiene bucal do bebê

Nos primeiro anos de vida do bebê, é comum que apareça a doença chamada de “cárie de mamadeira” para todos os bebês que ingerem líquidos adocicados como o liquido natural do leite materno e outros leites, embora carregue este nome “mamadeira” nada tem a ver com a tradicional mamadeira rs rs, mas está ligada até a amamentação natural, entretanto, depois das mamadas, sobram o resíduo do leite que fica na boquinha do bebê e provoca esse tipo de cárie. Por isso a importância da higiene bucal nos pequeninos.

E quando surgirem os dentinhos, como proceder?

Após o aparecimento dos primeiros dentinhos, a utilização de uma dedeira para bebês poderá ser passada nos dentinhos, gengivas e linguinha. Após o nascimento dos dentinhos molares, a escova dental infantil já pode ser substituída com o creme dental, conforme orientação médica.

higiene-bucal-molares

Por que criar o hábito de ir ao dentista desde pequeno?

Só os dentistas poderão orientar e ensinar as mamães que têm dúvidas sobre a higiene bucal dos pequenos.
Além disso, você estará acostumando essa criança a ter cuidados com sua higiene bucal do bebê é despertar o interesse de cuidar sozinha dos próprios dentinhos. E acabar de uma vez por todas com aquele medo de ir ao dentista.

Higiene bucal crianca

Por isso, o quanto antes os pais levarem seus filhos ao dentista, melhor para evitar futuros desconfortos.

Gostaram das dicas, meninas? Eu confesso que amei ter estudado esse assunto, eu não tinha ideia da importância que é cuidar da higiene bucal do bebê desde pequenininho assim… Tente procurar um profissional que dê aquela atenção especial ao seu filho e que lhe passe confiança.

Sei que é complicado achar um bom profissional com várias características positivas, mas o melhor é tentar ir por indicações, ou várias tentativas e de lá selecionar a que mais se encaixou com você, conforme já expliquei neste post aqui: Por que o Pré-Natal é importante?

Você também pode querer ler>>>

Ideias de como tirar fotos de bebê
Jogos de bebê – Aplicativos
Como acabar com as cólicas de bebê
Brinquedos e jogos educativos
Alimentação saudável para o seu bebê

Para ficar por dentro das novidades do blog, e não perder nenhum post, coloque seu e-mail aqui:

cometario_dicas-da-japa

Então, é isso menina, fico por aqui! Se vocês ainda não seguem o blog nestas redes sociais, espero-lhes lá, bjinhos:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>