Como lavar as roupas do bebê recém-nascido

Como lavar as roupas do bebê recém-nascido


Qual mamãe não quer ver as roupas do bebê limpinhas para o nascimento na maternidade e nos primeiros dias em casa? Que pergunta, né?! Rs Não existe nada mais gostoso do que recepcionar o novo membro da família com muita higiene e conforto, não é mesmo?
Vejo que muitas mamães ficam confusas na hora de fazer a primeira lavagem das roupinhas do bebê. Dizem que o cuidado tem que ser redobrado para as roupinhas do recém-nascido, por ele ter uma pele muito sensível. Na hora de comprar o enxoval do bebê se atente ao tecido.
Dê preferência às roupinhas de algodão que dão menos alergias e são mais fáceis de limpar.
Lave as roupas antes mesmo de ter o bebê. Lá pelo 8º mês é ideal para a higienização do enxoval.
Para quem ainda não montou o enxoval, leia as dicas que dei , veja aqui:

Lista de enxoval de bebê – parte 1

Lista de enxoval de bebê – Banho e Higiene – parte 2

Lista de enxoval de bebê – Alimentação – parte 3

Lista de enxoval de bebê – Quarto – Parte 4

Lista de enxoval de bebê – Itens para passeio – Parte 5



O recém-nascido chegou, e agora

6 itens de enxoval que as mamães não usaram

Podemos lavar roupas do bebê de 2 formas 

À mão, ou na máquina de lavar.

À mão:

Eu aconselho que lave à mão, pelo menos, aquelas roupas que você julgue delicadas, algumas de lã. O melhor mesmo é observar o que diz nas etiquetinhas. Só assim você saberá se será legal lavar à mão ou na máquina mesmo.

Máquina de lavar:

Se vocês optarem pela máquina, em primeiro lugar, é higienizar essa máquina antes de colocar as roupinhas do bebê.
Eu juro para vocês de coração que nunca tinha pensado nessa ideia, rs achava que a própria máquina fazia sozinha. Rs rs Que ideia essa minha, né rs mas para tirar essa dúvida, andei lendo o manual de instrução de algumas máquinas, e não é que realmente precisamos limpá-las?! Preciso urgente avisar a minha mãe. Rsrs Essa limpeza é aconselhável fazer a cada 2 meses, mas você pode fazer de mês em mês se preferir.
Mas fiquem tranquilas. Vou passar o passo a passo.

Passo 1:

Limpar o filtro dos fiapos. Em seguida, no local onde colocamos o amaciante(aquele recipiente), você coloca 500ml de água fervida. E pede para centrifugar. A água quente é para soltar a gordura do amaciante lá dentro.
Água quente para limpar a máquina -roupas do bebê

aprenda a lavar a máquina

Passo 2:

Agora vamos aprender a higienização por dentro.
Encha a máquina no limite máximo de água e coloque 500ml de água sanitária e depois peça para a máquina fazer a lavagem completa, como se estivesse lavando uma roupa mesmo.
Depois desses processos, a máquina está prontinha para você começar a lavar as roupas do seu bebê.

Passo 3:

Nas roupinhas de recém-nascido, não é muito indicado o usado de amaciante por ter química e vir a dar alergia ao bebê. Portanto, só o sabão neutro está ótimo. Se for lavá-las à mão, separe uma bacia e dissolva esse sabão em água e mergulhe as peças, depois as deixe de molho por alguns minutos. Já na máquina de lavar, você pode utilizar o modo delicado, ou lavagem rápida.

Passo 4:

Enxague bem as roupinhas e deixe-as secando ao ar livre, de preferência ao sol.

Roupa de bebê para secar

Passo 5:

Se preferir, pode retirar todas as etiquetas das roupinhas. É uma boa opção para evitar risco de machucar a pele do bebê.

Passo 6:

Finalize passando todas as peças. De preferência, em temperatura alta e do lado avesso.
Lembrando que quem optar pela lavagem à mão, como dá um pouco mais de trabalho, e você estará com aquele barrigão e consequentemente mais indisposta, uma ajuda de alguém da família ou até mesmo uma amiga próxima é super bem-vinda. Geralmente, as vovós querem ajudar com tudo. Rs rs

Passar bem as roupinhas do nenem

E ai minhas queridonas, gostaram das dicas? Eu achei bacana trazer esse passo a passo para ajudar  vocês a cuidarem da melhor forma das coisinhas do bebê. São alguns cuidados básicos que nos dão mais segurança na hora de trocar o bebezinho, não é verdade?

Quem tiver mais dicas de higiene tanto para o bebê quanto para as mamães, é só me mandar um e-mail para bellinha@dicasdajapa.com.br ou comentar logo abaixo no espaço de “comentários”.

Muitíssimo obrigada por ter lido até aqui, tá bom?

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>