Conjuntivite em crianças: 3 cuidados importantíssimos

Conjuntivite em crianças: 3 cuidados importantíssimos


Fazer com que as crianças mantenham as mãos limpas, após brincar na rua, antes de comer, voltar da escola, é um desafio e tanto. Eu posso imaginar a cena! Os pimpolhinhos estão mais preocupados em brincar, tocar em tudo que veem e amam coçar seus lindos olhinhos, ou tocar com prazer em alguns alimentos e levá-los até boca, não é verdade? As crianças ainda não conseguem entender a importância de lavarmos as mãos e que não é legal coçar os olhos etc. Mas, será que existe alguma forma de prevenirmos a conjuntivite em crianças? Hoje eu vou te passar 3 cuidados para evitarmos essa chatice nos olhos dos nossos pequenos. Vamos começar?

Outros artigos que você vai  adorar conhecer ♥ 
 Descubra se seu filho está com problemas de visão
 Assimetria craniana: tratamento para cabeça torta do bebê
 10 coisas que preciso ensinar para meu filho
 Natação infantil – Quando devo colocar meu filho

O que é conjuntivite, resumidamente?

É uma inflamação na parte da conjuntiva, uma fina membrana que cobre a parte branca dos nossos olhos. Há 2 tipos de conjuntivite: a alérgica e infecciosa.

A alérgica, por exemplo, é aquela que, às vezes, a gente sente com algum produto de beleza, fumaça, poeira, ácaro, pólen etc.

E a infecciosa pode ser causada por bactérias ou vírus. É aquela que incomoda, coça muito, os olhos ficam vermelhos e incham.

As crianças são mais sensíveis na conjuntivite viral por conta de não terem o cuidado de lavar as mãos, tocarem em tudo que veem pela frente e coçarem os olhos.

1 – Ensine seu filho, desde pequeno, a lavar as mãos – conjuntivite em crianças

A principal forma de contágio da conjuntivite em crianças ocorre pelas mãos, então, não tem jeito, nós sabemos que a criança não gosta de lavar as mãos, mas desde pequeno precisamos incentivar esse hábito para evitarmos o contágio.



Conjuntivite-em-criancas

2 – Nada de creche ou escolinha se estiver com conjuntivite

Como é contagiosa, se mandar seu filho para a escolinha, ele vai acabar contaminando os amiguinhos e você não quer isso, certo?

É um pouco chato, mas se tiver suspeita, o melhor é ficar em casa e, por via das dúvidas, se percebeu que os olhinhos estão vermelhos e querendo inchar, lacrimejando, começando a coçar, vale já marcar uma consulta no oftalmologista.

Ah, já ia me esquecendo, por precaução, separe roupas, lençóis, fronhas e toalhas, para que não se misturem com as de outro membro da família e com isso passe a conjuntivite.

3 – O cuidado tem que ser redobrado no verão

Esse foi um dos principais motivos por que quis trazer esse post. É bem nessa estação do ano, quando estamos mais expostos ao ar livre, em contato com outras pessoas, em praias e piscinas, que o suor e o tempo seco favorecem o aparecimento da conjuntivite. Portanto, atenção redobrada com verão, OK, mamães?

E tenham bastante calma caso a criança pegue conjuntivite. Ela vai ficar mais dengosa, mais chateada por ter que ficar de molho em casa, mas aproveite para assistir a desenhos e filminhos infantis.

O importante é levar esses dias de forma tranquila e lúdica para que a criança não se sinta desconfortável entre a família.

O que acharam desses cuidados? Seu filho alguma vez já pegou conjuntivite? Se sim, você conseguiu identificar rápido ou demorou?

Conte para mim nos comentários, vou adorar saber como foi, quanto tempo durou, se você também acabou pegando etc.

O que importa é que depois de você ler esse post já sabe exatamente o que fazer caso seu filho comece a apresentar alguns sintomas.

Se você gostou do post e lembrou de outra mamãe que vai gostar desse assunto, compartilhe com ela e, juntas, vamos conscientizar mais mamães para que elas saibam sobre como poderá evitar a conjuntivite.

Vou ficando por aqui. Até o próximo post.

Um superbeijo e até o próximo post!

cometario_dicas-da-japa

Se você ainda não me segue nessas redes sociais, te espero lá!

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>