4 dicas para evitar o desperdício de alimentos

4 dicas para evitar o desperdício de alimentos


Você sabia que no Brasil, jogamos mais de toneladas de alimentos fora? Isso daria para alimentar milhões de pessoas. É de partir o coração, não é mesmo? Mas essa é a realidade do nosso país. Estou aqui para dar algumas dicas que já coloco em prática a um tempinho e está dando supercerto no meu dia a dia e quase não tenho desperdício de alimentos. Tenho algumas ideias que utilizo que acho que serão bem -vindas para você. Acredito que seguindo esse passo a passo você reduzirá muito o desperdício e o cardápio semana ficará muito mais organizado e isso facilitará o seu dia a dia. Quer conferir essas 4 dicas? Então é só continuar esse post, e se gostar, peço que compartilhe com as amigas que você acha que vai gostar dessas dicas, combinado? Então vamos lá.

Dica #1 – Liste apenas o que realmente está precisando em casa

Essa primeira dica, além de evitar comprar besteiras, vai economizar no seu bolso também. Funciona assim, um dia antes de faze as comprar confira tudo que você está precisando.

Você pode anotar tudo no papel ou no bloco de notas do celular. Eu faço assim: listo alimentos, proteínas(carne, frango, peixe),produtos de higiene, produtos de limpeza, etc, e começo a listar cada item por categoria.

Acho que assim fica mais fácil de procurar nas seções do mercado. O objetivo dessa lista é fazer com que você não caia na tentação e compre mais do que escreveu no bloquinho. Siga a risca apenas o que você anotou lá e ponto final.

No mercado tem muitas coisas que se a gente não for determinada, vamos acabar levando coisas que no fundo nem estamos precisando, só por achar que está barato entre outros. Foco no seu bloquinho de anotações.

Liste apenas o que realmente está precisando em casa



Leia também esses temas de festa: 

 10 alimentos que não são saudáveis

► Receita de panqueca sem farinha – com ovo e banana

► 6 passos para fazer um piquenique divertido

► Alimentação infantil: As 5 melhores dicas que você precisa saber

► Receitas para crianças: 3 comidinhas para fazer com a mamãe

► Intolerância à lactose – 10 receitas para crianças

Dica # 2 – Organizando as compras evitando desperdício de alimentos

Assim que chego do mercado, eu já começo a guardar tudo que comprei e começo a organizar as proteínas em porções para facilitar o meu dia a dia. Vou explicar como acho mais fácil e consequentemente reduz o desperdício.

Por exemplo: Se sei que vou consumir 4 bifes, 2 no almoço e 2 na janta, eu separo esses 4 bifes e congelo com uma etiqueta anotando o dia que estou congelando e o nome da carne e a quantidade.

Assim, um dia antes que sei que vou precisar utilizar aqueles bifes, já tiro do congelador ou freezer e desço para geladeira até  hora que for cozinhar. Faço esse processo com frango e peixe também e me adianta demais na hora da preparação.

Dica # 3 – Verduras, legumes e frutas, deixe para comprar na semana

Isso mesmo, deixa para comprar esse grupo de alimentos na segunda, ou no domingo para que dê tempo de higienizar e durar para a semana. Como esses alimentos estragam fácil, uma semana é um bom tempo para consumi-los sem estragar.

Organizando as compras evitando desperdício de alimentos

Dica # 4 – Cardápio semanal

Para facilitar, todo mês eu monto um cardápio mensal para me ajudar a saber o que vou precisar na semana, proteínas, legumes, verduras, frutas etc. Nessas horas o cardápio semanal é importantíssimo. Ele montadinho por semana ou por mês vai te ajudar muito na hora da feira, e assim evitando ainda mais o desperdício de alimentos.

Cardápio semanal

Meninas, essas foram as minhas dicas para evitar o desperdício de alimentos. Não sei vocês mas eu odeio desperdício. Sempre tento aproveitar ao máximo tudo que tenho.

Se vocês quiserem, posso passar em um outro post como eu faço o meu planejamento semanal e mensal. Se vocês quiserem é só me escrever aqui nos comentários que eu escrevo para vocês, ok?

Vou ficando por aqui e se você quiser me ajudar, peço que compartilhe esse post nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer o blog. Isso me ajuda demais.

Quanto mais pessoas visitando blog eu me motivo mais e mais para trazer novos conteúdos para todas vocês.

Um beijo e até o próximo post. Beijo!

cometario_dicas-da-japa

Se você ainda não me segue nessas redes sociais, te espero lá!

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

 

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  2 comments

  1. Andréa Augusta   •  

    Belinha, gosto muito dos seus posta! Gostaria de ver decorações diferentes da patrulha canina. BJ, Andréa

    • Bellinha   •     Autor

      Oi, Andréa!
      Pode deixar, assim que der eu vejo esse tema, tá bom?
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>