Dicas das primeiras papinhas de bebê

Dicas das primeiras papinhas de bebê


As primeiras papinhas são um momento que muitas mamães esperam ansiosamente rs, como já comentamos neste post: Alimentação saudável para o seu bebê. Até os 06 meses, o leite materno deve ser exclusivo, após esse período, já surge a necessidade de introduzir outros alimentos nutritivos para o seu desenvolvimento. Pensando nesse processo, decidi trazer para as minhas queridas leitoras que acompanham o blog, dicas das primeiras papinhas para o bebezinho. Com muitas pesquisas, descobri várias informações importantes para essa fase dos pequenos e fico muito feliz em poder compartilhar com vocês. : ) Nesse processo, as frutas e legumes são super bem-vindos, pois a alimentação inadequada durante o desenvolvimento do bebê pode acarretar problemas em longo prazo. O bebê de 06 meses, por não ter a dentição tão amadurecida, a preferência deve ser pelos alimentos mais líquidos e aos poucos ir inovando, conforme a aceitação da criança .
A principal dica que encontrei pesquisando, é que a 1ª papinha pode começar com suquinhos pela manhã. E depois de alguns dias, a papinha de frutas, como: mamão, pera, banana, separadamente, por mais ou menos 03 a 04 dias. Descobri uma dica bem bacana para a introdução alimentar do bebê. Vocês sabem por que é bom dar o mesmo alimento por 03 a 04 dias? Isso serve para descobrir se o seu bebê tem alergia a esses alimentos, ou, até mesmo, para identificar quais alimentos soltam o intestino e quais o prendem, além de descobrir quais alimentos o bebê gosta mais. : ) Adorei saber dessa dica, pois eu não fazia ideia disso e vim logo compartilhar com vocês.

Dicas das primeiras papinhas de bebê 2
Após 02 semanas, que é quando o bebê já está se acostumando com o paladar das frutinhas, tentem acrescentar os alimentos salgados, essa papinha tem que vir acompanhada destes alimentos, entre outros:
► Carne, frango e peixe;
► Batata, arroz e massa;
► Legumes;
► Verduras.
E cada vez que forem preparar a papinha, o ideal é ter esses 04 alimentos. Nas primeiras vezes, o aconselhável é amassar o alimento com o garfinho, portanto, tentem começar pelos alimentos mais fáceis de amassar.
Diquinha que achei válida é a seguinte: quanto mais o pratinho for colorido, melhor. Sabem aqueles que têm divisões? Então, esses são perfeitos, tipo este da foto abaixo. O bebê se sentirá atraído pelas cores e aceitará melhor os alimentos, sendo algo divertido.

Mamães, as papinhas caseiras são a melhor opção para o bebê. Sempre escolham os alimentos de boa qualidade, frescos e que estejam bem adequados ao consumo. Tentem evitar as papinhas industriais, a não ser que não tenham alternativa para o preparo caseiro. E se, por acaso, precisarem oferecer a papinha industrial, provem antes de oferecer ao bebê.

Dicas das primeiras papinhas de bebê 3

Outro segredinho que eu não fazia ideia e que descobri foi que a panela ideal para fazer as papinhas são as de ferro, que quando cozinhadas nela e se misturadas com os alimentos, enriquece o alimento com esse próprio ferro, prevenindo a anemia. Muitas pessoas cozinham naquela panela de alumínio, passando o metal que ela solta para os alimentos, e isso não é muito favorável à nossa saúde, portanto, aposte nas panelas de ferro, ok?

A orientação do seu pediatra é muito importante nesse momento, ele que vai poder lhes orientar melhor por estar acompanhando desde o nascimento os pequenos, e cada pediatra tem sua orientação sobre a introdução dos alimentos complementares, e cada mamãe deve junto a ele, montar o cardápio ideal para o baby. : )



As dicas iniciais para a introdução alimentar do bebê são basicamente essas, estou pensando em outra postagem, dando dicas de papinhas, o que vocês acham?
Respondam-me nos comentários para podermos começar a comportar vários nutrientes e deixar os bebês muito saudáveis.
Espero, de coração, que tenham gostado das dicas de papinhas de hoje. Vou ficando por aqui. Bjos.

♥ posts que você vai amar ler ♥

Como congelar papinhas de bebê
Pratos divertidos para criança
Como entender a tabela nutricional dos rótulos dos alimentos
10 alimentos que não são saudáveis

cometario_dicas-da-japa

Fique por dentro das novidades!

 

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>