3 passos para introdução da educação financeira para crianças

3 passos para introdução da educação financeira para crianças


Se você acha que educação financeira para crianças é uma besteira, está muito enganada. É dever dos pais preparar a criança desde pequena para que cresça e saiba poupar e valorizar as suas conquistas financeiras.  É uma maneira de mostrar como lidar com o dinheiro e isso irá prepará-la para a vida adulta no futuro. As crianças são muito inteligentes, não é de uma hora para outra que entendem por completo, precisam de muita calma e paciência. Se ensinado de forma clara e lúdica e ir adaptando no dia a dia, elas vão aprender naturalmente.

Esse post é dedicado a uma leitora aqui do blog que pediu para eu falar sobre educação financeira para crianças, espero que você goste.

1º passo – O que é dinheiro e como o conseguimos

É claro que para começar a falar sobre finanças, precisamos apresentar o dinheiro, explicar como o conquistamos. Você pode explicar de forma bem simples, nada muito detalhado, para não confundir a cabecinha da criança. O importante é que ela entenda que o dinheiro não vem de vocês, pais, mas do trabalho. Que recebemos o dinheiro em troca de alguma atividade. Você pode mostrar as cédulas, as moedas, para que ela vá se familiarizando aos poucos.

O que é dinheiro e como o conseguimos- educacão financeira infantil

2º passo – Como ensinar seu filho a guardar dinheiro – educação financeira para crianças

Agora que você já explicou o que é dinheiro, a melhor forma de começar a mostrar, de fato, é quando vocês saírem para passear, ou para fazer compras, você explicar que, por exemplo: para comprar frutas, precisa pagar com dinheiro, que nada é de graça. Sempre temos uma troca. Entendido isso, o próximo passo é a explicação de como ela poderá poupar dinheiro. Sabe aquele tradicional cofrinho? Tenho certeza que você já teve um, certo?

Compre um e determine junto com seu filho um objetivo, o bacana é começar por um que não demore muito, por exemplo, seu filho disse que quer muito um livro de colorir, então você vai explicar que para ele alcançar esse objetivo de comprar esse livrinho de colorir, ele precisará se comprometer e sempre depositar uma certa quantia no cofrinho, e ir até o fim, nada de quebrar o porquinho fora do tempo, nesse momento, o foco é alcançar esse objetivo, que seja uma ou duas semanas, para que essa criança entenda que para conquistar algo que quer é necessário esforço e persistência, não é rápido e simples, precisa ter calma e paciência e seguir ao encontro desse objetivo, que no nosso exemplo é o livrinho de colorir.

Dessa forma seu filho vai começar a entender e dar valor a cada centavo que for depositado dentro desse cofrinho. Conforme você sentir que está dando certo, pode aumentar o intervalo de tempo, de 1, 2 semanas para 1 mês, 6 meses, quem sabe?



Isso é muito bacana por que despertará aquele sentimento de conquista do tipo: - ”Nossa, que legal, eu consegui atingir o meu objetivo.” E é isso que queremos: formar um adulto competente, que saiba poupar, e evitar formar adultos compulsivos por compras.

educação financeira para crianças

3º passo – Como ensinar seu filho a usar o dinheiro

 Continuando o tópico acima, que é poupar, também precisamos ensinar como ele pode gastar de forma consciente o dinheiro. Ainda mais nos dias de hoje, que somos bombardeados pelo consumismo excessivo diariamente, não é mesmo? Então o ideal é sempre fazer aquelas duas perguntinhas básicas: Será mesmo que eu preciso, ou apenas quero? Ensine o seu filho a comprar somente aquilo que realmente precisa. Sempre que pintar aquela dúvida, deixe para comprar outro dia. Passe para o seu filho a importância de valorizar cada centavo. Esse é o caminho.

Gostaram dos três passos? Esses passos são bem iniciais, você poderá melhorar conforme o passar do tempo, mas a base é essa. Se desde pequeno já incentivamos esse tipo de pensamento, as crianças terão facilidade em lidar com dinheiro de forma mais equilibrada e consciente.

Você já conhecia esses passos? Já ensina educação financeira para o seu filho?

Se sim, conte-me como foi… Você aplicou alguns desses passos? Quero saber, OK?

Se você gostou desse tema, conte-me nos comentários para que eu possa escrever mais passos para um próximo post, certo?
Um superbeijo da Japa!

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  2 comments

  1. Pamela   •  

    Muito importante ensinar as crianças sobre financeiro. Assim elas aprende desde cedo a conquistarem seus ideais com sabedoria. Amei o post.

    • Bellinha   •     Autor

      Olá, Pam! Sim, é muito importante que a criança desde pequenina já entenda um pouco sobre este assunto.
      Um beijinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>