Guia de gestação semana a semana – 15 e 16 semana

Guia de gestação semana a semana – 15 e 16 semana


Voltei com mais um guia gestação semana a semana das 15ª e 16ª semana. Essas 2 semanas, segundo as mamães, quase não se observam altas mudanças, mas muitas dizem que os enjoos diminuem bastante! Isso já é muito bom, não é mesmo? Mas vamos lá, que preparei várias dicas bacanas para essas semanas. Para quem ainda não leu os posts anteriores, vou deixar todos aqui para você não perder nenhum. Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semanasGuia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semanasGuia de gestação semana a semana – 7ª a 8ª semanasGuia de gestação semana a semana – 9ª a 10ª semanasGuia de gestação semana a semana – 11ª a 12ª semana e Gestação semana a semana – 13ª a 14ª semana.

Desenvolvimento do bebê 

O bebê continua se transformando delicadamente. Já é possível que ele coloque o dedo na boca e seus bracinhos e perninhas estão se alongando. Está mais ou menos medindo 10 cm. :D
O rostinho já está definidinho e o bebê tem unhas nos dedinhos, e o coração bate bem rápido. A placenta continua oferecendo o seu serviço de oxigênio, nutrientes e a eliminação de resíduos. À medida que o corpo cresce, o sistema nervoso amadurece, conectando o cérebro aos demais órgãos. Começa também aparecer as sobrancelhas e a boca. O bebê, além de se movimentar, já consegue chutar, mas é capaz de você não sentir, calma, que é super normal, a mamãe sente pouco porque o liquido amniótico está amortecendo todos esses movimentos.
O mais bacana dessas semanas é que o bebê começa a produzir pequenos pelos no corpo, chamados (lanugem). É mais para proteger mesmo, e quando ele nasce, esses pelos caem.

Guia-de-gestação-semana-a-semana-–-15-e-16-semanas-bebe

Sintomas da mamãe - gestação semana a semana

É a partir dessa semana que o corpo da mamãe começa a se modificar e a tão esperada barriguinha começa a aparecer. Pode ser que já dê para descobrir o sexo do bebê. Mas se você quiser ter total certeza, espere mais um pouquinho, lá pras próximas semanas. Nessas semanas, pode ser que seu cabelo fique lindo ou que comece a cair alucinadamente, mas não se assuste, isso é normal. Outra coisa que pode acontecer é o sangramento da gengiva quando estiver escovando os dentes ou passando fio dental. A insônia pode aparecer, portanto, tente relaxar o máximo possível. Como o útero está crescendo, pode ser que sinta um puxãozinho de leve e achar que é o bebê mexendo. Tenha paciência, falta muito pouco para sentir os chutes do bebê. O seu paladar o olfato podem não estar muito aguçados. Além disso tudo, você pode se sentir esquecida, sobre isso já comentei na semana anterior, mas ainda pode continuar. Outra coisa engraçada é a mudança na respiração, e se sentir cansada demais e ofegante na fala. A dor nas costas pode continuar, procure não fazer muitos movimentos bruscos. Sempre no seu ritmo.

Guia-de-gestação-semana-a-semana-–-15-e-16-semanas-mamae

Aproveite esse momento da melhor forma possível

Comece a pensar nos nomes do bebê, afinal, você está muito próxima para descobrir o sexo e já é bacana pesquisar os mais lindos nomes e seus significados para facilitar na escolha. Eu tenho vários nomes com significados, se quiser dar uma olhadinha, são estes aqui: 20 ideias de nomes de bebês para meninas e meninos (parte 1).
Procure sempre fazer o exercício de respiração para controlar e treiná-la para o parto.



Alguns cuidados e dicas para essas semanas

► Se tem o hábito de dirigir, preste bastante atenção para não se distrair e se sentir que está com sono, esqueça a direção. Veja este post no qual falo sobre cuidados que a gestante deve ter na gestação: 5 dicas para dirigir com segurança na gravidez.
► Comece a escutar músicas agradáveis!! E interaja com o bebê, apresente essas músicas a ele.
Ele já está mais receptivo aos estímulos externos.
► Pode ser que seu apetite aumente, então volto a falar, mantenha uma alimentação o mais saudável possível.

Bom, minhas queridas, por hoje são essas as emoções da semana a semana do nosso guia de gestação. Se este guia estiver ajudando vocês, deixem seus comentários aqui no post, e vamos trocar ideias, tá bom?! Vou amar responder. Mil beijinhos.

Veja também:

20 ideias de nomes de bebês para meninas e meninos (parte 1)
Os gastos durante a gravidez
Por que o Pré-natal é importante?
Saiba o que levar para a maternidade: mala do bebê
Lista de enxoval de bebê – Banho e Higiene – parte 2
Passo a passo para montar convite para chá de bebê

cometario_dicas-da-japa

Meninas, se vocês ainda não conhecem os meus canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá :D

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  2 comments

    • Bellinha   •     Autor

      Oi querida, muito obrigada pelo convite!
      Assim que responder te aviso, tá bom?
      Mil beijinhos :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>