Guia de gestação semana a semana – 19 e 20 semana

Guia de gestação semana a semana – 19 e 20 semana


Chegamos à metade do nosso quia gestação semana a semana, que maravilha!! Nessas semanas, o que mais marca é poder sentir com frequência os chutes do bebê e descobrir de vez o sexo dele, embora, em alguns casos, o bebê esteja com a perninha fechada e não dê para ver com detalhes. Para quem tem curiosidade sobre as semanas anteriores, veja todos os posts aqui: Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semanasGuia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semanasGuia de gestação semana a semana – 7ª a 8ª semanasGuia de gestação semana a semana – 9ª a 10ª semanasGuia de gestação semana a semana – 11ª a 12ª semanaGestação semana a semana – 13ª a 14ª semanaGestação semana a semana – 15ª a 16ª semana e Guia de gestação semana a semana – 17 e 18 semana.

Desenvolvimento do bebê - gestação semana a semana

O bebê está crescendo muito rápido e a pálpebra está se formando, mas o bebê ainda não consegue abrir os olhinhos, embora já consiga perceber a luz fora do útero e já consiga mudar de posição. A mielina está se formando nos neurônios do bebê, que é a responsável pelo desenvolvimento do intelecto do seu bebê. O bebê começa a ouvir sons externos, como a voz da mamãe e do papai. Isso eu já tinha comentado nas semanas anteriores, mas nessas semanas fica mais intenso. Praticamente, todos os dias, ele vai mexer e interagir com a mamãe e o papai. Todos os órgãos estão totalmente formados. Ele já faz o movimento de respiração. E está do tamanho de um coco, aqueles marrons, sabe?

Guia de gestação semana a semana – 19 e 20 semana

Sintomas da mamãe

A mamãe começa a sentir os movimentos do bebê e enlouquecem quando sentem as mexidinhas. Muitas mamães dizem que os enjoos diminuem, mas o cheiro gorduroso de frituras costuma desagradá-las muito, porém, no geral, suportável. Uma coisa que começa a incomodar muito as mamães é dormir de bruços, devido à barriga já estar grande, por isso é bom começar a dormir de lado. Pode sentir com mais intensidade o coração bater forte. A pressão na bexiga, e as dores nas costas continuam. Pode ser que saia colostro dos seios, mas é normal. As dores nas costas são devido ao crescimento da barriga, influencia na postura.

Aproveite esse momento da melhor forma possível

Algumas mamães dizem que o bebê, na maioria das vezes, interage com a voz da mamãe e papai, tente pelo menos conversar com ele 1x ao dia.
Adiante tudo relacionado ao quartinho do bebê. Pois quando a barriguinha estiver grande, você estará com menos pique e disposição para arrumar todas essas coisinhas.

Guia de gestação semana a semana – 19 e 20 semana



Alguns cuidados e dicas para essas semanas

► A linha nigra aparece, e após o parto, ela vai desaparecendo, e um pouco de esfoliação pode ajudar.
► A sua pele estará ressecada e pode provocar coceira. Por isso, sempre hidrate o seu corpo e beba bastante líquido para evitar a formação de estrias.
► Alimentação saudável em primeiro lugar.
► Uma dica para a mamãe e o papai: procurem, se puderem, um curso de gestante e vão juntos. É importante o papai também participar desse momento mágico. Lá, vocês terão liberdade para tirar qualquer dúvida a respeito desse universo.

♡ Posts que você pode gostar de ler ♡

Como cuidar do corpo na gravide
Os gastos durante a gravidez
Lista de enxoval de bebê – Banho e Higiene – parte 2
20 ideias de nomes de bebês para meninas e meninos (parte 2)
Segredos para acalmar o choro do bebê
8 aplicativos úteis para grávidas
Como identificar o choro bebê

E aí, meninas, o que acharam do guia de gestação da 19ª e 20ª semana? Esse período é mais tranquilo, porque muitas mamães relatam que essas semanas não têm grandes mudanças com relação às anteriores. As que considerei interessantes, eu listei aqui, mas, no geral, acho que foi isso mesmo. Mas é sempre o que comento no blog, cada mamãe reage de uma forma, e por isso que eu sempre afirmo: se você tiver outro ponto de vista referente aos sintomas, me escreva nos comentários para a gente poder compartilhar conhecimento, nem que seja um pouco, mas pode confortar as mamães que passam por aqui no blog atrás de mais informações para poder se tranquilizar e curtir essas semanas da melhor forma possível.
Vou me despedindo, e até o próximo post. Grande beijo!!

cometario_dicas-da-japa

Meninas, se vocês ainda não conhecem os meus canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá :D

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>