Guia de gestação semana a semana – 9 e 10 semanas

Guia de gestação semana a semana – 9 e 10 semanas


Estamos no nosso guia gestação semana a semana e caminhando para a 9ª e 10ª semana. Agora sim, a tão esperada barriguinha já está começando a crescer, não é mesmo? Neste post, vamos entender um pouquinho de tudo que está acontecendo com o bebê e com a mamãe. Para quem ainda não leu os 3 últimos posts das semanas anteriores, é só clicar aqui: Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semanasGuia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semanas e Guia de gestação semana a semana – 7ª a 8ª semanas. Praticamente, todos os órgãos vitais estão funcionando. E o bebê está se desenvolvente muito rápido e com isso, a mamãe pode se sentir mais cansada, indisposta. Mas isso tudo vai passar. Vamos saber mais sobre o que está acontecendo com o bebezinho?

Desenvolvimento do bebê

Entra a 8ª e a 10ª semana, as pálpebras estão fechadinhas, e no decorrer dos 5 meses de desenvolvimento dentro da barriga da mamãe, os olhos vão amadurecendo pouco a pouco. Agora, o cérebro do bebê começa a crescer significantemente. Acreditam que mais de 100 mil novos neurônios são criados por minutos? Não vai demorar muito para que o bebê possa se movimentar dentro da placenta. Nesse estágio, ele já está muito parecido com uma pessoinha mirim, os dedinhos já estão lá, boca, nariz, e a orelhinha só dá aquela apontada, ainda não é possível vê-la perfeitamente e ele tem mais ou menos o tamanho de uma uva.

Guia de gestação semana a semana desenvolvimento do bebê

Sintomas da mamãe - gestação semana a semana

Conforme o bebê vai crescendo dentro da barriga, vocês precisam estar preparadas para cuidar com responsabilidade dessa nova vida que está aí e de si próprias. A placenta é a fonte de vida do bebê, é através dela que ele recebe todos os nutrientes. O coração da mamãe precisa trabalhar mais para bombear mais sangue no organismo (vocês podem se sentir ofegantes às vezes e cansadas). Por conta disso, o dever da mamãe é fazer de tudo para que esse coração permaneça saudável. Caminhar é a melhor atividade. Além disso, tem pilates, yoga, para quem ainda não leu o post que eu falei sobre essas atividades, veja: Importância do pilates na gravidez, Yoga para gestantes. Tudo isso com uma alimentação saudável e correta, que é imprescindível nesse momento. O bebê depende de tudo que a mamãe come para poder se desenvolver. Lembre-se, tudo que vocês comerem, vai para o bebê, então, não comam nada que vocês não queiram que o bebê coma. O apetite de vocês pode aumentar ou diminuir, depende de cada organismo. Pode sentir aquela vontade louca de comer coisas estranhas, e de repente, perder a vontade no momento que coloca o alimento na boca, isso é normal.

Aproveitem esse momento da melhor forma possível

Apesar dos desconfortos (enjoos, ânsia de vômito, sono, preguiça, tonturas e dor nas costas), humor alterado, sensíveis às vezes, pensem que vocês são a fonte principal para garantir a saúde do bebê. Jamais prendam a vontade de ir ao banheiro, é chato ir toda hora, mas se prender, é pior, pode contrair infecção urinária. Procurem relaxar e tentem ficar menos ansiosas. :D

Guia de gestação semana a semana alimentação



Alguns cuidados e dicas para essas semanas

► Hidratem bastante a pele de vocês, principalmente o corpo, que costuma ficar ressecado e o rosto oleoso. Veja com o dermatologista o melhor creme para esse período.

 Dores nos seios na hora de dormir… Eu comentei no guia anterior que pode ser que vocês tenham desconforto ao repousar, como a mama estará grande, é provável que vocês tenham que usar o sutiã mais confortável.

 Os cabelos, nessa semana, dependem muito do organismo de cada mamãe, umas dizem que fica grosso e cresce muito rápido, sem falar das unhas que ficam lindas. Rs rs Isso é devido aos hormônios e talvez às vitaminas que o médico receitou. Mas, algumas mamães reclamam de queda de cabelo, nada exagerado, mas se nota a diferença.

 Pode ser que vocês se tornem meio esquecidas, isso é normal. Tentem anotar todos os compromissos, como consulta e horário dos medicamentos para que não esqueçam.

Vou ficando por aqui, meninas, mas, como sempre, queria dizer que fazer esses posts está sendo muito trabalhoso, porém muito gratificante por 2 coisas: por estar ajudando todas que visitam o meu blog e para mim que estou ficando expert em gestação semana a semana. Nossa! Isso é muito legal! Estou amando mesmo. Bom, meninas, fiquem à vontade para deixar a opinião de vocês nos comentários, tá bem? Beijinhos e até as próximas semanas. Grande beijo da Japa.

♥ Posts que você vai amar ♥:

5 vídeos de bebês que irão lhe emocionar
10 vídeos de bebês que você vai adorar assistir
Lista de desejos: roupas infantis para bebês
Importância do ácido fólico na gestação
Por que o Pré-natal é importante?
Brincadeiras divertidas para chá de bebê

 cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

 

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>