guia de gestação semana a semana 1 a 4 semana

Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semanas


Tenho recebido muitos pedidos para escrever como de fato são as semanas das gestantes. Acho este tópico muito importante para ajudar as mamães a entenderem melhor o que rola nessas 4ª semanas. Portanto, cada semana eu vou publicar aqui no blog um post como uma forma de mini Guia para tentar ajudá-las, ok? Vou começar falando pelas primeiras semanas. Nas primeiras semanas, já dá para saber se estou grávida?

Nas 2 primeiras semanas, ainda é insuficiente para detectar a presença da gestação no corpo da mulher e na primeira semana quase não se observam sintomas. O ideal é que na segunda semana façam todos os testes necessários para tirar a prova real. E Já procurar um bom médico para começarem a cuidar dessa gravidez e logicamente do pré-natal. Veja mais informação aqui: Por que o Pré-Natal é importante? Como não sabemos o tempo exato que o esperma consegue fertilizar o óvulo, determinou-se que começamos a contar o começo da gravidez no 1°dia da sua última menstruação.

Desenvolvimento do bebê -gestação semana a semana

Quando o óvulo é fertilizado, possui toda informação genética, ele tem todos os cromossomos necessários para começar a formar o lindo bebezinho, como determinar o sexo dessa criança e os genes. Os núcleos dos óvulos e do espermatozoide se fundem cerca de 1 dia depois. A célula do óvulo se divide, primeiro em 2 partes, depois 4, e assim sucessivamente. O grupo de células caminha em direção ao útero, este momento é chamado de “blastocisto”, e em 6 dias, uma célula se transforma e o embrião já sai da bolha protetora.

primeiras-semnas-blastocisto

Em alguns dias, as células se transformam em estrutura formando a base de um ser humano. As primeiras estão no tubo neural que é a estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal do bebê. É nessa etapa que células nas costas do bebê começam a se fundir e se juntam pelo centro até a cabeça e do centro até a calda. Por isso, é importante que as vitaminas do complexo B como ácido fólico antes de engravidar. Eu tenho um post falando sobre isso. Quem ainda não leu, é só clicar em cima da rosinha: Importância do ácido fólico na gestação.

No final da 3ª semana, isso tudo está quase completo e o cérebro começa a se formar e a tal calda que comentei anteriormente some.



primeiras-semnas-bebe

Sintomas da mamãe

É no finalzinho da 4ª semana que as mamães costumam sentir que podem estar grávidas. É exatamente o momento que a menstruação não desce e logo levanta a suspeita de gravidez. E, além disso, podem aparecer sintomas como enjoos, seios doloridos, cansaço, entre outros. Conforme expliquei nesse post: Sintomas de gravidez nas primeiras semanas

exames-de-gravidez

Aproveitem esse momento da melhor forma possível

Nesse começo de semanas, tentem relaxar e usar o tempo livre para pesquisar mais sobre a vida materna a fim de começar a se prepararem interiormente e exteriormente a caminho de uma gestação tranquila com muito amor e felicidade. Não precisam se preocupar com enxoval, deixem para começar a ver sobre isso depois que descobrirem o sexo do bebê, assim, vocês podem focar melhor em dar essa bela notícia aos familiares e amigos queridos.

Alguns cuidados e dicas para essas semanas

► Assim que suspeitarem da gravidez, precisam ir imediatamente ao médico. (o diagnóstico pode ser confirmado através dos exames de urina ou sangue.) Se estiverem tomando algum medicamento, perguntem ao médico se devem suspender.
► Os primeiros meses são os mais perigosos e o cuidado tem que ser redobrado.
► Marquem consulta com profissional de nutrição para poder organizar a alimentação. O aconselhável é comer de 3 em 3 horas, conforme expliquei aqui: O que as mamães devem comer na amamentação
► Evitem subir escadas, e se subirem, façam devagar. Nada de pegarem peso e fazerem esforço. Todo esse cuidado é necessário para evitar o descolamento ovular.
► Evitem fumar e ingerir bebida alcoolicas.
► Evitem inalar produtos químicos fortes como água sanitária, entre outros.
►  Cuidado com o sol, sempre se lembrem de passar o filtro solar para que não haja alteração na pigmentação da pele que pode resultar em manchas.

Meninas, espero que este post tenha acrescentado muito conhecimento a vocês. Eu sempre tento trazer um post bem completinho para que vocês virem experts em cada assunto que escrevo. Saiba que tudo que escrevo aqui é de coração, sempre pensando no melhor para vocês, minhas leitoras, queridonas :D
Então, até a próxima semana da gestação. Mil beijinhos.

Veja também:

Guia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semana

Dicas de como estimular o bebê durante a gravidez
20 ideias de fotos de gestantes
Brincadeiras divertidas para chá de bebê

Massagem para bebê – Shantala
Como lavar as roupas do bebê recém-nascido
Lista de enxoval de bebê – parte 1

Dicas de vestidos de grávidas
Importância do pilates na gravidez

6 dicas para pedir no chá de bebê – Lista de presentes baratos

cometario_dicas-da-japa

Meninas, se vocês ainda não conhecem os meus canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:D

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>