Guia de gestação semana a semana – 11 e 12 semanas

Guia de gestação semana a semana – 11 e 12 semanas


Chegamos ao final do 1°trimestre, do nosso guia gestação semana a semana e agora sim, sua barriguinha começará a crescer e cada vez mais ficará nítida a barriguinha de grávida. Bom, nas 11ª e 12ª semanas, o que se deve marcar é o exame de translucência nucal e osso nasal. Vou falar sobre eles mais pra frente. Mas vamos começar pelo(a) lindinho(a) que está aí dentro da sua barriguinha. Rs. Para quem ainda não acompanha o guia de gestação semana a semana, é só clicar aqui: Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semanasGuia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semanasGuia de gestação semana a semana – 7ª a 8ª semanas e Guia de gestação semana a semana – 9ª a 10ª semanas.

Desenvolvimento do bebê -gestação semana a semana

O tamanho do bebezinho ainda é bem pequenininho. Mede em torno de 6 cm, pesa um pouco mais que uma moeda. O rostinho já está formado e começa internamente a formar os botões dentários. Nessas 2 semanas, os órgãos do bebê se desenvolvem muito rápido. A membrana que ele tinha entre os dedinhos sumiram e as unhas e impressão digitais já estão sendo providenciadas. A pele do bebê ainda é bem transparente que dá até para ver o cérebro, e o sistema nervoso e intestino que a cada dia só amadurece. O fígado já está produzindo glóbulos vermelhos que serão substituídos pela vesícula vitelínica. Já na 12ª semana, os rins já conseguem produzir a urina do bebê. O bebê faz xixi no líquido aminiótico e bebe esse líquido novamente. É possível que o bebê já consiga se movimentar, abrir as mãos e contrair os dedos dos pés. Mas ainda não dá para a mamãe sentir esses chutes, mas, muita calma nessa hora. Lá para 19ª a 20ª semanas, é bem provável que você já possa sentir o tão esperado chute. Rs rs.

Guia de gestação semana a semana – 11 e 12 semanas - bebê

Sintomas da mamãe - gestação semana a semana

Pode ser que seus enjoos matinais diminuam ou aumentem e as dores de cabeça também. Mas claro que depende de cada organismo. Determinados alimentos podem enjoá-la só pelo cheiro. Pode se sentir, depois das refeições, estufada. Os desejos de comer coisas podem aumentar, sabe quando está assistindo à tv e passa aquela propaganda deliciosa? Bem, nem preciso comentar mais nada, né?! Rs. Se você mora em lugar quente, o calor pode atrapalhar e alterar o seu humor. Se você tiver que fazer qualquer coisinha, sentirá muito cansaço, ofegante dor nas costas etc. E como toda semana, essas são marcadas pelo sono que pode ficar mais intenso, ou, pelo contrário, dar insônia. Trocar o dia pela noite é algo comum nessas semanas. E é claro, não poderia faltar a tal fome incontrolável. A maior ansiedade das mamães é de saber se já dá para saber o sexo do bebê nessas semanas. É na 12ª semana que começa a formar os órgãos genitais. Os das meninas se transformam em uma florzinha que se resultará em clitóris, e nos meninos, essa florzinha se transformará em pênis. Algumas mamães dizem que, dependendo da posição que o bebê estiver no dia do exame, dá para ver o sexo. Esse exame é chamado de translucência nucal. Esse exame é feito para olhar a região da nuca do bebê. Observar se há probabilidade de ele ter algumas doenças como Síndrome de Down, cardiopatias congênitas, entre outras síndromes.

Guia de gestação semana a semana – 11 e 12 semanas-mamae

Aproveitem esse momento da melhor forma possível

Se você foi uma das sortudas que conseguiu ver o sexo do bebê, aproveite e vai pensando como será o quartinho dele e preparando as coisinhas do enxoval, chá de bebê, enfim, tente se programar enquanto a barriguinha ainda está pequena. Vou deixar algumas sugestões de posts para facilitar esse planejamento.



Alguns cuidados e dicas para essas semanas

► Dará mais vontade de ir ao banheiro, portanto evite fazer viagens longas.
► Devido à alteração sanguínea, pode se sentir meio tonta, com a sensação de que vai desmaiar. Tome muito cuidado quando for levantar da cama, do sofá etc.
► Cuidado com a alimentação, conforme citei lá em cima, pode ser que lhe abra o apetite de uma forma monstruosa, mas vai com calma, tente comer apenas coisas saudáveis.

Bom, meninas, chegamos a mais uma semana com muito cuidado e carinho e fechamos com chave de ouro o 1° trimestre dessa linda gestação. Se quiser dizer como está sendo a sua semana, é só deixar logo abaixo no campo “comentários”.
Aguardo o seu recadinho, tá bom?
Até o próximo post. Mil beijinhos.

Veja também:

20 ideias de nomes de bebês para meninas e meninos (parte 1)
Os gastos durante a gravidez
Por que o Pré-natal é importante?
Saiba o que levar para a maternidade: mala do bebê
Lista de enxoval de bebê – Banho e Higiene – parte 2
Passo a passo para montar convite para chá de bebê

cometario_dicas-da-japa

Meninas, se vocês ainda não conhecem os meus canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá :D

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>