Guia de gestação semana a semana – 7 e 8 semanas

Guia de gestação semana a semana – 7 e 8 semanas


No nosso guia gestação semana a semana, vamos entrar para 7 ª e 8 ª semana. Para quem ainda não leu os posts anteriores: Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semanas e Guia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semanas. É nesse momento que podem começar os enjoos, desejos e várias mudanças acontecem no desenvolvimento do bebê. A sua silhueta começa a mudar e nem preciso dizer dos seios, muito doloridos e grandes. E pode ser que vocês sintam vontade de ir várias vezes ao banheiro. O útero está aumentando de tamanho e com isso, pressiona a bexiga, por isso essa vontade de urinar com frequência. Bom, vamos agora saber como anda o crescimento do bebezinho dentro da barriguinha da mamãe.

Desenvolvimento do bebê - gestação semana a semana

Na 7ª semana, o bebê, (contando em meses, são mais ou menos 2 meses) começa a se desenvolver e cada vez mais fica parecido com um mini bebê e sem dizer que o coraçãozinho está batendo firme e forte. No ultrassom dá para sentir nitidamente, rs é engraçado falar assim, “mini bebê”, mas é verdade, vou colocar uma imagem para vocês verem como é bem pequenininho. A cabecinha, os braçinhos, perninhas, as costinhas, o corpinho como um todo começa a se definir e os cotovelos já se mexem. Mas ainda tem muito que se desenvolver dentro da barriguinha da mamãe. Aquelas pequenas mudanças que começaram, agora estão se fortalecendo e os dedinhos das mãos e pés começam a se definir. Mesmo ele tendo em torno de 2,5cm, os principais órgãos já estão formadinhos. Os olhinhos continuam se desenvolvendo. Os cristalinos, o nervo ótico e as córneas estão quase no lugar, agora falta muito pouco para que os olhinhos se formem. O rostinho começa a criar formas bem lentamente.
Mas aí vocês se perguntam, mas se ele já consegue mexer os cotovelos, por que não sinto?! Ele mexe, mas é muito pequenininho ainda… Vai levar mais um pouquinho de tempo para senti-lo.

7 e 8 semanasdo bebe

Sintomas da mamãe e desenvolvimento da mamãe- gestação semana a semana

O aumento da progesterona e o estrogênio são os responsáveis pelos terríveis enjoos das mamães. Mas nem todas têm esse enjoo. Como eu disse no post anterior, depende de cada organismo. Pode ser que a mamãe já sinta mudança na barriguinha, o útero está inclinado e pode ser notado. É nessas semanas que podem aparecer os desejos, geralmente, sentirão vontade de comer alimentos que possuam ferro. E é comum ter enjoo só de sentir os cheiros de fritura forte. O corpo da mamãe já está se transformando, o útero esta passando por mudanças e está se alargando para receber o crescimento do bebê. Ele vai crescer durante todo o período da gestação até o parto. E vai crescendo, crescendo até chegar ao tamanho de uma melancia pequena. Nesse momento, no exame de ultrassom, já é possível saber se são gêmeos, mas ainda não consegue definir o sexo. Muito calma nessa hora! Rs rs.

Guia de gestação semana a semana 7 a 8 semana sintomas da mamãe

Aproveitem esse momento da melhor forma possível

Aproveitem esse momento para transformar algumas roupas como calça jeans com elástico (malha elastano) no cós, porque vai se ajustando conforme o crescimento da barriga. Assim, depois que vocês tiverem o bebê, conseguirão reutilizar a mesma calça. Para quem achar prático, pode adquirir algumas peças em lojas de gestantes, na maioria das vezes é possível utilizá-las após a gestação, é bem bacana. Vou deixar aqui um post onde explico melhor como são as roupas que as gestantes usam. Por exemplo, a calça jeans: Dicas de roupas para gestantes.



Alguns cuidados e dicas para essas semanas

► Mesmo sabendo que terão vontade de ir ao banheiro, não deixem de se hidratar bebendo bastante água.
► Separem um tempinho para comprar novos sutiãs, é bem provável que vocês tenham que comprar um tamanho maior para sustentar os novos seios. Rs rs
► Evitem frituras, bebidas alcoolicas. E mantenham uma boa alimentação à base de verduras, legumes e frutas.

Bom, meninas, esse foi o resumo da semana 7ª e 8ª semanas. Espero que vocês estejam gostando desse miniguia e que ele possa estar tirando várias dúvidas que surgem nessas semanas. Se vocês tiverem mais dicas, escrevam nos comentários. Bjos e até o próximo post.

Veja também:

20 ideias de nomes de bebês para meninas e meninos (parte 1)
Os gastos durante a gravidez
Por que o Pré-natal é importante?
Saiba o que levar para a maternidade: mala do bebê
Lista de enxoval de bebê – Banho e Higiene – parte 2
Passo a passo para montar convite para chá de bebê

cometario_dicas-da-japa

Para quem ainda não foi lá nas minhas redes sociais, vou deixar o endereço aqui

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>