Importância do ácido fólico na gestação

Importância do ácido fólico na gestação


Durante os 09 meses, as mamães não poupam esforços para garantir a saúde do bebê lindinho que está por vir. Vocês sabiam que o 1º trimestre é de extrema importância para o desenvolvimento do bebê? Entre a 3ª e a 5ª semana de gestação, ocorre o desenvolvimento da estrutura primitiva, que dá origem ao cérebro e medula espinhal, se houver qualquer problema nessa fase, pode ocorrer o risco de anomalia fetal. E o ácido fólico (vitamina do complexo B) além de prevenir a anomalia fetal, também previne doenças dos lábios, síndrome de down, aborto, entre outras coisas.
As mamães de plantão têm que ficar atentas para que não faltem nutrientes, cujo ácido fólico é o responsável por conseguir reduzir em até 75% as chances de o bebê nascer com algum problema neurológico.
Sem o ácido fólico, o tubo neural corre risco de não fechar completamente, causando alterações como anencefalia, que é quando o bebê nasce com ausência de uma pequena parte do cérebro, ou espinha bífida.

Quando começar a tomar?

Com alguns cuidados na alimentação, as mamães conseguem evitar esse tipo de deficiência, porém, em muitos casos, a alimentação não é suficiente para proporcionar esse nível adequado de ácido fólico e, na maioria das vezes, o médico receita uma suplementação durante o pré-natal. E para as mamães que estão planejando ter um bebezinho, o ideal é que comecem a tomar essa vitamina de 01 a 03 meses antes de engravidar. Por isso, mamães, antes de tomarem o ácido fólico, consultem seu médico, pois a vitamina em excesso pode ser prejudicial, ok?

Alimentos naturais ricos em ácido fólico

Embora os suplementos que o médico receite sejam de extrema importância, manter uma alimentação equilibrada com alimentos ricos em ácido fólico e outros alimentos importantes durante a gravidez é indispensável.
Separei alguns alimentos super ricos em ácido fólico: brócolis, couve, espinafres, aspargos, rúcula, feijão, lentilha, milho, nozes, farinha de trigo, gema do ovo, carnes como fígado e frutas cítricas são alimentos ricos em vitamina B.

Alimentos ácido fólico na gestação dicas da japa

As mamães que não ingerem o ácido fólico têm chances de ter o bebê com má formação?

Os estudos mostram que as mamães que usam o ácido fólico têm um auxílio maior no fechamento do tubo neural, mas ainda não está comprovado que aquelas mamães que não usam o ácido fólico terão algum problema no desenvolvimento do bebê. Mas para precaver qualquer má formação com a saúde do bebê, orienta-se a adição desse suplemento para proteger a criança.

Minhas queridas, acho que, basicamente, este foi o resumo de tudo que entendi nas pesquisas que fiz para poder deixá-las mais informadas sobre esse tão comentado ácido fólico, perguntei até para minha mãe se ela chegou a tomar essa vitamina, mas ela disse que tomou tantas vitaminas que não sabe ao certo se foi o ácido fólico. Rs rs…



Mas, na dúvida, é melhor cuidar para que nossos bebês não venham a sofrer consequências futuras, não é mesmo?
Tenho algumas amigas que disseram que os médicos realmente receitam essa vitamina por ser eficaz no desenvolvimento do bebê durante os 03 primeiros meses de gestação.
Se vocês já tomam o ácido fólico, escrevam nos comentários para que possamos trocar mais informações e ajudar as mamães que apareçam por aqui para adquirir mais conhecimento a respeito, tá certo?

Até o próximo post!

Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semana
Guia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semana
Dicas de vestidos de grávidas
20 ideias de fotos de gestantes
Importância do pilates na gravidez
O que as mamães devem comer na amamentação
6 dicas para pedir no chá de bebê – Lista de presentes baratos

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>