4 super dicas de como saber se seu filho está indo bem na escola

4 super dicas de como saber se seu filho está indo bem na escola


Atendendo a mais um pedido da minha querida leitora Alexandra, que anda muito preocupada com o desenvolvimento do filho na escola, com dúvidas como:Como avaliar se seu filho está indo bem na escola? Como avaliar se a escola está cumprindo o cronograma estipulado pela Secretaria de Educação?,elaborei este post:

“Não sei se consegui ser clara, mas o fato é que meu filho estuda em uma das melhores escolas da minha região, contudo nunca sei se o que ele está aprendendo está conforme o planejado para a idade dele” (ALEXANDRA).

Ale, gostei muito da sua dúvida e creio que muitas mamães também tenham essas dúvidas. Separei 4 dicas para lhe ajudar nessa jornada para saber se seu filho está indo bem na escolinha atual.

1- Quais são os seus valores morais?

Antes de tudo, precisamos, em primeiríssimo lugar, entender que os pais precisam escolher qual tipo de escola combina mais com seus valores, se preferem escolas tradicionais, ou um pouco mais liberais, ou alguma que tenha ligação religiosa ou não, isso tudo tem que ser levado em consideração, para sabermos se a escola está em sintonia com os valores que você vem passando para o seu filho.

seus valores morais

2- Proposta pedagógica da escola

Nessa parte é muito importante focar! Ao visitar essa instituição, fale para a direção que quer entender melhor como funciona o regimento escolar e também a proposta pedagógica, o que é fundamental. Converse e demonstre que se preocupa com a educação de seu filho e quer conhecer a filosofia dessa escola. Você também pode falar que quer saber sobre as propostas educativas e como os profissionais se planejam para cumpri-las.



Por quais métodos é feita a alfabetização e outros ensinamentos etc… Se necessário, peça uma cópia do planejamento para você entender melhor como funciona e poder reforçar em casa.

Nesse momento, se você conhecer outras mamães que já tenham filhos matriculados nessa escola, será ótimo. Pergunte-as como foi o ensino e se ela gostou da metodologia aplicada. Nada melhor que o boca a boca, não é mesmo?

3- Como são os profissionais dessa instituição?

Pergunte sobre a formação, se eles sempre procuram se atualizar participando de congressos, se amam o que faz, se têm a preocupação com todos da turma e tentam cativar os mais desinibidos.

A formação do corpo docente é importantíssima, pesquise se os profissionais são graduados na área. Se ficar na dúvida, peça para assistir algumas aulas para de fato ver de perto como funciona.

Proposta pedagógica da escola

4- Como é feita a comunicação entre a escola e pais? Existe um relatório de acompanhamento?

Questionese a escola envia um relatório de acompanhamento. É uma forma dos pais participarem de tudo que seu filho está fazendo, saber se está tendo dificuldades ou êxito.Nele deve conter também os desenvolvimentos afetivo, social, cognitivo etc.

É muito importante para os pais saberem se seu filho está interagindo bem com os coleguinhas da escola, se gosta das atividades, como ele está lidando com as emoções, enfim, tudo que possa ajudar a entender como está sendo a participação de seus filhos nesse ambiente, para que em casa possam ajudá-los da melhor forma.

A comunicação entre as partes é fundamental, reuniões bimestrais são uma ótima opção para se ter um contato maior com a escola e tirar todas as dúvidas.

Bem, mamãe, acho que bem resumidamente é isso, lógico que há muitos outros pontos que podemos abordar, mas o post ficaria muito cansativo para ler, então me conte nos comentários se ficou alguma dúvida, ou se quiser acrescentar mais dicas, fique à vontade, é só escrever no final do post  que vou adorar trocar ideias com vocês.

Se você gostou dessas super dicas post, me ajude a divulgar para outras mamães saberem o que podem fazer para saber se as crianças estão indo bem na escola.

Vou ficando por aqui. Um superbeijo!

Te vejo no próximo post.

Você já viu esses posts?

♥ Material Escolar: 7 dicas de como organizar a mochila
♥ Adaptação escolar: criança que vai pela primeira vez para escola
♥ Natação infantil – Quando devo colocar meu filho
♥ 47 atividades educativas para se divertir com as crianças
♥ A babá: 6 requisitos fundamentais na hora na escolha

cometario_dicas-da-japa1

Vou ficando por aqui, até o próximo assunto!

Um superbeijo!

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  8 comments

  1. ALEXANDRA SIQUEIRA   •  

    Belinha,

    Fui eu quem fez a sugestão deste post.
    Obrigada!!!!
    Amei as dicas e vou aplicá-las desde já.

    Bjo!

    • Bellinha   •     Autor

      Oi, Alexandra!

      Que bom saber que curtiu o post!
      Um beijão!

  2. Lúcia Helena   •  

    Bom dia!!! Acompanhar as tarefas diárias ,perguntar a cça se aconteceu alguma coisa durante o turno no colégio, se ela está gostando das aulas. São aspectos que devemos considerar.Estar em sintonia com a tia,perguntar como está seu filho sobre: comportamento,participação,amizades,comportamento em geral, lanches,atividades durante as aulas.Perguntar sempre!!!

    • Bellinha   •     Autor

      Oi, Lú!
      É isso aí! Falou tudo!
      Um superbeijo!

  3. Vívian Carla Pinto Santos   •  

    Olá Bellinha adorei o post, é a primeira vez que meu filho vai a escola.E essas são dicas realmente úteis, inclusive vou sugerir que a professora dele faça o relatório de acompanhamento para que eu possa ficar sabendo tanto dos avanços dele como de alguma dificuldade que ele tenha,para que juntas possamos resolver. Muito obrigada!

    • Bellinha   •     Autor

      Oi, Vivian!
      Isso mesmo conversa direitinho com ela e peça para ela fazer esse relatório, tenho certeza que vai lhe ajudar muito!
      Um beijão!

  4. Rita   •  

    GOSTARIA DE SABER SE UMA CRIANÇA DE 3 ANOS JA ESTA PREPARADA PARA NA ESCOLA TER NOÇAO DE ESPAÇO ENTRE LINHAS E SABER ESCREVER O NOME?

    • Bellinha   •     Autor

      Oi, Rita!
      Depende, cada criança tem o seu ritmo. Mas varia entre 2 a 5 anos de idade, primeiro começam com aquelas rabiscos e desenhos. Depois começar a juntar letrinhas e, depois, escrever o próprio nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>