Intolerância à lactose - 10 receitas para crianças

Intolerância à lactose – 10 receitas para crianças


Recentemente, a mamãe Larissa me mandou um e-mail pedindo receitas para crianças com intolerância à lactose. Achei esse tema bem interessante, pois acredito que muitas mamães também queiram saber mais sobre esse assunto. Vou fazer um pequeno resumo do que se trata essa intolerância e mostrar que mesmo sem a proteína do leite de vaca, dá para fazer várias receitinhas deliciosas e supersaudáveis para seus filhos. No final há um vídeo bem bacana do Dr. Marcelo Reibscheid sobre o assunto. 

6 dicas para evitar a obesidade infantil 

10 alimentos que não são saudáveis  

► 8 dicas que todas as mães precisam saber

O que é a intolerância a lactose?

Intolerância é quando o intestino perde ou não tem a capacidade de digerir lactose. A lactose é o açúcar presente no leite. Quando ingerido qualquer alimento à base de leite, a lactose vai direto para o intestino. Nesse momento uma enzima entra em ação, tendo a capacidade de transformar açúcar em energia.

As pessoas que têm essa intolerância não produzem a enzima em quantidades adequadas, sendo assim, quando a lactose chega ao intestino, o organismo não consegue digerir e elas começam a sentir dores. 



Quais são os sintomas?

Os sintomas são: dor de cabeça, náusea, enjoo, diarreia, sensação de má digestão, entre outros. Diversas pesquisas mostram que algumas pessoas não conseguem digerir bem o leite de vaca.

Em exames de sangue já é possível confirmar o diagnóstico, e se perceber alguns sintomas desses em seus pequenos é importante consultar um especialista para começar o tratamento.

Substituição que podem ser feita com outros alimentos

Não é porque a criança não pode ingerir o leite de vaca e derivados por ser intolerante ou ter alergia à proteína do leite que vai ficar com deficiência de cálcio, pelo contrário, você pode substituir o leite por outros alimentos, como o leite de fonte vegetal (soja, amêndoa, gergelim) e os vegetais: couve, espinafre, brócolis, que também são riquíssimos em cálcio.

As oleaginosas tem uma qualidade nutricional muito boa e podem ser utilizadas em sucos verdes, enriquecendo-os no seu dia a dia.

A dica principal é ler os rótulos na parte dos ingredientes antes de sair colocando dentro do carrinho. Fazendo isso, é possível ter uma alimentação deliciosa e saudável, sem lactose.

Agora selecionei 10 deliciosas receitas que não contêm lactose para você poder preparar e comer com seus filhos. Assista! 

Veja as 10 receitas para quem tem intolerância à lactose, em vídeo! 










E aí, mamãe, gostou dessas receitas? Acho que em vídeo fica melhor para entender, não é mesmo? Com essas receitas você conseguirá perceber que dá para fazer vários pratos gostosos sem a lactose e as crianças vão amar! Você até pode preparar com a criança, como já dei algumas dicas nesses posts aqui: Receitas para crianças: 3 comidinhas para fazer com a mamãe.

Se você quer conhecer mais produtos sem lactose, veja aqui: Kit saudável para férias – Sem glúten e sem lactose e ► Receita de panqueca sem farinha – com ovo e banana.

Espero que você tenha gostado desse tema e aos poucos possa introduzir todos esses alimentos saudáveis e acabar com esses sintomas chatos no seu filho e até para você, que de repente nem sabia que tinha esse problema.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais mamães a entenderem como é importante esse assunto.

Escreva-me nos comentários se o post foi útil e se quiser dar mais dicas para mamães que estão em busca de receitas sobre esse tema, fique à vontade. Vou ficando por aqui. Desejo uma ótima semana para você! Superbeijos.

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

 

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>