Licença-maternidade-como lidar com o sentimento de culpa da mamãe

Licença-maternidade: como lidar com o sentimento de culpa da mamãe


Recentemente recebi um pedido de ajuda da leitora Yasmin dizendo que quando ela voltou da licença-maternidade, a filha tinha 4 meses e se sentia muito culpada por ter perdido parte do desenvolvimento da pequena. Hoje, a filhinha tem 1 aninho e ela está muito preocupada, com medo de a filha não obedecê-la e se apegar demais à cuidadora, já que é a pessoa que fica com a criança na maior parte do tempo.

É natural todo esse sentimento, qual mamãe não quer ficar com seu filho curtindo cada minuto ao lado dele? Mas, infelizmente, o mundo moderno de hoje está corrido e mais caro, logo, precisamos trabalhar para poder manter a renda familiar. Separei algumas dicas que vão ajudar a Yasmin e outras mamães que também possam estar enfrentando esse momento delicado em suas vidas.

A cuidadora: babá, professora da escolinha ou avós

A pessoa que ficar responsável pela criança tem que ter em mente que o papel dela é auxiliar e não exercer o papel dos pais, como já comentei nesse artigo: A babá: 6 requisitos fundamentais na hora na escolha.

É sempre bom conversar com a pessoa que ficará responsável pela criança, seja ela babá, professora da escolinha ou até mesmo a vovó, para que fique bem claro o seu ponto de vista.

Ela precisará ter valores semelhantes aos seus para que não haja nenhuma dúvida.

a cuidadora



Já vi caso sem que a cuidadora começou a disputar o amor da criança, fazendo brincadeirinhas (quando a mamãe está com a criança no colo, a cuidadora fala algo como:“Deixa eu pegar ela no colo pra ver quem ela prefere, você ou eu”).

Parece que faz esse tipo de brincadeira para nos provocar, querendo mostrar quem é o preferido dessa criança. E a gente fica naquela de querer provar que “quem é a mãe sou eu e ela tem que vir comigo”. Isso é estressante para a mamãe, que já chega cansada do trabalho e quer curtir seu filho.

Portanto, esse tipo de comportamento é inadmissível, você não pode admitir que alguém dispute esse espaço entre você e seu filho. Converse com essa pessoa e reforce os seus valores.

Fortalecer o laço entre mãe e filhos

Mesmo que a sua licença tenha terminado, faço o possível e o impossível para, quando estiver com seu filho, aproveitar o máximo que puder ao lado dela. Esqueça tudo ao seu redor, dê atenção exclusiva a essa criança, esqueça os aborrecimentos do trabalho, o celular, esse momento é só seu e do seu filho.

Aproveite o tempo que você tem para oferecer muito carinho e amor e com o tempo estará fortalecendo seu vínculo com ela, isso é tudo que precisamos ter com nossos filhos,pois é exatamente nos primeiros anos de vida que a criança começa a formar personalidade e temos que ficar atento a isso.

fortalecer lacos

Sempre que tiver em casa, tente convidá-lo para participar de todas as atividades que você vê que dá para a criança participar. Um exemplo: se estiver fazendo o jantar ou um lanchinho, chame a criança para lhe ajudar sempre que der.

Dei algumas dicas nesse post: Receitas para crianças: 3 comidinhas para fazer com a mamãe; Receita de panqueca sem farinha – com ovo e banana;e Intolerância à lactose – 10 receitas para crianças.

Bem, mamãe, acho que é isso…Você já passou ou está passando por essa situação? Conhece alguma mamãe que já passou? Se sim, compartilhe esse post com ela e peça para comentar no final desse post como foi a experiência, é sempre bom trocarmos ideias a respeito, não é mesmo?

Vou ficando por aqui, se você quiser sugerir assuntos para os próximos posts, é só escrever nos comentários, OK?

Um superbeijo e até a próxima.

Acho que você pode se interessar por esses posts: 

❤ 4 dicas para educar os filhos de forma saudável

❤ 10 coisas que preciso ensinar para meu filho

❤ 5 melhores formas de lidar com a birra infantil

❤ A babá: 6 requisitos fundamentais na hora na escolha

❤ Descubra se seu filho está com problemas de visão

❤ Como planejar a festa infantil em 6 meses

 

cometario_dicas-da-japa1

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas-da-japa-facebook

Dicas-da-japa-Google-plus

Dicas-da-japa-instagram2

Dicas-da-japa-twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>