Massagem para bebê - Shantala

Massagem para bebê – Shantala


Vejo muitas mamães com dúvidas sobre esta massagem, mas não tem ideia do funcionamento e quais os benefícios que ela traz para o bebê. Andei estudando para poder escrever este post sobre a famosa “Shantala”, que é uma massagem focada para bebês e crianças. Uma técnica indiana que foi trazida pelo médico Frédérick Leboyer, que deu o nome da massagem shantala em homenagem a uma mãe na Índia que fazia a massagem em seu bebê. Essa massagem, para nós brasileiros, resume-se na arte de passar amor através das mãos. O Frédérick entende que, além dos alimentos, a nutrição através das mãos é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Vamos entender melhor sobre essa massagem?

Preparando o ambiente para o Shantala

►A partir do 1º mês de vida, o bebê já pode receber essa massagem.

►O ambiente precisa ser um cantinho tranquilo para o bebê e a mamãe. Temperatura agradável. É aconselhável que a massagem seja feita, de preferência, sem roupa para que o contato seja mais intenso.

►A massagem pode variar entre 10 minutos a meia hora, o importante é observar se o bebê está se sentindo à vontade.
Se preferir, pode até colocar aquelas musiquinhas ambiente que fazem relaxar mais ainda.

O grande benefício para o bebê

►O objetivo principal da massagem é trabalhar o contato maior, amor, afeto, carinho, troca de olhares e a ligação entre o bebê, a mamãe e o papai. Isso mesmo, tente fazer o papai também participar desse momento tão gostoso.

►Fortalecimento do vínculo e uma forma completa de estimulação. Além da parte emocional e afetiva, o alívio de cólicas, regulamento do intestino, aumento da consciência corporal, aumenta também a imunidade do bebê e o deixa muito mais tranquilo, ajudando a melhorar o sono. Isso, sem dúvida, reflete no desenvolvimento de forma positiva na vida desse bebê.



Shantala para relaxar o bebê

O grande benefício para mamãe

►É importante que a mamãe esteja calma e relaxada, pense que esse momento seja para passar tudo que há de bom para o seu bebê.

►É desejável que se mantenha uma rotina. Aos poucos, ele entenderá que isso faz parte da rotina dele. A massagem é indicada para ser feita com óleo vegetal a fim de ajudar nos movimentos de deslizamentos. E se caso o bebê levar as mãozinhas à boca, não sofrerá nenhum problema.

►Escolha um horário que julgue mais relaxante para ambos. Pode ser pela manhã ou à noitinha para melhorar o soninho. O importante é tentar fazer diariamente para que a técnica funcione, ok? Ah! Antes de começar, retire os acessórios como anéis, pulseira e relógios para evitar que belisque a pele do baby.

►A posição da mamãe é sentada no chão ou na cama, com as pernas esticadas e a do bebê é deitadinho sobre elas.E se você ou o bebê estiverem de barriguinha cheia, aguarde 40 minutos que é mais ou menos o período de digestão. Nunca faça a Shantala após as mamadas e refeições e se o bebê ou você não estejam passando bem.

►Num primeiro momento, pode ser que o bebê sinta um pouco de desconforto por ser a 1ª vez, mas tenha calma, é um momento em que vocês trocarão energias, e pode ter certeza de que você estará transmitindo tranquilidade e segurança, e o bebê irá permitir os toques de amor.
Após a massagem, é bacana finalizar com o banho de balde, conforme já expliquei aqui e até tem um vídeo mostrando como faz: Como acabar com as cólicas de bebê.

massagem para bebê e mamãe

Gostou de saber como é tão bacana essa massagem? Eu sempre tive curiosidade de entender a fundo e amei, rsrs com certeza vou fazer!
A prática da massagem é simples, porém requer cuidados especiais. Veja com o pediatra alguma indicação de fisioterapeuta especializado para poder aprender o passo a passo e aplicar no seu bebê. : )

Você também pode querer ler

Brincadeiras para bebês no 3°trimestre
Qual a melhor fralda para o meu bebê? 
higiene bucal do bebê
Ideias de como tirar fotos de bebê
Lista de enxoval de bebê – Banho e Higiene – parte 2

Bom, espero que mais uma vez este post tenha sido útil para você. E me conte se você está gostando desse tipo de post e me dê mais ideias para os próximos posts, ogo abaixo em comentários! Vou adorar ver o seu recadinho lá.

Mil bjinhos!

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>