Método Montessori para quarto de bebês

Método Montessori para quarto de bebês


O assunto de hoje para muitas mamães vai ser novidade. Vocês já pensaram em um quartinho de bebê sem berço? Sim, isso mesmo, sem berço. Vou explicando detalhadamente no decorrer do post. Bom, existe um método chamado “Montessori” que foi criado por uma médica e educadora, Maria Montessori, a primeira mulher a se formar em medicina em seu país natal, Itália. Como ela gostava muito dos mecanismos de aprendizado infantil, criou o método de ensino próprio que tem como objetivo desenvolver o potencial criativo da criança desde bebê. Até uns 6 anos de idade, é o momento em que a criança desperta o interesse e a vontade de aprender, explorar bem o ambiente e se tornar independente aos poucos.

É incrível como esse método é eficaz. Aqui no Brasil, não é muito comentado, mas lá fora, as mamães têm aceitado bastante esse método. O mais interessante é a forma de como o bebê consegue aprender de maneira lúdica e desenvolvendo o raciocínio, e esse é o diferencial do método Montessori.

Como preparar o quartinho do bebê usando o método Montessori

Dica nº1- Como a ideia é deixar a criança livre para explorar o próprio quartinho para desenvolver a criatividade sem que vocês tenham que ficar falando – “não pode, bebê. Aí também não pode, bebê e etc.”. Em primeiríssimo lugar, é certificar-se de que esse quartinho será o do bebê e que não oferece perigo. Se o piso está firme, as tomadas estão tampadas, tem que pensar em tudo para que o bebê não se machuque.

Dica n°2 – Toda decoração lúdica que vocês escolherem, tem que estar ao alcance da criança para que possa tocar, explorar, apontar futuramente, ou seja, adaptado ao ponto de vista do bebê.

Dica n°3- Chegou o momento de comentar sobre o que eu disse no começo do post sobre o quarto não ter berço. E se a ideia é justamente fazer com que o bebê fique à vontade explorando o quartinho, então, se tiver logo o berço, ele não conseguirá aproveitar esse quartinho preparado com tanto carinho, não é mesmo? No berço, praticamente ele se sentirá preso. A ideia do quarto Montessori é substituir o berço pela caminha no chão, uma espécie de futon (com apoio de almofadas e tapetes bem macios para que o bebê não caia e dê direto com o corpo ao chão). Todo esse cuidado é para que esse bebê não se sinta limitado dentro do berço. Ele estando em cima do colchão e no chão, conseguirá se locomover sem risco de se machucar e poderá explorar melhor as coisas do quartinho e até brincar com os brinquedinhos próximos, sozinho, sem ajuda de ninguém, apenas com suas iniciativas. O bebê com 5 a 6 meses começa a ficar mais espertinho e durinho, certo? E é nesse momento que vocês irão apresentar esse quartinho para ele. Aí vem a pergunta que não quer calar, mas até o bebê completar 5, 6 meses, onde ele irá dormir? Bom, isso varia de mamãe para mamãe, como nos 6 primeiros meses é aleitamento materno exclusivo, muitas mamães preferem comprar um mini berço (moises) para dormir com o bebê. É bem prático. Encaixa ele pertinho da cama para facilitar e não ter que ficar levantando toda hora da cama, mas isso vai de cada mamãe. Vou deixar aqui uma imagem desse anexo para vocês verem como é.

Dica n°4 - Depois desses 5 a 6 meses, a ideia é que esse bebê durma sozinho lá no quartinho dele. Eu acho super bacana pra quem conseguir comprar aquelas babás eletrônicas com câmera que possibilitam ficar de olho no que está acontecendo com o bebê. Se ele está acordado e até para ver como será a reação dele quando acordar, se o colchão no chão precisa de mais preenchimentos nas laterais para facilitar a decida dele para o chão quando ele estiver começando a engatinhar, enfim, são coisas que vocês têm que testar para ver se o bebê irá se adaptar a esse método. Eu, com certeza, vou utilizar esse método com meu filho. Ainda bem que descobri a tempo. Rs rs Separei algumas fotos dos quartinhos Montessori para vocês se apaixonarem de vez. :D



Meninas, isto foi um pouco de como funciona o quartinho Montessori e eu espero que vocês tenham gostado das dicas. Eu acho que o quartinho do bebê tem que ser funcional, quando ele crescer, aí sim, poderá decorar o quarto do jeitinho dele, mas, enquanto não entendem, o melhor é criar um ambiente exclusivo para que eles possam se desenvolver de forma criativa e saudável. Vou ficando por aqui, mil beijinhos, e se tiverem alguma dúvida, é só escreverem nos comentários. Beijocas no coração de todas!

 Veja esses posts de quartos de bebês: 

Decoração de quarto de menina
Decoração de quarto de menino
Ideias de como organizar o armário do bebê
15 ideias de como reaproveitar o berço de bebê

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  8 comments

  1. madaya   •  

    Amei a ideia belinha… estou de 4 meses, e a ideia veio á tempo!! Ja vou comecar a pensar na decoracao do cantinho do meu baby. Muito obrigada! Beijão :*

    • Bellinha   •     Autor

      Oi Madaya, Obrigada pelo comentário!!
      Ainda bem que está no comecinho da gestação e ainda dá tempo de pensar com calma o quartinho do seu bebê :D
      Eu amo a ideia do quartinho Montessori… se você decidir montar nesse formato, me manda fotos para eu ver como ficou, tá bom? Um beijão para você e o bebezinho.

  2. madaya   •  

    Obrigada você… nos ajuda muito com seus post!! Ok! Pode deixar mando sim. ;D
    beijos.

    • Bellinha   •     Autor

      Madaya, :D Vou esperar as fotos :)
      Um beijão!!

  3. Loja de bebê online   •  

    Estou amando este Blog, estou pesquisando para montar um quartinho montesoriano para o meu filhinho, são tantas ideias legais!

    • Bellinha   •     Autor

      Olá,
      Obrigada pelos elogios, que bom que gostou do blog.
      O quartinho montessoriano é muito lindo mesmo.
      Beijos

  4. janete   •  

    ola, amei a ideia, meu bebe tem 8 meses a va ter seu próprio quarto, estava em dúvida no que fazer, e esse método me conquistou

    • Bellinha   •     Autor

      Oi, Janete!

      Esse método Montessoriano é excelente!
      acho que você vai adorar!
      Um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>