Natação infantil –Quando devo colocar meu filho?

Natação infantil – Quando devo colocar meu filho


Recebi recentemente um pedido de uma leitora chamada Andreia, me pedindo para dar algumas dicas para os pais que estão pensando em colocar seus pequenos na natação infantil. Achei a sugestão superinteressante e vim dar algumas dicas para todas vocês. Se tiver alguma mamãe que já esteja com seus filhos matriculados na natação, escreva como está sendo a adaptação para que outras mamães possam seguir o exemplo, OK? Vamos lá!

Conversa com pediatra é fundamental

Antes de iniciar a decisão de colocar ou não a sua criança na natação, é bom ter uma opinião do pediatra que desde o nascimento acompanha o desenvolvimento do seu filho para poder orientar qual o melhor momento e se a criança está apta para começar esse tipo de atividade, ou se tem alguma contraindicação.

Quais são os benefícios para criança?

São muitos! A primeira sem dúvida é a capacidade cardiorrespiratória, equilíbrio, coordenação, velocidade, força,e como se trata de uma atividade lúdica, poderá relaxar o seu filho e proporcionar uma noite de sono mais tranquila, além de a criança se socializar com os amiguinhos da aula de natação infantil.

benefícios para criança

Se conseguir desde cedo manter esse contato do seu filho com a água para que ele já vá se familiarizando, melhor, pois quanto mais tardar esse processo, pode ser que dificulte o aprendizado, na maior parte a criança poderá desenvolver medo, com o passar do tempo.

Muitos pais pensam no quesito segurança, no caso de alguma emergência, a criança que saber nadar já os deixam mais aliviados, para evitar afogamento um dia em uma piscina sozinho, por exemplo.



A partir de qual idade é ideal para natação infantil?

A idade sugerida é a partir dos seis meses, mas isso varia de pediatra. Geralmente antes dos 2 aninhos sempre pedem a presença de um adulto junto, que pode ser a mamãe, o papai, a vovó, alguém responsável pela criança.

Eu ainda acho que vale fazer uma aula experimental para ver como o seu filho irá reagir a essa atividade e se vai gostar, pode ser que no início da aula ele fique um pouco desconfiado, mas logo que se acostumar com a temperatura da água, não vai querer sair mais de lá.

O mais legal desse contato é que os bebês costumam gostar por lembrar o tempo que estava dentro da barriguinha da mamãe.

Durante as atividades,os pais deverão dar apoio à criança a todo momento, encorajando-a e fortalecendo o vínculo entre filhos e pais com muitas atividades lúdicas. 

Como é o tratamento dessa piscina na qual seu filho entrará?

É importante que, antes de matricular a criança nas aulas de natação, se verifique se essa piscina é segura, como é feita a limpeza e bater um papo afim de conhecer melhor os professores que irão dar aulas para as crianças.

tratamento-piscina

Assim que terminar a aula e sair da piscina, seque bem a criança

Após o termino da aula da natação infantil, comece secando bem os ouvidinhos para evitar umidade e depois o todo o corpo. Chegando em casa, provavelmente seu filho estará com fome e, em seguida, desejará tirar uma soneca, por ter usado muita energia durante as aulas de natação.

E aí, mamães, conseguiram entender um pouco mais sobre os benefícios que a natação poderá trazer à vida do seu filho? Se tiverem mais sugestão de posts, pode comentar logo abaixo que sempre tento responder a todas que me escrevem aqui no blog.

Encontrei um vídeo bem bacana para ilustrar esse post e vou deixá-lo aqui para vocês assistirem:

Se gostou desse post e se lembrou de alguma amiga que pode gostar de saber dessas informações, compartilhe com ela,e se você ainda não assinou a minha newsletter para receber e-mail quando eu lançar novos posts aqui, assine!

Vou ficando por aqui e te aguardado no próximo post, um beijo!

Outros assuntos que você vai  adorar ficar por dentro ♥ 

♥ Quadro de incentivo infantil – 4 dicas de como montar
♥ 5 atividades educativas para fazer nas férias do seu filho
♥ 13 atividades lúdicas para você fazer em casa
♥ 10 atividades educativas para se fazer em casa
♥ Descubra se seu filho está com problemas de visão
♥ 6 dicas para evitar a obesidade infantil
♥ Receita de panqueca sem farinha – com ovo e banana
♥ 5 melhores formas de lidar com a birra infantil

cometario_dicas-da-japa1

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

 

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>