O recém-nascido chegou, e agora?

O recém-nascido chegou, e agora?


O melhor momento para mamãe e o papai é a chegada do recém-nascido a casa. Aquele ser tão pequenino entrando pela primeira vez na sua casinha e conhecendo o seu cantinho tão aconchegante que o papai e a mamãe prepararam com tanto carinho pensando no bem-estar do novo membro da família. É ai que surgem as primeiras dúvidas dos cuidados com bebê. Mas não se preocupe, separei várias diquinhas úteis para vocês que estão passando por essa etapa, ok?

Dica #1 Troca de fraldas

A primeira dica antes de começar a trocar o bebê é tirar tudo que possa machucá-lo, ou seja, tudo que esteja ao alcance dele. Primeiramente, tire o sapatinho, e cuidado, pois eles se mexem muito, sempre fique com a sua mão apoiada na barriguinha dele quando está pegando os objetos para troca. Água morna com algodão é indispensável para a higiene das partes intimas do bebê, sempre apertando o algodão para tirar o excesso. A limpeza sempre é de frente para trás, pelo risco de infecção urinária, e não repita o mesmo algodão pela segunda vez, uma vez utilizado, jogue-o fora e parta para outro algodão limpo até que a área esteja totalmente higienizada. O lencinho umedecido não é isento de química, portanto, em casa, sempre opte pelo algodão com água, e quando for sair, aí sim, o lencinho umedecido. Já comentei algo sobre higiene aqui: Lista de enxoval de bebê – Banho e Higiene – parte 2

O-recem-nascido-chegou-e-agora-fralda

Dica #2 Primeiro banho em casa

A primeira coisa é separar tudo que vai utilizar antes, tais como: toalha de banho, sabonete líquido neutro, roupinhas e outros itens que julgue importante nessa hora. Depois disso, o preparo da água morna para poder saber se a temperatura da água está legal. Para isso, você pode utilizar o termômetro, ou até mesmo medir pelo seu antebraço, que é a pele mais sensível que temos e se a sentir agradável, essa água está pronta para o banho do seu bebê. Nesse processo é fundamental que se feche a porta, as janelas, evitando qualquer corrente de ar.

Depois de colocá-lo na banheira, jogue suavemente água no corpinho dele para que se acostume e depois comece a lavagem pelo rostinho somente com água, sem passar o sabonete, depois a cabecinha e vem descendo pelo pescocinho, peito, bracinhos, barriguinha, perninha, depois, vire-o e lave as costas e o bumbum de frente para trás e sem demorar muito, pois nas primeiras semanas, o bebê fica agitado com o banho. Para quem quiser, dei algumas dicas de banho aqui: Como acabar com as cólicas de bebê.

Seque-o bem, principalmente entre as dobrinhas. Higienize o umbigo com algodão e álcool. Seque bem a orelhinha e narinas com cotonete, se preferir.



Para colocar a fralda, como o umbigo ainda não caiu, pode tampar ou pôr embaixo da fralda, depende do tamanho desta, pois eles não sentem dor no umbigo, não se preocupe. Para poder mostrar detalhadamente esses passos, separei um vídeo do Hospital Israelita Albert Einstein, espero que ajude:

Dica #3 Amamentação

A amamentação vai muito além de só alimentar o bebê, pois ela protege contra doenças e faz com que o bebê se desenvolva melhor. E é importante para saúde da mamãe e uma experiência inesquecível, conforme já expliquei aqui: Alimentação saudável para o seu bebê.

Dica #4 Posição ideal para dormir

A melhor maneira de colocar o bebê dormindo é de barriga para cima com a cabecinha de lado, caso volte leite, essa posição da cabecinha de lado faz descer o líquido sem asfixiar o bebê. De barriga para baixo, geralmente, é proibido pelos médicos, pelo menos até o 03º a 04º mês do bebê, pois evita a morte súbita do recém-nascido. A causa ainda não está definida. Mas os estudos dizem que está associada a alguns fatores, como a posição em que o bebê dorme no berço.

O-recem-nascido-chegou-e-agora-posicao-ideal-para-bebe-posicao-ideal-para-o-bebe-dormir

Dica #5 Muito amor e carinho

A dica final é o amor e o carinho que os pais transmitem a esse bebê, saiba que ele ainda está se acostumando com essa nova vida, portanto, trate-o com muito amor, embora sejam pequenininhos e não falem, os bebês devem ser tratados com muito respeito, pois eles sentem tudo isso, ok?

Posts relacionados ao assunto 

Brinquedos para bebês recém-nascidos
Ideias de como tirar fotos de bebê
5 vídeos de bebês que irão lhe emocionar
7 truques para fazer fotos de bebê em casa

Bom, queridas, espero que tenha lhes ajudado nesse momento único, que é a chegada do tão sonhado bebezinho em casa. Digam-me se as dicas foram úteis, tá?
Boa sorte com esse bebê abençoado que veio para alegrar muito a família.
Bjo da Japa!!

 cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  2 comments

  1. Tatiana   •  

    Adorei as dicas, serão muito úteis.

    • Bellinha   •     Autor

      Oi Tatiana, fiquei super feliz pelo comentário! Espero que volte sempre!
      Muitos bjinhos :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>