Passo a passo: Desfralde

Passo a passo: Desfralde


Percebi que muitas mamães têm dúvidas sobre o desfralde. Geralmente são perguntas do tipo: qual o momento ideal para o desfralde, qual o melhor caminho para a criança ir se adaptando, e quando essa criança dá sinal quando está preparada? entre outras perguntas. Resolvi trazer a vocês as respostas para todas essas dúvidas. Para que seus filhos possam se acostumar naturalmente com essa nova jornada‚ que é a conquista da primeira independência, isso mesmo, para a criança, isso é independência! Afinal, depois que ela aprender o passo a passo, não vai precisar ficar gritando‚ para a mamãe e o papai ajudá-la a terminar o número 1 e o número 2. E‚ consequentemente, para os pais‚ o sentimento de orgulho e de missão cumprida pela conquista dessa independência e o alívio de poder economizar no valor que costumava gastar em fraldas, pomadas etc.
Fiz um levantamento de como realmente é bacana começar, e espero que vocês tenham sucesso com essas dicas que são bem simples.

Dica #1: Qual é o momento certo?

Bom, para falar a verdade, não tem um período certo, como sempre eu falo aqui nos posts do blog. Cada criança é de uma forma, mas‚ estatisticamente, os estudos dizem que gera em torno de 2 até 3-4 anos. E aí‚ vocês vão me perguntar, mas como de fato começo a sentir que chegou a tal hora? A criança vai entendendo como funciona o próprio corpo‚ e claro, observando os pais a irem ao banheiro e isso vira algo curioso para ela. E o momento é quando essa criança começa a acordar com a fralda sem xixi, já consegue se trocar sem a ajuda dos pais, já sabe que fez xixi ou cocô, pronto, já pode começar o desfralde.

tirando-a-fralda

Dica #2: Como devo incentivar?

Antes de tudo, vocês terão que ter muita paciência, e conversarem com a criança para que ela comece a entender que isso é algo muito bom pra ela‚ e acompanharem diariamente. Saibam que esse processo requer muita dedicação e amor. Peçam para a criança avisar sempre que tiver vontade para ser levada ao banheiro. E outra coisa super importante‚ é ter consciência de que, se decidiram tirar as fraldas, nada de recaídas, sigam com este plano até que a criança aprenda. Nada daquela história de colocar a fralda para ir ao shopping ou na casa da amiga. Sejam firmes e não confundam a criança. Lógico que não serão mil maravilhas no começo, a criança vai fazer xixi e cocô nas calças, que é super normal, ela estará aprendendo‚ e errar é humano. Sempre deixem roupas reservas no caso de estarem fora de casa ou na escolinha. Fiz uma tabelinha de certo e errado no desfralde para poder orientá-las melhor nesse processo e ficou assim:

desfralde-certo-errado

Dica #3: Adaptador para o vaso ou penico?

Bom‚ neste caso, fica a critério dos pais, mas para começar‚ eu acho que o penico seria melhor. Tentem ver um penico bonitinho com que essa criança possa se identificar. Em contrapartida, o vaso é alto e isso pode causar um pouco de desconforto a criança. Mas‚ se optarem pelo penico, lembrem que ele terá que ser higienizado toda vez que a criança utilizar. Ah! E uma coisa muito importante que os pais se esquecem de fazer: O desfralde não é‚ simplesmente, fazer xixi e cocô‚ e pronto, acabou. Veja ai o passo a passo.



VASO_OU_PENICO

Peça para a criança:
◆ Chamar os pais quando estiverem com vontade de ir ao banheiro.
◆ Depois de fazer as necessidades, mostrem como se limpa e incentivem a criança a jogar o xixi ou o cocô no vaso (com a ajuda dos pais)‚ no caso de estar usando o penico, e depois a darem a descarga e só então lavar as mãozinhas.
Já que os pais estão se dedicando para ensinar, vamos ensinar tudinho sem preguiça. A gente acha que não, mas as crianças observam tudo e aprendem rapidamente!

Quanto tempo é necessário permanecer com a criança até que faça as necessidades no banheiro?
Mais ou menos 5 minutos é o tempo ideal para que faça algo, já que a criança disse ter vontade ou os pais perceberam que ela está com vontade. Ah! E os pais precisam ser criativos para que a ida ao banheiro seja algo prazeroso para essa criança tentar fazer coisas engraçadas e divertidas, costuma funcionar muito bem!

Dica #4 Elogie sempre que possível

◆ Elogiar sempre que conseguirem fazer xixi. Façam aquela festa ou batam palmas. Rsrs…
◆ Outra forma que vocês podem incentivar o desfralde é com o auxílio de acessórios-coringa‚ que para as meninas são as calcinhas e para os meninos a cuequinha. Levem a criança junto para escolher e aproveitem para incentivá-los de que estão crescendo.
◆ Auxílio de livros (lúdico) é muito bem-vindo. Existem vários que incentivam a largar a fralda e as crianças adoram!
◆ Eu ia me esquecendo desta dica que acho super válida, tentem colocar roupas de elásticos para facilitar na hora do xixi. (shortinho, calça e sainhas).

Dica #5 Desfraldamento noturno

Quando o filhote já aprender e consegue ficar sem fralda durante o dia, vocês já podem começar o desfralde noturno.
◆ Tentem evitar o consumo de líquidos entre 2 a 3 horas antes de ir para cama;
◆ Chegou a hora do soninho da noite, leve-o para fazer xixi;
◆ Assim que um dos pais acordarem, no dia seguinte, já acorda a criança e a leve para fazer xixi.
Mais uma vez, que nem comentei no processo do desfralde diurno, a criança vai fazer xixi na cama etc. para se proteger, tentem forrar em cima do colchão aqueles fraldões quadrados que vão absorver legal o xixi. E sempre conversem com a criança dizendo que quando tiver vontade de fazer xixi‚ tem que ser no banheiro‚ porque se não‚ acaba sujando a linda caminha, entre outros argumentos‚ tudo na base da conversa.

Agora é colocar o plano em ação!!
Se vocês acham que já é o momento da criança dar adeus às fraldinhas, tentem seguir essas dicas. Tenho certeza de que vocês vão ter sucesso. Só peço que tenham muita paciência e sem preguiça‚ que dará tudo certo!
Até o próximo post, muitos beijinhos!!

♥ posts recomendados para você ♥

Infográfico – Mochila certa para crianças
Pratos divertidos para criança
Como entender a tabela nutricional dos rótulos dos alimentos
Festas Infantis, Tema Sorvete 

15 ideias de como reaproveitar o berço de bebê
7 dicas para viajar com crianças
34 truques incríveis para ajudar as mamães
Ideias de como tirar fotos de bebê
7 truques para fazer fotos de bebê em casa

cometario_dicas-da-japa

Estes são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  2 comments

  1. nathalia   •  

    Ola!
    Li seu post e tenho muitas duvidas…
    Minha filha tem 2 anos e 2 meses e há 3 dias iniciei o desfralde…
    É um xixi no penico para 6 na roupa…
    É tão desanimador…
    Ta vontade de desistir…
    Ainda para uma mãe ansiosa como eu…
    Hoje ela começou a se recusar a usar o penico…e nem quer usar a privada…e olha que o penico e aquele troninho musical da Fisher…
    Ta difícil…

    • Bellinha   •     Autor

      Oi Nath, tudo bem?
      Muito obrigada pela mensagem!
      O desfralde realmente não é uma tarefa fácil…você vai ter que ter muita paciência e acima de tudo conversar com a sua filhinha para que ela entenda que isso é algo muito bom pra ela. Você pode dizer algo assim, filha, você já está ficando uma mocinha e mocinhas fazem xixi no troninho e aos poucos tenho certeza que se você demonstrar dedicação, carinho e amor, ela vai aprender e quanto menos você esperar estará fazendo xixi no lugar certinho!
      As a dica que eu te dou é não desistir já que decidiu começar o desfralde, ok?
      Assim que ela começar a ir ao banheiro, volta aqui me diz como foi, tá bem? Um grande beijinho e sucesso no desfralde!!
      Energia positiva :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>