Por que o Pré-natal é importante?

Por que o Pré-natal é importante?


Muitas gestantes acham que não é necessário acompanhamento médico nesse período e acabam recorrendo a eles só quando chega a hora do parto. Mas o Ministério da Saúde aconselha que todas as grávidas compareçam ao médico pelo menos 6 vezes até o nascimento, mas o ideal mesmo é manter uma frequência maior, pois com saúde não se brinca, não é verdade? Ainda mais que, nesse caso, são duas vidas, a sua e a do bebezinho que está a caminho e tudo que queremos nesse momento é uma gestação sem turbulências.
Para mamães de primeira viagem, todo assunto referente à gravidez costuma trazer muitas dúvidas. Por tanto, hoje vou falar um pouco sobre a importância do pré-natal na gravidez.
Simplificando, o pré-natal é um tipo de assistência que a gestante recebe durante os 09 meses de gravidez. O pré-natal vai acompanhar a futura mamãe mês a mês para proporcionar uma gravidez tranquila e saudável e evitando riscos no parto.
E durante esses 09 meses, você terá que fazer uma bateria de exames para saber se está tudo controladinho com a sua saúde e a do bebê. E, conforme esse acompanhamento, é possível detectar precocemente algumas doenças que podem afetar o crescimento do bebê dentro do útero. Neste post, eu já falei sobre alguns problemas que o bebê pode desenvolver, e para quem ainda não leu: Importância do ácido fólico na gestação.

Como escolher um obstetra de confiança?

Quando a mulher está grávida, ou querendo engravidar, o mais aconselhável é escolher um médico por indicação, converse com amigas que já tiveram bebê e veja se o profissional é atencioso, se está disponível sempre que precisar ligar para tirar algumas dúvidas, mas caso não encontre uma indicação bacana, infelizmente, a saída é tentar marcar umas 3 a 4 consultas, e nelas, você expõe os seus pensamentos e dúvidas e sentirá como será o retorno da parte dele. Eu digo isso porque eu mesma sou muito exigente com a minha saúde e toda vez que vou ao ginecologista, sempre saio pensando que a consulta poderia ser melhor, por isso deixo essa dica, pois a relação de confiança entre vocês e o médico é muito importante.

Mas é obrigatório ir todo mês ao obstetra?

Isso vai depender muito do seu estado, se está sem alterações em todos os exames solicitados, se não sente altos desconfortos, isso só você e seu médico irão poder alinhar juntos.
Mas vamos dizer que sua gestação está super tranquila sem nenhum problema, nesse caso, a consulta com o obstetra é mensal até o 07º mês e a partir do 08º mês, a visita vai para 2 x nesse mês e no último mês, que é o 09º mês, torna-se mais frequente e o encontro com o obstetra é semanal.

Por que o pré-natal é importante gravida 1

Quais os exames de praxe?

Na primeira consulta de pré-natal, as mamães recebem um cartão de gestante onde ficarão registrados todos os desenvolvimentos de cada consulta.

Hemograma completo – Detecta anemia (mede os níveis de açúcar, risco de contrair a rubéola, toxoplasmose, citomegalovirose, ou infecções como sífilis, Hepatite e HIV).
Exame de urina e urocultura – Detecta infecção urinária, ideal para acompanhar as gestantes diabéticas, conforme expliquei aqui: Diabete gestacional.
Exame de fezes – Detectam parasitas e anemia.
Ultrassonografias – Intravaginal, translucência nucal, morfológica, diabete gestacional e além dessas tem a Ultra do 03º trimestre e, por último, é a triagem de estreptococo beta-hemolíticos. Ultrassonografias são utilizadas para a identificação da idade gestacional e má-formações no bebê.
Além desses exames básicos que citei acima, o seu obstetra pode solicitar outros exames, caso seja necessário.



Por que o Pré-natal é importante gravida ultra

Para finalizar, vou bater na mesma tecla, que é a importância da atividade física e alimentação.
Para quem ainda não sabe como se alimentar melhor na gestação: O que as mamães devem comer na amamentação?

Viram como é importante o pré-natal?

Cobrem sempre do seu médico todos os procedimentos nos quais as gestantes devem se submeter para ter uma gravidez tranquila do começo ao fim.

Mamães, para que o post não ficasse grande, eu resumi muita coisa sobre o pré-natal, mas se vocês tiverem mais coisas para acrescentar, podem ficar à vontade. É só comentar no final deste post. Vamos ajudar juntas todas as mamães que vêm aqui procurando mais informações sobre o assunto, ok?

Lei mais aqui: 

Como cuidar do corpo na gravidez
Saiba o que levar para a maternidade: Mala da mamãe
Dicas de vestidos de grávidas
Saiba mais sobre a diabetes gestacional

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>