Descubra se seu filho está com problemas de visão

Descubra se seu filho está com problemas de visão


Não tem nada mais chato que enxergar embaçado, ter dificuldades para ler ou escrever, sentir dores de cabeça, entre outros sintomas, falo isso por experiência, meus pais descobriram que eu tinha problema na visão aos oito anos através de um exame semestral que havia na escola, quando morava no Japão. Eu mesma não sentia nada demais, achava que enxergar embaçado de longe era normal, mas… sim, eu tinha miopia. Depois de fazer vários exames tive que começar a usar óculos para longe. Sempre odiei óculos de grau, acho que porque na minha época não tinha aquelas armações bonitinhas para adolescentes, sabe, então me achava feia, sei lá, é meio bobo mas eu não gostava mesmo!

Ainda bem que através desses exames escolares consegui descobrir que tinha miopia e tratar, imagine se não tivesse descoberto esse problema antes? Já pensou? Achei bacana vir aqui falar um pouco com vocês sobre como podemos descobrir se as crianças estão apresentando problemas de visão. Esse assunto é muito importante para você que é mamãe já ficar ligadinha e observar o comportamento do seus filhos.

Como identificar os sintomas?

É simples, se reparar que seus filhos estão apresentando muitas dores de cabeça, lacrimejando, ardência, assistindo TV muito de perto, dificuldades na leitura, pode significar que estão com dificuldades para enxergar.

E esses problemas de visão afeta muita garotada na idade escolar, mas que muitas vezes podem ser diagnosticados e tratados com antecedência se os pais identificarem esses sinais cedo.

visão-armação-kid

Qual especialista procurar?

Você precisa procurar o oftalmologista. Esse profissional fará todos os exames necessários para saber o que está acontecendo com a saúde visual do seu pequeno. O diagnóstico de um problema na visão pode ser feito em qualquer idade, principalmente na infância e na adolescência, já que algumas pessoas podem apresentá-lo desde o nascimento.



De acordo com a fase de desenvolvimento visual, isso vai se agravando mais. Por isso, o quanto antes tratar os sintomas, maior é a chance de amenizar ou até mesmo curar o problema. Por isso as consultas de rotina de 1 ou 2 vezes ao ano são muito importantes.

problemas-de-visão

Os tipos de problemas de visão

Miopia: dificuldade para enxergar objetos que estão longe. Sendo assim, observe se seu filho tem costume de apertar os olhos para tentar enxergar melhor no dia a dia.

Hipermetropia: o inverso de Miopia, ou seja, a pessoa tem dificuldade de enxergar objetos que estão próximos. Os sintomas de quem tem hipermetropia podem ser dor de cabeça e piscar frequentemente.

Astigmatismo: é uma mistura de miopia com hipermetropia, ou seja, a pessoa não enxerga bem nem de longe nem de perto.

Estrabismo: é a perda de paralelismo dos olhos, cada um aponta em uma direção diferente.

Se o seu filho apresenta algumas dessas dificuldades, leve-o imediatamente ao oftalmologista.

problema-de-vista

Então, mamãe, já deu para entender um pouco mais sobre esse assunto, não é? Comece a observar os seus filhos. Isso pode afetá-lo até no rendimento escolar, por ter essa dificuldade. A criança não consegue enxergar bem e isso dificulta o desempenho em sala de aula.

Se seu filhote for diagnosticado com um desses problemas de visão, é bom já ir pensando em um óculos superdescolado para que ele consiga enxergar perfeitamente. Pode ser que no começo a criança estranhe o uso do óculos, mas os pais têm que estimular dizendo  que ele está lindo, que é inteligente e que ele vai enxergar melhor.

Não há erro, em algumas semanas seu filho estará usando e enxergando tudo perfeitamente!

Espero que essas dicas tenham lhe ajudado de alguma forma. Se você quiser compartilhar outras dicas, pode deixar aqui nos comentários que irei amar receber. Um superbeijo e até o próximo post! :D

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  1 comment

  1. fatima medeiros   •  

    amei a dica,.parabéns .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>