Quadro de incentivo infantil - 4 dicas de como montar

Quadro de incentivo infantil – 4 dicas de como montar


Muitas mamães me mandam e-mails perguntando se eu poderia dar algumas dicas para melhorar o comportamento de seus filhos, e me relatam que vêm observando que as crianças de 5 a 8 anos estão um pouco desobedientes, cheios de vontade e não querendo obedecer a determinados pedidos feitos pelas mamães. Muitas dizem que mesmo dando broncas e chamando a atenção não está adiantando, portanto, analisando todos esses cenários, veio-me à cabeça aquele quadro de incentivo, não sei se você está lembrada do programa da Super Nanny, eu o amava. Nele, com crianças maiores, a Super Nanny montava um quadrinho de incentivo infantil. Eu adorava assistir a esse programa e ficava observando os comportamentos das crianças. Então hoje resolvi dar 4 dicas para você montar um quadrinho e adaptar à sua realidade. Vamos ver como funciona?

Posts que você vai amar 

11 Ideias de presentes para o dia das crianças
Brinquedos e jogos educativos
10 coisas que preciso ensinar para meu filho
4 dicas para educar os filhos de forma saudável

1 – Objetivo de se ter um quadro de incentivo infantil

Esse quadrinho tem a finalidade de apresentar, de forma lúdica, regras e responsabilidades. Nele você pode montar uma lista de tarefas para que seu filho possa fazer todos os dias.
É uma brincadeira diária que estimula o bom comportamento da criança, desde a hora que acordar até dormir.

É basicamente uma agenda, em que eles poderão se guiar para não perder nenhum compromisso, como aula de inglês, natação, dever de casa, hora do lanche, hora do banho e, consequentemente, te ajudará bastante em casa, afinal, você não vai mais precisar, aos berros, mandar a criança fazer tal coisa toda hora, ela mesma já saberá o que precisa fazer e isso é muito bom no desenvolvimento.

A regra desse joguinho é basicamente assim: a cada conquista a criança recebe uma recompensa que não pode de jeito nenhum ser bens materiais. Veja o que o seu filho mais gosta de fazer, como brincar na casa do coleguinha, ir ao cinema e ao teatrinho, brincar na pracinha, enfim, recompensas saudáveis que não sejam bem materiais, dinheiro etc.

2 – Monte o quadrinho junto com seu filho

Não há nada mais prazeroso para uma criança do que saber que está sendo útil em alguma tarefa. Primeiramente, liste todas as atividades que você gostaria que seu filho colocasse em prática; depois disso, escreva em uma folha para organizar melhor cada horário do dia.

Depois de tudo montado, tire um dia para comprar os materiais, tente achar peças divertidas como imãs de carinha, coloridos, e tenha em mente que nesse quadro deverão estar separados os dias da semana que cada filho deverá cumprir as tarefas determinadas e as recompensas, então, antes de sair comprando, faça um rascunho de como será o seu quadrinho para saber exatamente o que comprar.



Se você não tiver tempo de sair para comprar, encontrará lugares que vendem esse quadrinho personalizado, é bem bacana para mamães que curtem a ideia e não dispõem de tempo para montar, sair e comprar. Tente procurar no Google que vai encontrar diversos lugares.

3 – Como é na prática?

Esse quadrinho de incentivo infantil é bem simples de entender, Você deverá explicar como funciona para o seu filho. A intenção não é robotizar a rotina da criança, mas incentivá-la desde pequena a se tornar uma pessoa mais organizada, isso com certeza fará diferença na vida adulta dela.

Você precisa escolher um cantinho especial para esse quadrinho, coloque-o na altura da sua criança, ela precisa ter acesso a ele a todo momento, para poder se guiar.

4 – O que posso oferecer de recompensa?

A ideia desse quadro de incentivo é criar uma rotina saudável para o seu filho, e não fazer algo em troca, por exemplo, fazê-lo associar essa brincadeira com presentes, dinheiro etc.

Esse não é o objetivo. Eu acho superbacana você sentar com seu filho e juntos listar o que ele gostaria de fazer se conseguir cumprir todo o quadrinho. Tenho certeza de que surgirão várias ideias bacanas sem precisar envolver bens materiais.

Vou deixar aqui um vídeo que assisti no YouTube e gostei muito do quadrinho apresentado, até para você entender melhor como funciona esse quadro de incentivo: 

14 temas de festa infantil para você se apaixonar
13 atividades lúdicas para você fazer em casa
5 atividades educativas para fazer nas férias do seu filho
Descubra se seu filho está com problemas de visão

Quero que você me conte se gostou da ideia e se já faz ou vai começar a fazer, me conte aqui nos comentários que vou querer saber se esse quadrinho está dando certo para você e o que você achou desse post.

Aproveite também e me diga se gosta desse tipo de post para eu saber se posso de vez em quando falar mais sobre essa linha de conteúdo, está bem? Fique na paz, um superbeijo da Japa!

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  2 comments

  1. Leticia sanches   •  

    Ola me interessei na verdade ja estava querendo fazer um pro meu filho mas nao tenho como comprar vc teria alguna idéia pra mim que seja reciclado ou super barato?
    Se puder me responder por email fico muito grata.
    Ah e meu filho queria dos super heróis
    Dicas.da.letycia@gmail.com

    • Bellinha   •     Autor

      Oi, Leticia!

      Você pode montar o seu próprio quadrinho com essa temática dos super-heróis, acho que vai ficar bem legal!
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>