Quero engravidar: 4 fatores que podem estar lhe impedindo de ser mãe

Quero engravidar: 4 fatores que podem estar lhe impedindo de ser mãe


Agora que você decidiu e disse: ” Quero engravidar !”, o primeiro passo é o acompanhamento com o seu médico, e não pode ser qualquer médico. Falo isso por que sei como é a dificuldade de achar um “bom médico” que tenha paciência para nos escutar de verdade. A maioria só pensa em fazer aqueles exames “ginecológicos de praxe” e tchau. É muito triste, mas é verdade. Eu mesma já passei por vários profissionais desse tipo e me frustrava. Ficava imaginando: “Poxa, pago plano de saúde caro para ter esse atendimento péssimo? Então quer dizer que se eu quiser um tratamento “bom” preciso pagar um profissional que atenda de forma particular, além do plano?” Muitos profissionais se esquecem de que somos humanos e queremos atenção. Temos que ir ao ginecologista para falar de tudo, os médicos precisam olhar a saúde da mulher como um todo. A mulher que quer engravidar precisa de exames que avaliam se ela tem algum problema de saúde, histórico familiar, como diabetes, hipertensão, endometriose, qual anticoncepcional usou ou usa, ou seja, investigar como anda a saúde dessa paciente.

Muitas tentantes reclamam que tentam engravidar por mais de 1 ano e não conseguem. Isso está acontecendo com você? Então continue lendo esse post que vou lhe mostrar alguns fatores que podem estar te impedindo de se tornar mamãe.

Fator # 1 – Quero engravidar e penso nisso 24 horas, isso não sai da minha cabeça

Mais de 80% dos casais jovens que não conseguem engravidar na maioria das vezes é por questão emocional, por estresse do dia a dia. Aquele pensamento “Quero engravidar” é tão forte que vira um estresse na vida desse casal. E quando estamos estressadas liberamos hormônios por estresse (adrenalina, cortisol), que mexem com a imunidade da mulher e consequentemente com a ovulação e pode até alterar o PH vaginal, o que pode causar corrimento e tornar-se uma inflamação (infecção) na vagina. Essa infecção pode dificultar a passagem do espermatozoide.

Essa ansiedade pode estar te impedindo de engravidar. Dentro desse 1 ano, não fique grilada só pensando que tem que engravidar de qualquer forma. Tente relaxar que quando você menos esperar estará gravidíssima!

pensamento-gravidez

Fator # 2 – O período de ovulação é diferente para cada mulher

A maioria das mulheres ovula no meio do ciclo. Por exemplo, se eu tenho um ciclo de 28 dias, no 14° dia pode ocorrer a ovulação. Existem mulheres que têm o ciclo de 28 dias, mas a primeira fase dura 18 dias e a segunda 10, então essas mulheres vão ovular no 18° dia e no 14°dia. Se você estiver tendo relação apenas no 14° dia, praticamente você não vai pegar o dia certo da ovulação. Então você precisa descobrir qual é o seu período ovulatório. Você descobre pela ultrassonografia, dosem hormonais entre outros.



Evite aquela história de ter hora marcada para ter relações, isso é muito chato. É a pior coisa que tem, pode ser que naquele dia você ou seu marido não estejam a fim, estejam cansados etc. O melhor remédio é relaxar. Está bem emocionalmente e ter harmonia familiar é fundamental.

Fator # 3 – Causas e possíveis problemas que podem atrapalhar a sua gravidez

 Hábitos – pessoas sedentárias têm alteração de metabolismo, o que pode alterar a tireoide e afetar a ovulação e o ciclo menstrual.

 Consumo de bebida alcoólica, cigarro etc.

 Hábitos de higiene – mulheres que usam calça jeans apertada o dia inteiro ou usa calcinha que não seja de algodão.

 Existem alguns miomas que ficam dentro do útero que podem impedir a passagem do espermatozoide (se você tem algum mioma, converse com seu médico para saber se isso pode estar impedindo ou não).

Há vários fatores, mas o ideal é que você converse com seu médico e juntos tentem chegar a uma solução depois de realizarem uma bateria de exames a fim de investigar o que pode estar atrapalhando.

Fator # 4 – O homem também precisa ir ao médico se consultar (urologista)

Não é só a mulher que precisa se cuidar, o ginecologista é o profissional que cuida da saúde da mulher; o que cuida da saúde do homem é o urologista. Ele não tem que ir só quando está com problema no pênis, por exemplo, tem que ir para fazer exame de rotina. Saber como anda o colesterol, se tem diabetes ou não. Muitos homens têm receio e acabam falando que não sentem nada, então acham que está tudo bem. Isso é mito, não é por que o homem tem ereção e vê o esperma saindo que está tudo bem.

Pode ser que ele não tenha a quantidade correta de espermatozoides, pode ser que tenha alguma infecção etc. E se esse for o caso, um simples antibiótico fará uma grande diferença e talvez vocês consigam engravidar. Não é só a mulher que fica grávida, é o casal. Portanto, os exames deverão ser realizados em conjunto.

quero engravidar-urologista

Conseguiu perceber que podem ser vários os fatores que estão te impedindo de engravidar? Então, no momento em que você pensa “Quero engravidar”, o que envolve na verdade essa dificuldade de engravidar não é só um fator, são várias coisas que deverão ser analisadas, e o ginecologista tem que avaliar tudo o que se passa no seu corpo. Por isso a importância de se procurar um bom ginecologista.

A mulher tem que ser examinada e vista como um todo (histórico familiar, exames complementares, exames de sangue, dosagens hormonais). Vai muito além de um par de seios e vagina, mulheres precisam de profissionais que realmente estão dispostos a ajudá-las e não simplesmente aqueles que falam que o casal é infértil, sem ao menos se dar ao trabalho de fazer toda essa análise antes de encaminhar para fertilização in vitro.

Bom, menina, essas são as minhas opiniões em relação a fatores que podem estar te impedindo de engravidar. Conte-me como você está lidando com esse assunto e se o seu médico realmente entende a importância desses exames.

♡ Você já viu esses Posts?

Sintomas de gravidez nas primeiras semanas
Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semana
7 dicas de como dar notícia da gravidez
Importância do ácido fólico na gestação
20 ideias de nomes de bebês para meninas e meninos (parte 1)
Lista de enxoval de bebê – parte 1
Saiba o que levar para a maternidade: mala do bebê
Saiba o que levar para a maternidade: Mala da mamãe

Vamos trocando informações, OK? Espero que o post tenha lhe ajudado, pois escrevi com muito carinho e dedicação, pensando nas tentantes que estão ansiosas nessa fase. Um beijão e até o próximo post.

 Fonte: Dr. Domingos e Erica Mantelli

 cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>