Saiba mais sobre a diabete gestacional

Saiba mais sobre a diabetes gestacional


Nós ouvimos falar muito sobre diabetes gestacional, mas logo paramos e pensamos, será possível, eu que nunca fui diabética, logo na gravidez contraí-la? A resposta é sim, é possível. O diabetes, no geral, é nada mais, nada menos, que o aumento dos níveis de açúcar no sangue, certo? O diabetes gestacional, na maioria das vezes, é aquela doença que foi diagnosticada na gestação, que em muitos dos casos, aparece no 2º trimestre da gestação, e assim que o bebê nasce, vai embora.

Vou tentar explicar melhor como funciona o diabetes gestacional, é mais ou menos assim: a causa pode vir de vários fatores, mas os estudos dizem que pela presença da placenta na qual há algumas substâncias que impedem a ação da insulina, e por essa insulina ser um hormônio produzido por todos nós, faz com que o açúcar seja transportado do sangue para as células. A placenta impedindo essa ação da insulina faz com que esse açúcar se acumule dentro do sangue e não vá para as células, sendo assim, não tendo o aproveitamento de glicose e fazendo com que sobrecarregue esse açúcar no sangue.

Como descobrir se estou com diabetes gestacional?

Bom, nas primeiras consultas do pré-natal, no exame de sangue, será feita a medição da glicemia, nela, seu médico já vai poder avaliar qual o melhor procedimento para o tratamento durante a gestação.

Existe a prevenção? Como deve ser a alimentação do dia-a-dia?

Sim, existe! Uma alimentação saudável, conforme já dei algumas dicas aqui: O que as mamães devem comer na amamentação?
As gestantes devem ter controle na alimentação, e em hipótese alguma, exagerar no açúcar e nas frituras.
O ideal é que além do acompanhamento médico, essa gestante seja acompanhada por uma nutricionista que irá indicar os melhores alimentos tentando manter a gravidez tranquila para um bom desenvolvimento do bebê e da mamãe. Portanto, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais não podem ficar de fora do cardápio. O consumo de alimentos integrais como arroz integral, cereais, frutas como maçã, pêssego, pêra, de preferência, consumidas com a casca. Não podemos esquecer a importância do exercício físico de baixo impacto (yoga, caminhada, pilates, entre outros).

Diabete gestacional dicas da japa

O que pode causar no desenvolvimento do bebê?

Se não for bem cuidada, pode haver uma sobrecarga do açúcar em alguns órgãos do bebê, e essa sobrecarga pode fazer com que os órgãos internos cresçam e esse bebê venha a ser muito grande (macrossômico). Embora a gente ache bonitinho e fofinho bebê gordinho com muitas dobrinhas, mas não é. Esses bebês geralmente nascem com 5 a 7kg devido a esse excesso de açúcar, e com isso, ele pode nascer com hipoglicemia, além do risco de má formação, precisando de cuidados para poder regular essa taxa de açúcar e, futuramente, pode vir a apresentar obesidade e ser diabético.



Então, mamães, viram como não é nenhum bicho de 7 cabeças? Se vocês cuidarem com muito amor e carinho, o diabetes gestacional vai embora logo, logo.

Respeitando todos os exames que o médico pede, alimentando-se bem e mantendo o exercício diariamente, tenho certeza de que não haverá nenhuma dificuldade maior na gestação. E seus filhinhos virão super saudáveis para poderem curtir momentos maravilhosos com vocês.

Se alguma de vocês estiver passando por esse momento, ou já passou e quiser escrever nos comentários para ajudar mais as mamães que estão lendo este post, será super bem-vinda.
Obrigada por lerem até aqui e até o próximo post, mil bjinhos a todas vocês.

♡ Posts que você pode gostar ♡

Dicas de roupas para gestantes
Dicas de vestidos de grávidas
20 ideias de fotos de gestantes
Importância do pilates na gravidez
6 dicas para pedir no chá de bebê – Lista de presentes baratos

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>