Segundo filho - 6 dicas para evitar o ciúme entre irmãos

Segundo filho – 6 dicas para evitar o ciúme entre irmãos


A chegada de uma nova criança à família é uma surpresa boa para todas da casa, mas você sabe como podemos preparar a criança mais velha para que ela não venha a ter ciúmes durante a gestação e após o nascimento? Para ela, tudo isso é uma grande novidade, afinal, ele era o reizinho, ela, a princesinha da casa, o centro das atenções dos pais, e esse processo de receber um irmãozinho ou irmãzinha pode demorar um pouco para ser entendido. Dessa forma, listei 6 dicas para poder evitar ciúmes entre irmãos.

Dica #1 – Tente envolver o primeiro filho na espera do irmão

Desde o início, tente construir uma relação entre os irmãos. Estimule sempre para que seu filho dê beijinhos na sua barriga, cante para o bebê dentro da barriguinha da mamãe e sempre diga que o bebê está chegando para somar na vida desse pequeno, que eles serão muito amigos e mostre ao seu filho mais velho que todo o amor que vocês pais sentem por ele continuará crescendo, mesmo com a chegada de outro membro da família.

Já viu esse post?

♥ 10 coisas que preciso ensinar para meu filho

♥ 47 ideias de fotos de bebês para fotografar o seu filho

♥ 4 dicas para educar os filhos de forma saudável

Dica #2 – As lembranças da primeira gravidez

Além disso tudo que falei na Dica #1, acho superlegal você mostrar fotos, vídeos, objetos de quando estava grávida do seu primeiro filho.

Mostrar as fotos de quando ele estava na sua barriguinha, como foram os preparativos etc., para que essa criança possa se sentir parte disse tudo que vocês passaram juntos.



segundo filho

Dica #3 – Xô ansiedade

Aja naturalmente, é claro que temos preocupações sobre esse segundo filho, mas cuide para que isso não contamine o seu filho mais velho deixando-o inseguro e ansioso. Tente levar essa segunda gravidez de forma calma, e passe segurança e tranquilidade para o seu primeiro filho.

Dica #4 – Adie mudanças bruscas

Essas mudanças seriam algo na rotina diária do seu filho, como tirá-lo do berço, caso ainda seja pequeno, tirar a chupeta, mamadeira, fraldas etc., pois ele poderá associá-las à chegada dessa nova criança. Se tiver que fazer alguma mudança, como mudá-lo de quarto, ou no caso se for quarto compartilhado, sempre mostre os pontos positivos dessa mudança.

Uma excelente dica é deixá-lo participar da nova decoração do quartinho do seu segundo filho, pedir ajuda para escolher as roupinhas e arrumar a mala de maternidade, entre outras. 

14 principais sintomas na gravidez
3 formas de lidar com a depressão pós-parto
Assimetria craniana: tratamento para cabeça torta do bebê
9 itens que facilitarão a sua vida com o seu bebê

Adie mudanças bruscas

Dica #5 – Preparando o filho mais velho para a chegada do segundo filho

Geralmente o filho mais velho é mais colado à mamãe, então é um bom momento para estimular o convívio do papai com o filho, para que aprendam a passar mais tempo juntos, para ele poder ajudar a mamãe mais tarde no pós-parto, e para que esse primeiro filho desapegue um pouco da mamãe.

O papai pode fazer um pipoquinha e deixar o filho selecionar algum desenho ou filmes para assistirem juntos. Brincar no parquinho, cinema ou teatro. Aí vai da criatividade do papai.

Nas primeiras semanas após o nascimento do bebê, a mamãe vai precisar dar mais atenção ao recém-nascido, portanto, nesse momento, se o papai puder ajudar, tudo vai caminhar calmamente sem estresse para toda a família.

5 melhores formas de lidar com a birra infantil
Descubra se seu filho está com problemas de visão
Alimentação infantil: As 5 melhores dicas que você precisa saber

Preparando o filho mais velho

Dica #6 – Como identificar o ciúme?

É importante que os pais fiquem atentos a todos os sinais que a criança possa demonstrar, como agressividade, ficar respondona, ter comportamentos de regressão, como fazer xixi na cama, querer a mamadeira de volta, ou também pode ficar mais encolhida, no sentido de se isolar, um olhar “tristinho”, resumindo, esse criança está se sentindo insegura se percebe que está perdendo o espaço que antes era só dela.

Explique com muito amor, carinho e atenção que a chegada desse bebê não mudará nada e que vocês a amam muito.

Gostaram das dicas? Eu acredito de verdade que com amor e carinho tudo se ajeita.  Estimule e ajude o seu filho a participar dos cuidados do bebê.

O ciúme é normal em crianças. Tenha paciência! Acredite, seu filho aprenderá a amar muito o irmãozinho e serão grandes amigos pela vida inteira.

Vou ficando por aqui, espero que esse post tenha lhe ajudado, e se quiser dar outras dicas relacionadas, escreva nos comentários! Vou adorar ler e respondê-los. Um superbeijo!

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>