Sintomas de gravidez nas primeiras semanas

Sintomas de gravidez nas primeiras semanas


Muitas mamães já começam a sentir os sintomas antes mesmo de saberem que estão grávidas. Eu digo isso porque tenho uma amiga que logo suspeitou de sua gravidez ao sentir alguns sintomas, como outras, que só se ligaram que estavam grávidas depois de 02 meses, e na minha concepção, essas, provavelmente, são as que têm menstruações desreguladas, por isso não perceberam as mudanças logo no início.
O engraçado é que falamos muito sobre sintomas nesse período, mas a verdade é que cada mulher reage de uma forma; existem as que são mais ligadas com o corpo, mais sensíveis, logo percebem a mudança, mas também as que não sentem nadinha e que a gente nem consegue acreditar, rs! Mas para as mamães que já estão sentindo ou querem saber como são esses tais sintomas, é só continuarem a leitura que vou dar muitas dicas e explicações. : )

Os sintomas nas primeiras semanas, o principal é o atraso da menstruação

Ao perceber que a menstruação está atrasada, o ideal mesmo é procurar atendimento médico que vai solicitar exames clínicos e laboratoriais, mas, muitas vezes, sabemos que marcar consultas pode ser demorado, e nesse momento, queremos algo que nos deem um feedback imediato.
Para se autoajudar, a dica que dou é que se faça um teste de farmácia que permite diagnóstico de gravidez na hora. E se der positivo, já tentar agendar o mais rápido possível uma consulta com o médico. Ou, até lá, se não conseguir atendimento em até 7 dias, tentar repetir novamente o exame de farmácia para ter mesmo a certeza de que esse 2º teste deu positivo . Como saber de uma vez por todas se estou grávida?

Sintomas de gravidez nas primeiras semanas
Quando for ter a conversa com o médico, ele solicitará uma bateria de exames para começar o quanto antes o pré-natal. O mais certo é o Beta HCG, por ser um exame mais completo e minucioso e mais indicado pelos médicos.

Alguns sintomas da gestação:

Enjoos e fadiga, que faz a mulher se sentir muito cansada, azias, aumento do apetite, desejo de comer algo diferente, sonolência, dores nos seios, dor de cabeça, tonturas, cólicas e gases, urinar várias vezes ao dia, alteração no paladar, dor lombar, alteração no olfato, prisão de ventre, estado emocional frágil, entre outros.

Como se manifestam?

A aréola do mamilo pode ficar mais escura, e as veias dos seios, das pernas, dos pés e das mãos podem aparecer mais do que de costume. Nesse período, sentir-se com muito sono é normal, a mulher está passando por uma mudança e, com isso, sente-se exausta, portanto, descanse bastante. : ) Se sentir que seu paladar e olfato estão estranhos, é normal também. O seu humor também sofrerá mudanças por conta da progesterona, devido a hormônios que oscilam e provocam essa alteração no humor, conforme expliquei aqui neste post: Como cuidar do corpo na gravidez.

Como fazer para aliviar os enjoos?

Torno a falar que cada mulher reage de uma forma aos alimentos, a dica principal é identificar quais alimentos que dão enjoos e evitá-los. Mas pequenas refeições durante o dia ajuda muito, comer frequentemente em pouquinhas quantidades e não comer muito 2 vezes ao dia, pois isso prejudica na digestão e a possibilidade de aumentar o enjoo é grande. Tente se alimentar o mais saudável possível com bastante líquidos nos intervalos das refeições que ajudam a hidratar o corpo, conforme expliquei aqui: O que as mamães devem comer na amamentação?



Como fazer para aliviar os enjoos

Sim, estou grávida!! Como faço para calcular a data que meu bebê nascerá?

Geralmente, a gravidez pode chegar até 40 semanas em média, o que equivale aos 09 meses. Os médicos costumam usar o termo “semanas”.
Contam-se essas semanas a partir do 1º dia da última menstruação, embora a gente pense que o certo é calcular a partir do dia em que engravidamos.
Separei para vocês abaixo a fórmula para calcular a data aproximada do parto:

Último dia da última menstruação +07 dias + 09 meses.
Ex: Vamos supor que a sua última menstruação aconteceu no dia 15 de agosto.
Dia 15 + 07 dias= Dia 22
Dia 22 + 09 meses= Dia 22 de maio.

Logo, o nascimento do bebê será em torno das semanas que anteceder a data ou mais próximo dela, podendo chegar antes ou depois, entendeu?
Mas isso tudo vai de acordo com seu médico, antes de ir às consultas, tente anotar todas as suas dúvidas e as esclareça a cada consulta, ok?

Espero de coração ter ajudado vocês com essas pesquisas que estudei bastante para trazer neste post. Vocês que estão passando por esse momento tão mágico! Estar grávida é um presente que mal sabemos como agradecer, apenas quem sente sabe como é, certo?

Se gostarem do post e quiserem deixar mais dicas, ou até mesmo se ficou alguma dúvida, escrevam nos comentários que responderei com o maior carinho!
Bjinhos, fiquem com Deus!

♡ Outras dicas que você vai adorar ♡

Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semana
Guia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semana
Sintomas de gravidez nas primeiras semanas
20 ideias de fotos de gestantes
Os gastos durante a gravidez

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>