Sono dos bebês e suas rotinas

Sono dos bebês e suas rotinas


Olá! Como vai?

Eu sempre tive a seguinte dúvida: será que existe quantidade adequada de horas de sono para cada mês de vida dos bebês?

Como não aguento ficar na curiosidade, cá estou eu trazendo pra vocês um pouco das pesquisas que fiz sobre o soninho dos bebês.  :-)

Começando pelo recém-nascido, que não sabe diferenciar entre dia e noite, o aconselhável é ter um soninho de 15 a 18 horas, não esquecendo, aquele intervalo para mamar. Na maior parte do tempo, eles só dormem. O número de horas de sono varia de um bebê para outro. Seu bebê pode dormir muito ou pouco, e isso é normal!

Nesta pesquisa que fiz, consegui ter uma noção da média das horas para cada mês do bebê. Logo adiante, coloquei uma tabela que mostra a quantidade de horas dormidas, conforme o bebê vai crescendo.

Tabela de sono do Bebê

O bacana desta tabela é poder saber que, de acordo com o crescimento do bebê, as horas do sono que eles tiram durante o dia vão melhorando e, com o tempo, passam a ter um sono similar ao nosso (dormir mais no período da noite).

Algumas dicas importantíssimas para que o bebê tenha um sono tranquilo

  • Estipular uma rotina é fundamental para você e o bebê. Fazer com que o ele entenda que é você quem está no comando, logo, ele irá obedecer a essa rotina, é o segredo;
  • Com essa rotina, você poderá observar que o sono começa a se estabilizar aos poucos;
  • Você conseguirá descansar mais,  passará a ficar mais à vontade poderá programar melhor as suas rotinas diárias;
  • O bebê, aos poucos, vai saber quando chegar a hora de ele ir para a caminha, e quando você o colocar lá, ele dormirá sem que seja preciso fazer aquele ritual todo, basta cantar uma musiquinha, ou contar uma historinha que ele irá cair no sono.

Sono do bebê e rotinas

Essas dicas são bem legais. Eu aconselho você a montar uma rotina diária, em que possa escrever a hora que vai amamentar, dar bainho e etc.

Bom, rascunhei logo abaixo para que vocês tenham uma noção do que estou tentando passar. Não tem mistério, é só escrever em um caderninho a rotina do seu baby e ir acompanhando dia a dia.

Exemplo de rotina do bebê

Esta imagem que montei, foi só para poder ilustrar a vocês como seria a forma de começar a escrever no caderninho, não ligue para os intervalos loucos que escrevi aí rs… É apenas um exemplo rápido, tá legal?

Se essas dicas vão funcionar para você e seu bebê, só saberá tentando mesmo. Acho que a opinião do médico também conta muito. Ele pode te ajudar a melhorar ainda mais essas dicas que passei :)



Pelas pesquisas que fiz, muitas mães adotaram esse método e dá certo. Resolvi repassar essas dicas para vocês entenderem que existem, sim, segredinhos que podem realmente melhorar o soninho do seu bebê. Como já comentei no 1°post, (pra quem não o leu, veja aqui: Sejam bem-vindas ao meu blog), ainda não tenho bebê, mas sou apaixonada pelo universo dos bebês e das mamães e, com certeza, quando o meu estiver a caminho, vou tentar esses métodos desde o 1° dia de vida dele. É de coração, acho que essa técnica pode funcionar se aplicada com muito amor e carinho.

Outros assunto que você pode gostar: 

4 dicas para educar os filhos de forma saudável
Passo a passo para montar convite
Pratos divertidos para criança
Como entender a tabela nutricional dos rótulos dos alimentos
10 alimentos que não são saudáveis

Agora, eu quero saber sobre você, sinta-se à vontade para dar a sua opinião sobre este post, e se você também aplica esse tipo de rotina, ou se tem outras que também servem para acalmá-l. Comente aqui, pois vou adorar saber outros métodos, tá? Aproveite e assine a minha newsletter para receber as novidades do blog no seu e-mail. 

Aguardo o seu recadinho.

Grande bjo da Japa !

 cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  2 comments

  1. Sibele   •  

    tenho uma bebe de 40 dias. Tentei, “desde o primeiro dia” estabelecer uma rotina. Fiz até uma listinha como a sua…rsrsrsrs. Sou super metódica e organizada. Mas se mostrou quase impossível. Principalmente a parte das mamadas. Tem vezes que ela quer mamar com um intervalo de 1 hora. Tem horas que dorme e acaba fazendo um intervalo de 3-4 horas (e na maior parte das vezes tenho que acordá-la) se nao ela dormiria mais.
    Agora posso dizer que está melhorando um pouco.
    Mas a única coisa que tem rotina é a hora do banho, que mantenho independente do resto. No mais…é tudo meio bagunçado.

    • Bellinha   •     Autor

      Olá Sibele, realmente o mais complicado é a parte das mamadas, mas isso varia de bebê para bebê mesmo… Creio que se você continuar estabelecendo a sua rotina, ela com certeza, aos poucos vai se adaptar :) Obrigada pelo comentário e seja bem-vinda!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>