Vantagens x desvantagens do uso da chupeta

Vantagens x desvantagens do uso da chupeta


O assunto de hoje é bem polêmico entre as mamães, e até mesmo entre os profissionais da área. Há aquelas que aprovam o uso e as que não aceitam de jeito nenhum. É tão bonitinho ver aqueles bebês chupando chupetas de diversos formatos, coloridas, personalizadas, não é mesmo? Bom, já de cara eu dou a minha opinião de que sempre, desde pequena, quando via alguns bebês usando chupeta‚ isso me chateava um pouquinho rs rs, sabem por quê? Eu já morei no Japão (quem ainda não leu sobre mim‚ clique aqui>>Sejam bem-vindas ao meu blog), e teve uma época que minha mãe cuidava de crianças, eu adorava!! Tinham alguns que eram bebezinhos e chupavam chupeta, porém, eu percebia que‚ na maioria das vezes‚ eles tinham dificuldades na fala, e toda vez que eles queriam falar algo, eu tirava a chupetinha chata que brecava a fala‚ sem entender nada que eles estavam querendo falar, e o que acontecia? A criança travava‚ ficava tímida e não queria falar… Isso me partia o coração, afinal, pra mim, a fala é muito importante, e ver a chupeta atrapalhando me deixava muito triste. Por isso, eu decidi cair dentro desse assunto e descobri várias dicas para vocês. Vou começar pelas vantagens.

As vantagens do uso da chupeta

► Quando o bebê está chorando‚ ela pode acalmar.
► Facilita na hora de colocar a criança para dormir.
► Evita que o bebê fique chupando os dedos.
► Na hora de escolher a chupeta, sempre opte pela chupeta de silicone e ortodôntica que se aproxima mais aos seios maternos (no caso dos bebês que não mamam nos seios das mamães) e dizem que agride menos‚ além de ajudar a criança a fazer força para sugar‚ facilitando a musculatura da arcada dentária. E antes de comprar, escolha também de acordo com o tamanho da criança.
► Em alguns casos‚ o acessório é indicado, mas tem período certo para utilização. Converse bastante com o seu odontopediatra.

Desvantagens do uso da chupeta

► Pode causar a confusão entre bicos (mamadeira, chupeta e o bico do peito da mamãe).
► O bico da chupeta faz pressão nos dentes superiores e anteriores ‚ que são pressionados para fora e para cima e os inferiores‚ para dentro e para baixo, e o resultado é o afastamento dos dentes superiores dos inferiores‚ cujo nome é mordida aberta anterior‚ que prejudica o céu da boca também. E o mais importante, a língua fica para baixo e logo vem o problema da fala.
► Chupar o dedo ou o uso constante da chupeta, não causa só problema na dentição‚ mas também‚ na fala e respiração!
► Pendurar paninho na chupeta agrava mais ainda a situação. Porque esse pano pesa‚ empurrando a chupeta para baixo e isso causa imediatamente a mordida aberta.
► Se a criança já mama na mamãe, a chupeta é desnecessária, uma vez que ela já faz a força necessária de sucção nas mamadas.
► O problema de uso sem limites da chupeta no futuro pode gerar um desconforto para a criança‚ que terá que usar aparelho por ter usado chupeta.
► Atraso na aprendizagem oral.
► No bico da chupeta existe fungo e bactérias, ainda mais quando a criança está engatinhando e os pais não veem que caiu no chão e ela coloca de volta na boca.

chupeta-na-hora-certa

Isso tudo aí foi um resumo dos estudos que eu fiz, a ideia que quero passar não é que a chupeta seja ruim, mas que a usem cuidadosamente, tudo dosado não tem problema, quando a criança estiver cansada ou irritada‚ e na hora de dormir, é indicado, mas‚ assim que ela cair no sono, tirem-na. Não deixem que isso vire mania, pois depois será difícil reverter esse cenário. Tenham em mente que a chupeta não serve para acabar com as birras ou o famoso “fica quieta”‚ enfiando a chupeta dentro da boca da criança e a deixando lá o dia inteiro. Eu penso que se a criança está chorando é porque ela quer algo e colocando a chupeta, eu simplesmente estou inibindo esse recado que ela estaria me passando.

Nos primeiros 2 anos de vida‚ no mínimo‚ a criança que estiver utilizando chupeta, deverá ser removida aos poucos. ( Embora na realidade não é esse cenário que nós vemos quando vamos a lugares públicos).
Esses procedimentos evitam que essa criança mais tarde não se depare com problemas ortodônticos. Porque quem vai sofrer não é a gente, e sim, as nossas crianças que terão que colocar aparelho por terem usado chupeta de forma errada.



Exemplo de chupetas ortodônticas

chupetinha

Sabemos que‚ para a criança que já está com o vício da chupeta, é muito complicado retirar, mas nada que uma conversa, alguns incentivos não ajudem. Pode tentar algo assim: “Poxa filho(a)‚ não entendi o que disse, fala sem a chupetinha para eu entender melhor?” ou “Com essa chupetinha, a mamãe não consegue ver os seus lindos dentinhos” ou‚ no último caso‚ é fazer um planejamento de forma lúdica, montar um quadrinho e deixar a criança colocar um adesivo‚ caso consiga atingir alguns objetivos etc. A família tem que ver o que surte mais efeito e seguir com pulso firme, pois a criança é muito inteligente e se perceber que os pais cedem‚ vai sempre repetir o ato, seja ele bom ou ruim.

Bom, minhas queridas, espero que essa pesquisa tenha sido útil para vocês e friso que antes de tudo, levem os seus filhos para uma consulta médica e exponham os seus pensamentos‚ e juntos, vocês vão alinhando e acompanhando da melhor forma o desenvolvimento dos pequenos.

Você também pode querer ler 

Brincadeiras para bebês no 3°trimestre
Qual a melhor fralda para o meu bebê?
higiene bucal do bebê
Ideias de como tirar fotos de bebê
Lista de enxoval de bebê – Banho e Higiene – parte 2

Se alguma mamãe está passando ou passou por esse tipo de situação, compartilhe nos comentários que vamos adorar saber das experiências de vocês, ok?
Um grande bjãooooo.

 cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>