Yoga relaxante para mamães

Yoga para gestantes


Uma técnica com mais de 5mil anos. A palavra Yoga é antiga e significa: união ou ligação. Podemos resumidamente afirmar que é a ligação entre o corpo e a mente. É muito praticado pelas mulheres que cuidam da postura e de exercícios de respiração. Ajuda muito na preparação para o parto e para o dia a dia, conforme a barriguinha vai crescendo. O yoga tranquiliza a sua mente, e consequentemente, o corpo acompanha. Já falei em outro post, os benefícios do pilates que também é excelente para mamães. A diferença entre o pilates e yoga é que o yoga não usa equipamentos. Para quem ainda não teve oportunidade de ler, clique em cima do título: Importância do pilates na gravidez. Eu mesma já pratiquei aproximadamente 1 ano de yoga e amei! Sentia-me mais disposta e aprendi a controlar a respiração. Muito bom mesmo, super indico!!

Benefícios do yoga para gestantes

Auxilia a gestante a ter uma gravidez saudável e confiante. O yoga diminui a incidência de partos prematuros e previne a má posição do bebê quando a mamãe dá a luz. Prepara mais o útero e proporciona mais oxigenação na placenta e fortalece do laço entre mamãe e bebê.

Dores lombares – com o crescimento da barriga, a coluna começa a pesar e determinados exercícios de fortalecimentos musculares aliviam e prevenem essas dores nas costas.

Inchaços nas pernas – a maior reclamação das mamães são os inchaços nas pernas. No yoga existe uma técnica na qual se deita com as pernas elevadas e se permanece com a respiração profunda. Este exercício ajuda na circulação sanguínea e linfática e acaba aliviando o inchaço.

Preparando a região pélvica- Os exercícios que trabalham essa região são muito importantes para deixar a musculatura mais flexível para preparação do parto.

Controlando a respiração - Já ouvi muitas mamães dizerem que, conforme a barriga vai crescendo, a respiração fica mais pesada, e elas se sentem mais cansadas e ofegantes. Isso é porque a compressão do diafragma diminui o espaço para o ar. Por isso essa sensação ao subir escadas ou fazer um pequeno esforço.



Benefícios para o bebê – Não é só a mamãe que se beneficia com esses exercícios. O bebê também consegue sentir toda a emoção da mamãe dentro da barriga e absorve toda essa energia positiva, ou seja, refletem no bem-estar do bebê com tranquilidade e paz, e isso é um ponto muito positivo para o nascimento e crescimento dessa criança.

yoga para gestante relaxar

Tipos de yoga para as gestantes

Pránayama: Trabalha com o sistema respiratório e ajuda a reeducar os músculos respiratórios.

Yoganidra: atua na descontração da musculatura.

Meditação: ajuda a esquecer dos problemas diários e se concentrar em coisas boas.

tipo de yoga para gravidas

Yoga para o parto

A praticar do yoga é fundamental para quem já quer ir se preparando para o parto e se manter saudável, mais tranquila, aliviar tensões, ansiedades e superar os medos do parto, evitando depressão pós-parto, e encorajando a mamãe a ter mais confiança em si. Também irá ajudar a se acostumar com as mudanças e transformações físicas e emocionais que passarão durante a gravidez. E o mais desejado, que é a ligação intensa com o bebê. As mamães que praticam yoga costumam ter um parto menos doloroso devido ao nível de endorfina no corpo que é encarregado pela sensação de bem-estar e age como analgésico natural.

E aí, mamães, gostaram de saber sobre os benefícios que o yoga traz para vocês? Que tal procurar algum lugar onde vocês possam fazer a aula experimental para ver se gostam? Eu indico de coração por já ter praticado. É muito bom!
Bom, meninas, aproveitem bastante para praticarem atividades como yoga e pilates, tenho certeza de que vocês vão amar. : )
Até o próximo post, bjinhos!!

Veja também:

Por que o Pré-natal é importante?

Como cuidar do corpo na gravidez

20 ideias de fotos de gestantes – parte 2

Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semana

Guia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semana

Sintomas de gravidez nas primeiras semanas

Os gastos durante a gravidez

cometario_dicas-da-japa

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>