Tenho recebido muitos pedidos para falar mais sobre educação infantil, qual a melhor forma de educar a criança, o que deve fazer para ter um contato mais próximo com seus filhos, entre outros temas, e resolvi acrescentar esse tipo de post aqui no blog. Acho legal as mamães antenadas buscando aprender mais e mais para poderem passar o melhor para seus filhos. Mãe é assim, sempre querendo dar o melhor de si. Por isso, neste primeiro post, resolvi passar 8 dicas que as mães precisam ler e tirar as próprias conclusões – se é viável tentar adaptar na rotina familiar algumas ideias para ajudar no desenvolvimento e educação de seu filho. Vamos à primeira, sobre limites.
◆ Já viu esse post? ◆
4 dicas para educar os filhos de forma saudável
7 truques para fazer fotos de bebê em casa
41 ideias de fotos de bebê com animais de estimação
19 atividades para bebês gastando pouco
Como demonstrar que o aniversário do seu filho é especial
70 Inspirações de festas infantis do Mickey Mouse
1- Disciplina é importante: crianças precisam ter limites. Estabeleça regras não só nessa fase, ensine aos poucos o caminho para se tornar um cidadão responsável. Não tenha medo de dizer “não”. Seja firme na hora certa.
2 – Brinque, interaja, leia livros: desde que estão dento da barriga das mamães eles amam escutar as vozes dos pais e interagir com elas. Escolha um livro para ler juntos e soltarem a imaginação.
3 – Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço! – Por incrível que pareça, as crianças aprendem observando seus pais. Sempre dê o exemplo não só nas palavras, mas também nas atitudes.
4 – O diálogo é fundamental: manter um diálogo com seu filho é muito importante e dessa forma você estará ensinando-o a ser mais sociável com as outras pessoas e que a importância do contato visual enquanto conversamos com alguém é imprescindível.
5 – Ser gentil: é tão legal ajudar as pessoas, não é mesmo? Quando temos o sentimento de que fizemos uma boa ação, mínima que seja, já ficamos sorridentes e alegres. Você pode começar a ensinar ao seu filho simplesmente pedindo para que ele descreva os personagens de uma história, se tal personagem é um bom exemplo ou não…
6 – Sentar à mesa para fazer refeição juntos: é muito importante a família toda fazer pelo menos fazer uma refeição ao dia, todos reunidos à mesa. Pode ser no café da manhã, no almoço ou no jantar, é um momento único em que todos se conectam falando como foi o seu dia e o mais importante, criar hábitos alimentares, o que é muito bom para crianças.
7 – Vamos movimentar: sempre que possível, escolha passeios ao ar livre, onde a criança consiga dominar o próprio corpo. Atividades como caminhar, pular, ir ao parquinho do bairro e fazer novas amizades é importante no desenvolvimento da criançada.
8 – Elogios: quando seu filho fazer algo bacana que mereça um grande elogio, faça-o. assim, ele entenderá que aquilo é bom e poderá repetir mais vezes e isso é incentivar um bom comportamento, só não exagere.
Espero que vocês tenham gostado desse post. Se tiverem mais dicas para acrescentar e quiserem compartilhar essa experiência comigo e com as leitoras do blog, ficarei muito feliz. Logo no final desse post há uma área para comentários e é lá que vamos trocando ideias, combinado?
Vou deixar alguns posts onde dou outras dicas que vocês podem gostar.
Se ainda não me segue nas redes sociais, aguardo você lá.
Mil beijos e até o próximo post!
Se você ainda não me segue nessas redes sociais, te espero lá!
Deixe um comentário