Atraso na fala

Atraso na fala: 6 etapas do desenvolvimento da linguagem

atraso na fala é um dos problemas de desenvolvimento mais comuns em crianças. Embora cerca de 15% das crianças de 2 anos estejam atrasadas, até os 4 anos de idade, 70% delas terão se desenvolvido. 

No entanto, é importante ficar atento para ajudar seu filho a aprender e detectar distúrbios mais importantes.

Para ajudar você a entender mais sobre o atraso na fala, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

A diferença entre atraso na fala e distúrbio de linguagem

atraso na fala corresponde a um atraso da curva de desenvolvimento normal de uma criança entre 2 e 5 anos de idade. 

O atraso na linguagem é quando a criança tem dificuldade em aprender novas palavras, ou mesmo em fazer frases completas correspondentes à sua idade. 

No entanto, é importante lembrar que a chamada curva “normal” pode variar de acordo com a criança, sexo e de um ambiente para outro.

O distúrbio de linguagem é um atraso que persiste em crianças além dos 5 anos de idade. Esse distúrbio pode se manifestar de diferentes maneiras: dificuldades articulatórias que impedem a pronúncia correta de certos sons, disfagia que resulta em dificuldades na compreensão da língua ou gagueira.

Quando devemos nos preocupar? Quais são os sinais?

Uma criança que tem entre 18 meses e 3 anos e que nem sempre se expressa bem é perfeitamente normal, já que está em pleno aprendizado. No entanto, é importante ouvir certos sinais que fariam seu filho precisar de ajuda profissional. 

Como a linguagem se desenvolve em crianças? Quais são as etapas dessa aquisição?

A criança começa seu aprendizado desde o nascimento, ou mesmo quando ainda está no ventre de sua mãe. Ela ouve tudo o que dizemos, isso a estimula. A criança usa tudo o que ouve e vê para aprender a falar.

Desde que nasce, a criança começa a aprender o significado das palavras e a memorizá-las: é assim que enriquece seu vocabulário. 

Claro, o desenvolvimento da linguagem leva vários anos. E este último é dividido em etapas relacionadas à idade. Como as crianças são todas diferentes e cada uma evolui no seu próprio ritmo, pode variar um pouco.

Antes de 1 ano

Quando o bebê começa a fazer sons, ele explora sua esfera oral, explora sua voz, variações na entonação, etc. Essas são as bases para então poder falar. 

Daí a importância dos pais: Quando aqueles ao seu redor falam com eles, a criança aprende todos os sons que serão necessários para ele falar.

Depois de emitir seus primeiros balbucios, o bebê começa a se comunicar. De uma forma ou de outra, ele tenta se fazer entender: gritando, chorando, sorrindo, fazendo olhares. 

Ainda não é linguagem em si, mas é comunicação. De fato, ele testa tudo o que pode para se comunicar.

É importante diferenciar entre linguagem oral e comunicação: uma criança pode muito bem se comunicar sem linguagem oral. No primeiro ano de vida, primeiro é essencial que a criança tenha apetite por comunicação antes mesmo de ter a capacidade de falar.

Cerca de 1 ano

Depois de um ano de vida, a criança começa a dizer palavras – que não significam necessariamente algo, mas que designam coisas. É sua própria língua, muitas vezes compreendida por seus pais e pessoas mais próximas. Por exemplo, ela pode dizer “woow wow” para designar um cachorro.

É por volta dos 12 meses de idade que a criança começa a dizer palavras reais correspondentes a alguma coisa. Estas são, antes de tudo, palavras que fazem parte de seu ambiente diário: ela dirá pai, mãe, cachorro, carro. Vale lembrar que estas são palavras isoladas, ainda não são frases.

Também por volta de 1 ano de idade, a criança pede coisas: por exemplo, ela pode dizer “bolo” se quiser um bolo. Ela também comentará sobre seu ambiente listando tudo o que pode ver. 

E os pais, é claro, reagirão às intenções de seus filhos de se comunicar e concordarão, validarão e enriquecerão o assunto em comum. Essa participação ativa dos pais é essencial no aprendizado da linguagem oral, pois eles são os modelos de seus filhos.

A repetição de palavras também tem seu papel a desempenhar: a criança repete tudo o que lhe é dito. E quanto mais ela repete, mais ela aprende palavras, mais ela enriquece seu vocabulário.

Cerca de 2 anos de idade

O estoque de palavras conhecidas continua a aumentar. Nesta fase, a criança sabe de 100 a 200 palavras. As palavras são mais fáceis de articular porque a criança adquire as habilidades motoras para fazê-lo.

Aos dois anos de idade, a criança associa duas ou três palavras para fazer uma frase, como: “pai em casa”. Este é apenas o começo de uma frase, ela ainda não consegue desenvolver mais que isso.

Cerca de 3 anos de idade

Por volta dos 3 anos de idade, a criança começa a construir frases reais com sujeito, um verbo e um complemento. As sentenças são mais frequentemente no presente. 

Ela também faz muitas perguntas. As frases ficam mais longas à medida que a idade avança, a gramática se torna mais clara e o vocabulário continua a crescer.

Após 3 anos

Com a entrada no jardim de infância, a criança encontra novos interlocutores, que são uma nova fonte de aprendizado.

Após 3 anos, a criança normalmente pode dizer coisas, fazer frases mais longas. Variações na temporalidade aparecem (passado, presente, futuro), as conjugações estão se tornando mais precisas, os erros de sintaxe estão cada vez menos presentes.

Claro, nem todos os sons serão necessariamente bem dominados. Alguns são de fato mais complexos de domar. Na articulação de certos sons, as crianças podem se corrigir até os 6 anos de idade. 

atraso na fala, por exemplo, se não estiver associado a qualquer outro atraso, pode ser corrigido espontaneamente até os 6 anos de idade.

Quanto à gagueira, isso geralmente acontece por volta dos 3-4 anos de idade. As crianças começam a gaguejar porque têm muito a dizer que se afobam para o fazer. Elas ainda não têm todos os meios (motores e cognitivos, digamos) para encadear seus pensamentos. 

No entanto, você deve consultar um fonoaudiólogo para que ele possa dar conselhos aos pais para que a gagueira não se instale. Essas sessões não serão necessariamente destinadas a fazer trabalho direto com a criança.

Após 6 anos, se a gagueira persistir, será necessário realizar trabalhos na própria criança além do conselho dos pais.

É importante distinguir a linguagem oral da fala: enquanto a linguagem diz respeito à escolha de palavras, ao arranjo destas dentro de uma frase e de uma fala, a fala diz respeito à realização oral de palavras (articulação, sequência de sons e sílabas de palavras).

Cerca de 6 anos

Por volta dos 6 anos de idade, mesmo que o aprendizado da língua oral ainda não esteja completo, é próximo ao do adulto.

Gostou de saber mais sobre o atraso na fala? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!