criança com intestino preso

Criança com intestino preso: 10 dicas que podem ajudar!

De cólica a diarreia e constipação, distúrbios digestivos são muito comuns em crianças pequenas, sejam alimentadas por mamadeiras ou amamentadas. Contudo, ver uma criança com intestino preso não é nada agradável.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como combater uma criança com intestino preso, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é intestino preso?

O intestino preso é caracterizado pela produção irregular de fezes duras. Mas se as fezes do seu filho são simplesmente irregulares, sem quaisquer outros sintomas, então na maioria dos casos não há motivo para se preocupar.

De fato, a frequência de fezes pode variar muito de um indivíduo para outro. A maioria das crianças faz fezes 5 a 6 vezes ao dia, enquanto outras apenas a cada 2 a 3 dias. 

Se bebês alimentados com mamadeira são mais frequentemente vítimas de constipação, crianças amamentadas também podem sofrer dessa disfunção. 

A constipação ocorre com mais frequência em torno de 5 meses no momento da diversificação de alimentos, depois novamente em torno de 2 anos.

Para fazer o diagnóstico de constipação, uma criança deve ter pelo menos dois dos três sintomas a seguir: fezes raras (menos de 2 vezes por semana) e fezes duras, dor pronunciada e uma clara vontade da criança de se conter. 

Às vezes, a constipação do bebê pode ser acompanhada de vômitos ou inchaço.

Caso contrário, pode-se supor que o trânsito do seu filho simplesmente mostra sinais de preguiça. Ingestão insuficiente de líquidos, uma mamadeira muito concentrada, o consumo de alimentos sólidos sem fibras ou predisposições familiares pode, no entanto, explicar o que os médicos chamam de “prisão de ventre funcional”, sem anormalidades orgânicas ou anatômicas.

Em todos os casos, você deve ter esse diagnóstico confirmado com seu pediatra ou médico de família.

Quais são as causas da criança com intestino preso?

Pouca fibra

Conteúdo insuficiente de fibras na dieta muitas vezes já pode levar à constipação. Produtos integrais, frutas e vegetais não devem faltar no cardápio de nenhuma criança.

Muito pouco líquido

A pouca ingestão de líquidos também pode desencadear a prisão de ventre em crianças, seja porque uma criança geralmente bebe muito pouco ou porque tem uma necessidade aumentada devido a doenças de calor alto ou febre.

Muito leite / produtos lácteos

Uma proporção muito alta de leite ou produtos lácteos na dieta também tem um efeito negativo, porque o leite fornece às crianças muito cálcio, mas não contém fibras.

Muito pouco movimento

A atividade física estimula a digestão. Se as crianças se movem muito pouco, isso também pode levar o intestino a ficar “lento”.

Inflamação na área do esfíncter

A inflamação na área anal não é apenas sintomas de constipação, eles também podem ser a causa: as crianças seguram as fezes devido à dor e à constipação se desenvolve.

Fatores ambientais

Estresse, agitação, falta de sono, um novo ambiente (por exemplo, durante uma viagem ou após uma mudança) ou uma nova situação (por exemplo, o nascimento de um irmão ou escolaridade) também podem fazer com que a digestão saia do equilíbrio.

Drogas

Alguns medicamentos também podem promover constipação. Se o seu filho estiver tomando medicação e logo sofrer de constipação, você deve informar seu pediatra, que pode ser capaz de mudar a medicação.

Doenças

Em casos raros, também há uma doença que causa ou favorece a constipação: entre em contato com seu pediatra. Em caso de constipação persistente, uma doença grave deve definitivamente ser excluída.

Como ajudar uma criança com intestino preso?

Para acabar com a prisão de ventre do bebê, geralmente basta aplicar dicas simples e seguir algumas regras de bom senso. Na maioria dos casos, tudo deve voltar em ordem rapidamente.

Uma dieta rica em água

Para limitar o risco de constipação do bebê, ofereça-lhe uma dieta rica em água. O bebê deve beber cerca de 1 litro de líquido por dia, ou mais, se pesar mais de 6 kg. 

Então lembre-se de trazer uma bebida para o bebê o mais regularmente possível. Você também pode oferecer ao seu filho água carregada com magnésio para ajudá-lo a eliminar.

Massagens

A massagem muitas vezes alivia efetivamente bebês constipados. Em um ambiente acalmado, massageie o bebê com dois dedos que você colocará suavemente em seu estômago circulando-os no sentido horário. 

Em seguida, vire-o para esfregar as costas delicadamente. Você também pode usar óleo essenciais para isso, mas é importante que você peça ao seu pediatra. 

Suco de laranja

Se seu filho gosta de suco de laranja, seria uma pena privá-lo desse remédio simples. Dependendo da idade, ofereça-lhe um pouco de suco sem açúcar diluído em sua mamadeira ou ofereça-lhe um copo, de preferência envidraçado. Efeito rápido!

Caldo de legumes

Assim como o suco de laranja, o caldo de legumes pode aliviar a prisão de ventre do bebê. Despeje uma pequena quantidade em sua mamadeira se ele ainda for pequeno, ou ofereça-lhe uma tigela completa.

Viva as fibras

Entre 6 meses e 2 anos de idade, não hesite em adaptar a dieta do seu filho se ele sofrer regularmente de constipação funcional. 

Ofereça-lhe compotas sem açúcar – ameixas secas, por exemplo – frutas frescas, se ele as aceitar, e vegetais ricos em fibras, como feijão verde, espinafre, ervilhas, lentilhas… por outro lado, evite amidos e cenouras.

Tempo é tempo

Para evitar a prisão de ventre, a dica mais fácil de aplicar é comer em horários fixos. Refeições regulares de fato evitam distúrbios digestivos.

Mãe: cuide da sua dieta

Você está amamentando? Sua dieta pode ser a causa dos distúrbios do seu filho. Para aliviar a prisão de ventre do bebê, opte por uma dieta rica em fibras, consuma mais sucos de frutas e vegetais e beba água regularmente. Pelo menos 2 litros por dia.

Aumente as atividades físicas

Para evitar que seu filho fique constipado, certifique-se de que ele esteja ativo o dia todo. A falta de atividade física é um fator que promove constipação.

O hábito dos banheiros

Para evitar que seu filho sofra de constipação, certifique-se de que ele ou ela vá ao banheiro regularmente sempre que quiser, sem se conter. 

Ofereça-se para ir lá em horários fixos, especialmente após as refeições, quando o cólon estiver ativo, e ensine-o a se instalar corretamente, colocando os pés apoiados no chão (ou em um degrau). 

Escolha um leite em pó adequado

Você encontrará no mercado muitos leites em pó adequados para crianças que sofrem de distúrbios digestivos. Esses produtos geralmente têm o efeito de limitar ou mesmo eliminar completamente o desconforto causado.

Tenha cuidado para nunca usar laxante, óleo mineral ou supositório sem orientação médica. Em qualquer caso, se os sintomas durarem mais de uma semana, consulte seu médico.

Gostou de saber mais sobre como combater uma criança com intestino preso? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!