livro infantil

Livro infantil: 5 passos simples para escolher um

De fato, nós sabemos da importância de usar histórias infantis para um bom desenvolvimento em todos os níveis. Histórias são a melhor maneira de metaforizar nossas situações do dia a dia. Mas como escolher o livro infantil para o seu filho?

De fato, compreender o mundo louco dos adultos pode se tornar uma tarefa difícil para as crianças. 

Por isso, as histórias são uma grande aliada para colocar essas experiências em palavras e desenhos. Pouco a pouco, sua filha ou filho entenderá rotinas, sentimentos, sistemas familiares, fatos, etc.

Para ajudar você a entender mais sobre como escolher um bom livro infantil para o seu filho, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Aspectos para ter atenção

O aspecto físico do livro

Um livro com uma capa dura e sólida terá a vantagem de durar mais tempo, especialmente quando manuseado por crianças pequenas. 

Além disso, é incentivado a explorar formatos de livros não tradicionais. A forma do livro nem sempre precisa ser retangular! Por exemplo, alguns livros de grande formato têm páginas dobráveis, contêm texturas diferentes ou palavras ao contrário em determinado parágrafo.

O conteúdo do livro

Alguns temas universais são de interesse para praticamente todas as crianças: animais, família, fantasia, etc. Segmente livros relacionados aos interesses de seus filhos. 

Não hesite em também usar livros que abordem temas mais delicados ou despertem emoções particulares (ex: dor, medo, raiva). O livro é um lugar ideal para aprender a gerenciar emoções.

Escolha livros com uma linguagem literária, ou seja, um vocabulário rico. No entanto, tenha cuidado! O livro deve conter apenas algumas novas palavras e frases complexas, sem afetar a compreensão do seu filho. Você pode segmentar livros de cerca de 15 a 30 páginas, no máximo.

Além disso, segmente livros com uma estrutura narrativa, ou seja, uma sequência de eventos ou um histórico (situação inicial, problema a ser resolvido, solução ou resultado, fim). 

Uma estrutura repetitiva e previsível ajuda as crianças a fazer previsões e inferências, ou seja, a deduzir informações que não são explicitamente mencionadas no texto, a partir de seus conhecimentos anteriores.

O texto no livro

Escolha livros de comprimento razoável, que não tenham muito texto em cada página. Você pode segmentar cerca de 2 a 4 frases por página e escolher livros em que os caracteres impressos estejam localizados em diferentes lugares das páginas (por exemplo, em texto, bolhas, imagens). Escolha livros com fontes diferentes em termos de tamanho e cor. Além disso, devemos almejar um certo equilíbrio texto-ilustração. Para crianças pequenas, opte por textos mais curtos e mais ilustrações.

As ilustrações do livro

Idealmente, as ilustrações devem ser claras e relacionadas ao texto, atraentes e proeminentes. Além disso, as crianças geralmente preferem quando as imagens estão próximas da realidade. Quando é muito abstrato, elas podem ter problemas para decifrar.

Como escolher um bom livro infantil para o seu filho ou filha?

1. Escolha um livro que se adapte ao seu filho

O livro mais apropriado é aquele que corresponde à idade e ao nível de desenvolvimento do seu filho. Bons livros para crianças usam cores brilhantes, rimas e textos simples para tornar as histórias mais interessantes para essa faixa etária.

De acordo com a pesquisa, crianças que aprenderam através de rimas infantis são mais propensas a gostar de ler mais tarde. 

Um bom livro para crianças usa repetição e introduz coisas simples, como cores, letras ou números. 

Livros animados que incentivam o aprendizado ativo – bata palmas, cubra os olhos e assim por diante – são interessantes para as crianças. Evidências sugerem que as crianças encontram maior benefício quando participam ativamente da leitura.

Entre os três e seis anos de idade, as crianças começam a ter dúvidas sobre o mundo. Bons livros para essa faixa etária são histórias simples e intrigantes que usam ilustrações bonitas para responder a essas perguntas. 

Livros simples de não-ficção sobre tópicos que interessam ao seu filho também são uma boa escolha nessa idade.

As crianças que estão começando a ler precisam de livros com histórias interessantes, bem como ilustrações divertidas. Quanto mais variados os livros, mais as crianças podem explorar horizontes diferentes. 

À medida que as crianças crescem, os livros devem gradualmente se tornar mais elaborados, com frases e cenários que se tornam mais complexos e exigem cada vez mais atenção e reflexão. 

Bons livros nessa idade são aqueles com personagens com os quais as crianças podem se identificar. Livros de não-ficção que apresentam fatos fascinantes também são adequados para essa idade.

2. Não mais do que cinco palavras difíceis por página

Seu filho ficará frustrado se um livro for muito difícil para ele. Você deve levar em conta seu conhecimento ao escolher um livro. Ele deve ser capaz de ler e acompanhar facilmente o enredo de uma história sem ter que procurar o significado da palavra a cada dois minutos.

Leia você mesmo algumas páginas e identifique palavras que podem ser problemáticas. Se houver muitas palavras difíceis (mais de cinco) por página, é bem possível que seu filho perca o interesse no livro.

3. Tenha atenção aos interesses

Deixe-se guiar pelos interesses de seus filhos. Eles terão mais prazer se lerem um livro sobre algo que lhes interessa. 

Se você ainda não tem certeza sobre livros para seus filhos, leia algumas páginas e veja se você mesmo gosta do livro. No entanto, lembre-se de que o livro é para eles, não para você!

4. Peça ajuda

Bibliotecários geralmente têm bons conselhos adaptados à idade do seu filho. Peça que recomendem alguns livros para você de acordo com a idade e interesses do seu filho. Você também pode verificar sua escolha consultando os comentários na Amazon.

5. Faça as escolhas certas

Os livros são um recurso maravilhoso para ensinar lições de vida importantes às crianças. Pense nos valores que importam para você e no que você quer ver em seus filhos, então faça a escolha certa. 

livro infantil

Conclusão sobre escolher um livro infantil

Dê a leitura de presente para seus filhos, é imperdível! Poucas pessoas conhecem o poder dos livros para promover o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem.

Sua rotina está ocupada e você está muito sem tempo? Mesmo um período de 5 minutos por dia dedicado à leitura com seu filho é benéfico. Pequenas ações diárias desde muito jovem fazem toda a diferença e ajudam a dar ao seu filho um gosto pela leitura.

A leitura enriquece o vocabulário, desenvolve a imaginação e a criatividade, constrói habilidades auditivas e permite que a criança se expresse contando a história à sua maneira após a leitura, tentando adivinhar o que vem a seguir, completando frases, etc. 

As características dos livros de histórias influenciam o que você explorará ao ler para seus filhos. Por exemplo, um livro contendo rimas e trocadilhos estimulará sua consciência fonológica, ou seja, sua capacidade de perceber e manipular sons em palavras, brincar com sílabas, rimas e sons.

Além disso, lembre-se de que, repetindo o mesmo livro várias vezes, seu filho absorve a estrutura narrativa, presta atenção a outros detalhes nas ilustrações e esclarece sua compreensão de um novo conceito. 

O uso do mesmo livro é necessário para aprender e desenvolver um senso de competência na criança. Um bom livro de histórias pode, portanto, ser lido e relido, para o deleite de pais e crianças pequenas!

Gostou de saber mais sobre como escolher um bom livro infantil para o seu filho ou filha? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!