3 dicas inéditas de como tirar o filho da cama dos pais

Seus filhos ainda dormem com vocês? Se você está buscando uma forma de fazer seu filho pequeno dormir em seu próprio quarto, ou conhece alguém que está passando por esse momento tão delicado, não deixe de ler esse post até o final, pois terá muitas dicas sobre esse tema, sobre o qual tenho certeza que você vai adorar ficar informada. O motivo do assunto de hoje ser esse é devido a um e-mail que recebi da mamãe Luciene com a seguinte pergunta: Como acostumar a criança de 2 ou 3 anos a dormir no seu próprio quarto e sair do quarto dos pais? Como eu sei que muitas mamães passam por essa fase, achei bacana compartilhar algumas dicas de como você poderá aos poucos acostumar seus filhos na própria caminha. No final do post quero que você me deixe um comentário dizendo o que achou dele, combinado?

Privacidade dos pais por tempo indeterminado

Desde o nascimento do bebê, é natural que algumas mamães queiram compartilhar o mesmo quarto para facilitar o aleitamento, mas após o primeiro e segundo mês de vida desse bebê já se deve acostumá-lo a dormir sozinho, até mesmo para evitar acidentes e também pela questão da privacidade do casal.

É lógico que é difícil vera criança chorando, mas é necessário ser firme e forte e ter em mente que essa criança tem que acostumar no seu quartinho.

cama-dos-pais

Como isso pode afetar o desenvolvimento da sua criança- cama dos pais

Após os 3 meses de vida, essa criança começa com o processo de formação, percepção de mundo, o que vai resultar no seu desenvolvimento daqui para a frente e a proteção em excesso não é legal para ela, o risco de se tornar um adulto inseguro no futuro pode ser grande.

Algumas dicas que podem dar certo para a sua criança

Vou passar alguns passos que você poderá adaptar à sua rotina diária.

Passo 1: viu que escureceu, já comece a preparar essa criança com banhozinho, comidinha da noite, evite celular, TV, videogame ou qualquer ação que possa estimular essa criança.

Passo2: começamos a preparar a criança para o sono,escovar os dentinhos, trocar a roupinha, colocar aquela roupinha de dormir, preparar o quartinho para o soninho, uma leiturinha. 

Passo 3: terminou o passo 2, apague as luzes do quartinho, dê um beijinho de boa noite e saia do quarto, se a criança começou a chorar, volte, sem acender a luz, e fale algo do tipo:“Meu filho, está na hora de dormir”, dê um beijo e saia do quarto.Se mesmo assim não parar de chorar, volte e dessa vez não fale mais nada, pois você já falou o que tinha que falar. Fique ali para que a criança sinta a sua presença mas não fale mais nada apenas fale que chegou a hora de dormir.

soninho-caminha

Vai dar tudo certo, força!

Nas primeiras semanas, a sua criança pode “chorar muitoooo”, e isso é natural, ela estava acostumada a dormir com o papai e a mamãe e não vai aceitar de uma hora pra outra ter que dormir sozinha, mas nessa hora, não ache que a criança está sofrendo, ela está apenas sentindo falta de como era antes na cama dos pais.

Com muita insistência, força e paciência da parte dos papais, essa criança vai perceber que a mamãe sempre está por perto, e vai se acostumar. O segredo é não ceder aos choros da sua criança.

Não fraqueje, em hipótese alguma, e muito menos tire-a da caminha dela e leve para a sua, se você fizer isso, o processo vai se tornar mais difícil depois. No primeiro momento é de partir o coração, mas você consegue, tenha força!

Dá vontade de chorar só de ouvir o choro da sua criança e não poder acolher, pegar no colo, porém,pense que isso é para o bem do seu filho. Em alguns dias ele vai se acostumar.

No primeiro dia vai ser difícil, no segundo dia, um pouco melhor, no terceiro dia,também…até que chegará o dia em que você nem vai precisar falar mais nada, a sua criança já saberá que chegou a hora de dormir e sozinha já irá se preparando para o descanso noturno.

Bom, mamãe, quero saber de você agora: o que achou dessas dicas?

Alguém usa essa técnica ou tem outras para mostrar aqui?

Vou aguardar a sua resposta no final dessa página nos comentários, OK?

Um superbeijo e até mais! 

Acho que você pode se interessar por esses posts: 

❤ 4 super dicas de como saber se seu filho está indo bem na escola

❤ Adaptação escolar: criança que vai pela primeira vez para escola

❤ 18 ideias de quarto compartilhado para irmãos

❤ Como decorar quarto pequeno para os filhos

❤ Ideias de como organizar o armário do bebê

❤ 15 ideias de como reaproveitar o berço de bebê

 

cometario_dicas-da-japa1

Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:

Dicas-da-japa-facebook

Dicas-da-japa-Google-plus

Dicas-da-japa-instagram2

Dicas-da-japa-twitter

19 Comentários

  1. Olá querida adorei, acontece o caso da minha filha de 4 anos, ela até pode dormir no quarto dela, porém na madrugada vem para o meu. Isso que quando eu faço dormir no quarto dela, tenho que ficar junto com ela. Estou tentando desde dos três anos tirar, já fiz de tudo!!!

  2. Bom dia, as dicas são super valiosas e sou exemplo de que dar certo, pois fiz e faço sempre isso. Só que estou tendo um outro “probleminha” meu BB tem 4 anos e nove meses, desde bb dormiu no seu quarto, porém tem uns quatro, cinco meses que todos os dias duas, três horas da manhã ela levanta e vem pra minha cama, vem quase que dormindo, às vezes nem percebemos sua chegada, de tão sutil. Já conversamos com ela e nada, ela diz que à noite sente saudades de mim e quer dormir grudadinha. Confesso que não levanto pra levá-la de volta e é o horário do meu melhor sono, uma vez que fiz acabei dormindo na cama dela. O que fazer?

    Adoro sua dicas, parabéns!

    1. Oi, Ivanilde!
      É complicado a sua situação… imagino que dá aquela dózinha de levá-la de novo pra cama, mas tente conversar com ela, diga que você precisa descansar e que o papai sente a sua falta no quarto de vocês. Fala que ela já está uma mocinha e que você sempre estará lá quando ela precisar.

      Boa sorte, um superbeijo!

  3. Olá!! Eu sou a Luciene!! Achei o máximo ter colocado o meu nome no início da matéria rsrs. Fiquei super contente em receber a resposta das minhas perguntas de forma tão carinhosa. Obrigada pelas dicas.
    Tenho mais alguma dúvida: você acha que alterando o quarto como por exemplo um adesivo de parede diferente ou uma cama nova com o personagem que mais gosta, pode atrair mais facilmente para o quarto?

    1. Oi, Lu! que bom saber que gostou das dicas! Pode ser uma ótima estratégia essa dos personagens.
      Com personagens que a crianca gosta, pode aumentar a vontade dela querer permanecer la. Tenta e depois me conta!!
      Um beijao.

  4. Oi linda. Sobre a minha filha? já tentei isso mas n consegui rsrs. Ela so dorme na minha cama mas quando ela adormece eu coloco ela no berço. E quando ela acorda novamente culta pra minha cama. É difícil tirar ela de lá. Rsrs! Bjokas pra ti.

  5. Ola meu bebê tem oito meses desde quando nasceu dormi comigo e com o pai.
    Gostaria de fazer ele dormi no berço dele pra bebê de oito meses vou terbque fazer o mesmo processo.

  6. as minhas acordam a noite toda , e querem dormir comigo,desde que nasceram as gemeas dormem sozinhas no quarto delas mas depois que troquei o berço pela cama elas vem pro meu quarto a noite todaas gemeas tem 3 anos e 6 meses e a mais velha tem 5 anos e 7 meses, quando amanhece o dia as 3 estao na minha cama

  7. Moro em 2 comodos entao so tem um quarto pra 4 pessoas meu menino mais velho tem 4 anos e a cama dele é ao lado do pai e não gosta de durmi na cama dele sempre vem pra nossa e pior ele ainda faz xixi na cama e nao sei o que fazer porque tem vez que faz xixi na nossa cama tbm ele faz durmindo.
    Teria algum post sobre isso algima coisa que possa incentivar ele a parar.
    Obg estou amando seu seu blog

  8. Gostei muito das dicas porém tenho dois problemas meu bebê de 1 ano e 4 meses dorme no meio des de que nasceu e mama no peito a noite toda ja tentei colocar dormir no berço ele chora ,já foi várias vezes dormir com minha filha de 19 anos ele até dorme com ela sem eu estar do lado mas acorda querendo mamar e se não estou apronta um berreiro daí ela traz ele eu tenho que colocar no meio novamente e tentar acalmar porque ele fica muito nervoso até dormir novamente,mas eu e meu marido estamos sofrendo muito não dormimos direito a noite ele quer mamar a cada 1 hora estou desesperada disposta a fazer o que for necessário pra tirar ele preciso muito de um conselho como devo agir tanto na amamentação como tirar ele do meio de nos ele ja se alimenta bem almoço janta frutas come de tudo e não pega leite só mama no peito não tenho a intenção de tirar do peito ainda só preciso saber o que fazer pra ele não ficar mamando a noite toda , agradeço dês de já

    1. Oi, querida Mirian!
      Que bom que gostou das dicas! Então, no seu caso que está passando por dificuldades acredito que a profissional especializada em aleitamento materno poderá lhe dar várias orientações.
      Depois dá uma busca no Google para ver o profissionais mais próximo a você, ok?
      Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*