guia de gestação semana a semana 5 a 6 semanas

Guia de gestação semana a semana – 5ª e 6ª semanas


Vamos para o segundo post do nosso mais novo guia gestação semana a semana para ajudar as gestantes a entenderem o que está se passando dentro do seu corpinho. Para quem ainda não leu o post das primeiras semanas, veja aqui: Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semanas.
Bom, já que com 5 e 6 semanas (falando em meses, equivale a 1 mês e meio) já temos certeza absoluta de que há um bebezinho se desenvolvendo dentro de nós, vamos saber mais o que está para acontecer nesse momento tão especial dentro do corpo e com a criança dentro dele. Vamos começar pelo desenvolvimento do bebê e depois, os sintomas da mamãe.

Desenvolvimento do bebê - gestação semana a semana

Na 5ª semana já é possível escutar o batimento do coraçãozinho do bebê. As células cardíacas começam a se mexer assim que o óvulo se junta ao útero. Nessa semana, o bebê consegue desenvolver mais de 1 milhão de novas células por minuto. Como pode a natureza ser tão perfeita!! O coração do bebê é bem grandinho, mas logo as outras partes se desenvolverão. O fígado começa a se desenvolver em seguida, os olhos, as orelhinhas, os pulmões, é assim que todos os órgãos vão se formando pouco a pouco.
O saco vitelino, que com o tempo não é mais necessário para alimentação do bebê, ganha um novo papel na fábrica de células sanguíneas do bebê.
Ele está seguro dentro da bolsa aminiótica (âmnio é uma bolsa em forma de saco que está repleta de líquido amniótico e tem uma função protetora, permitindo que o bebezinho se desenvolva em um ambiente úmido e seguro). O bebê já tem um pequeno sistema circulatório independente do de sua mamãe. A placenta consegue deixar as 2 correntes sanguíneas separadas e é por ela que o bebê se alimenta. O cordão umbilical liga o bebê à placenta e nessa simples ligação, o bebê e a mamãe estão juntinhos. Nesse momento, ele pesa mais ou menos 14 g e mede mais ou menos 1 cm com 6 semanas.

Desenvolvimento do bebê 5 e 6 semanas

Sintomas da mamãe

É a partir desse momento que você sentirá diferença no corpo, aqueles temidos enjoos, sono fora do normal, cólica e pode ter vontade de urinar em grande quantidade. É um desconforto que faz parte desse momento da sua vida, tente levar numa boa, pois isso tudo vai diminuir com o tempo. Em contrapartida, há mamães que não sentem nadinha e isso é normal, vai de cada organismo. Calma, a barriguinha ainda não aparece, mas já é bacana vendo roupinhas mais larguinhas ao decorrer das semanas. Você pode sentir seus seios mais sensíveis devido ao estímulo hormonal nas glândulas mamárias que podem inchar, e as auréolas podem escurecer. Não se esqueça de pedir orientações ao seu médico de confiança para sanar todas as dúvidas.

Sintomas da mamãe 5 e 6 semanas

Aproveite esse momento da melhor forma possível

A cada dia que passa, você não vê a hora de poder sentir o bebê mexendo dentro de sua barriguinha, mas isso vai demorar um pouquinho mais, nesta etapa, o importante é que você se cuide, nada de fazer esforço físico, manter uma alimentação equilibrada e curtir esse momento maravilhoso que está acontecendo na sua vida. Nos exames de ultrassom, já é possível ouvir o coração do bebê. Prepare-se que é a coisa mais emocionante do mundo!!



Alguns cuidados e dicas para essas semanas

► Cuidado com a alimentação. Alimentos ricos em ácido fólico e ferro auxiliam na produção sanguínea.
► Se sentir sinais de aborto (hemorragia ou secreção vaginal com cor escura), entre imediatamente em contato com o seu médico reportando os sintomas.
► Nada de comer por 2, isso é mito, e muito menos ficar muito tempo sem comer.
► Tente relaxar o corpo e deixar as preocupações um pouco de lado, essa semana é delicada na formação do bebê e você precisa estar preparada pra isso tudo que está acontecendo dentro da sua barriguinha.

Bom, essas são a 5ª e 6ª semanas. Espero que você tenha gostado do post e que esteja gostando da ideia do guia. Convido a comentar logo abaixo a fim de trocarmos mais experiências e ideias de outras mamães que estejam passando pelo mesmo processo. Fique com Deus, até o próximo post!!

Veja também:

20 ideias de nomes de bebês para meninas e meninos (parte 1)
Os gastos durante a gravidez
Por que o Pré-natal é importante?
Saiba o que levar para a maternidade: mala do bebê
Lista de enxoval de bebê – Banho e Higiene – parte 2
Passo a passo para montar convite para chá de bebê

cometario_dicas-da-japa

Meninas, se vocês ainda não conhecem os meus canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá :D

Dicas da japa facebook
Dicas da Japa Instagram
Dicas da Japa-Google plus
Dicas da Japa - Twitter

Olá, Mamãe! Fique por dentro das novidades. =)
Coloque o seu e-mail aqui para receber em primeira mão as atualizações do meu blog.




  8 comments

  1. Adriana Azevedo   •  

    olá Japa,
    Já passei por esse período e aconteceu tudo isso que vc descreveu, é um pouco desconfortante mesmo, mais é maravilhoso saber que tem um bebezinho crescendo dentro de vc. Já estou na décima quinta semana, vou esperar ansiosa pra vc postar sobre o q acontece neste período, embora eu já seja mãe de um garotão de 12 anos, já tem muito tempo q passei por estas emoções,e também uma gestação nunca é igual a outra,as emoções são diferentes.
    Um abraço.

    • Bellinha   •     Autor

      Oi querida, muito obrigada pelos comentários :D
      Saber que o bebê está crescendo sem dúvida não tem como explicar rs rs
      Caramba, já está na 15 semanas?! Que lindaaaa!!
      Nossaaaaa já tem um menino de 12 anos caramba que legal!
      Pode deixar, com certeza vou falar em breve sobre essas semanas.
      É só ficar ligadinha no blog, beijinhos linda :D

  2. Janielle   •  

    Olá Japa em primeiro lugar parabéns pelo blog muito bom e nos ajuda muito. Bom vou ser mamãe pela primeira vês e estou exatamente passando por tudo isso ñ é nada confortável os enjôos um pouco de dor nos seios, mas ao mesmo tempo é algo maravilhoso porque quando lembro que já já vou poder ouvir o coração do meu bebê, saber o sexo e poder escolher cada coizinha as roupinhas,sapatinhos já amo tudo isso ñ vejo a hora. Beijokasss

    • Bellinha   •     Autor

      Olá Janielle, muito bom ter o seu comentário aqui :D
      Muito obrigada!
      Que bom que o blog está te ajudando fico muitíssimo feliz em saber!
      Logo logo já vai dar para saber o sexo e creio que seja o momento mais mágico para poder imaginar o rostinho dele ou dela rs rs
      Seja muito bem-vindo e volte mais vezes, tá bom?
      grande beijo da Japa :D

  3. THAIS ANGELICA PIMENTEL   •  

    Adorei esse blog, parabéns! era tudo o que eu estava precisando nesse momento.. Esse tipo de informação é ótimo para mães de primeira viagem como eu kkkkk E melhor do que saber o que nós vamos sentir, é saber o desenvolvimento passo-a-passo do bebê :D Obrigada Bellinha <3

    • Bellinha   •     Autor

      Oi Thais, tudo bem?
      Que bom saber que os posts do blog estão lhe ajudando :D
      Desejo muitas felicidades na sua primeira gestação!
      Um beijão!

  4. Karen   •  

    Nossa, excelente ideia de falar da gravidez semanalmente e em uma linguagem acessível.
    Descobri recentemente a gestação, e estou entre a 4 ou 5 semana.
    Dos sintomas tenho sentido apenas muito cansaço, sono e os seios doloridos.
    Nada de enjoos, ainda bem.. rsrs
    Mamãe de primeira viagem por aqui e nesta altura muitas dúvidas nos rodeiam..
    Mas a felicidade é inevitável!

    • Bellinha   •     Autor

      Oi, Karen!

      Que bacana! Está bem no comecinho da gestação!
      Parabéns pelo momento inesquecível que você vai passar.
      Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>