Separei para vocês algumas dicas essenciais para montar o enxoval do bebê. Sei que muitas mamães morrem de dúvidas e acabam se empolgando e comprando coisas desnecessárias, que, talvez, o bebê nem vá usar. A primeira dica que dou é: antes de tudo, faça a sua listinha, conforme as suas necessidades e levando em conta o seu orçamento financeiro. Tente fazer o levantamento de locais que tenham preços em conta para ajudar a ter ideia de valores com a intenção de economizar nessa etapa do enxoval.
Outra dica boa é ter em mente, antes de montar a sua listinha, um planejamento de acordo com a cidade onde o bebê vai nascer e a época do ano, fazendo assim, você pode organizar as roupas, por exemplo: as de inverno e as de verão que o bebê vai usar durante o ano, a mesma lógica. Esta dica é muito boa, porque o bebê cresce a cada dia e perde roupa muito rápido, mas se você se programar para comprar as roupinhas de acordo com o tamanho da fase em que o bebê estará, já é um bom plano.
Vamos dar uma olhada na listinha que preparei para vocês? Vou começar pelo vestuário.
Lembrando que tudo isso é de acordo com a estação do ano, só que não tem como calcular a quantidade exata, sei que cada mamãe tem suas preferências, portanto, a intenção é passar uma ideia para poder ajudá-las, tá legal?
Começando pelo clássico “Body”, ele é uma peça essencial, compre vários tamanhos, ele é bom porque aquece o bebê e o protege se for colocar outra roupa por cima. Para quem ainda não leu o post sobre body onde explico como funciona, no post: Roupinhas de bebê.
Os culotes, eu coloquei a mais no RN, porque vi muitas mamães dizendo ser muito bom ter em grande quantidade para qualquer eventualidade, pois, às vezes, o xixi e cocô podem vazar da fralda, e tendo essas peças a mais, já é um alívio.
Uma diquinha que dou referente ao macacão sem pezinho é que, geralmente, dura mais, sabem por quê? Quando ele fica grande no bebê, nós temos a opção de dobrar o pezinho e conseguimos usar mesmo estando um pouquinho grande, sendo assim, dá pra aproveitar bem. Para quem não leu o post onde falo sobre eles, clique aqui. Outra dica é na hora de escolher o macacão, observe se o fechamento dele está na frente, evite aqueles fechamentos nas costas, o bebê, na maioria das vezes, dorme de barriguinha pra cima e os botões nas costas podem incomodá-lo, pra gente já incomodaria, imagina pra eles que têm uma pele sensível.
- 03 luvas RN (para evitar que o bebê se arranhe).
- Roupinhas para eventos (festas, passeios, eventos) Não estipulei quantidade. Deixo a critério de vocês mamães.
- 03 a 05 camisetinhas.
- 02 a 05 casaquinhos
-
02 toquinhas (para quando ventar e chover para proteger o ouvido e a cabecinha da friagem).
Meinhas (usa-se demais, podem ter várias e de diversos tamanhos e cores).
- 01 conjuntinho para saída da maternidade.
A toalha fralda é muito boa para enxugar a pele do bebê, uma secagem mais delicada entre as dobrinhas deles que a toalha normal como é mais pesada dificulta.
- 02 a 03 toalhas de banho e toalha fralda.
Cueiros são excelentes para poder forrar antes das trocas de fraldas, e até mesmo quando estamos na casa de alguém e o bebê caia no sono, aí é só forrar no local onde ele está descansando. :D
- 03 a 05 cueiros.
O paninho de boca, quanto mais, melhor; bebê golfa, vomita, então, é super útil para limpar a mãozinha e boquinha do bebê e essencial para colocar no ombro para fazer o bebe arrotar.
- 03 a 06 panos para boca.
Mais uma diquinha bem legal na hora de escolher o babador. Dê preferência para aquele que vem com forro de plástico por dentro, o plástico protegerá a criança de possíveis líquidos que caiam, não vazando na roupa do bebê. Aqueles normais que são de paninho são lindos, mas pensando nessas coisas, o de forro com plástico é melhor. Coloquei uma imagem para vocês entenderem melhor.
- 03 a 06 babadores.
As mantinhas são ótimas para cobrir o bebê, passear, se começar a ventar, colocá-las para proteger do vento etc.
- 03 a 06 mantas.
- 02 cobertores.
Outra diquinha que recomendo é apostar numa bolsa grande que caiba mais coisas, e de preferência, acompanhada com o trocador, facilita quando estão fora de casa e precisa trocar a fraldinha do bebê em qualquer lugar com cuidado e higiene. : )
- 01 malinha para guardar as coisas do bebê.
Gostaram da listinha? Clicando na imagem abaixo, você baixa esta listinha em pdf.
O que acharam das dicas para o enxoval do bebê, parte 1? No próximo post, continuo com a parte de banho e higiene, acho que dividindo por partes, a leitura não fica cansativa e vocês conseguem assimilar melhor cada etapa e entender a importância do enxovalzinho do bebê. Até o próximo post, minhas queridas. Bjos.
Leia a parte 2 do enxoval: Lista de enxoval de bebê – Banho e Higiene – parte 2
Lista de enxoval de bebê – Alimentação – parte 3
Lista de enxoval de bebê – Quarto – Parte 4
Lista de enxoval de bebê – Itens para passeio – Parte 5
Qual a melhor fralda para o meu bebê?
6 itens de enxoval que as mamães não usaram
Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:
Foto da lembrancinha: Fabula e Arte
Adorei!!
Obrigada pelo comentário Carol!!
Já estou preparando a segunda parte do enxoval, tá bom? bjinhos
adorei as dias, parabens pelo site ,estou 38 semanas e peguei algumas dicas do seu site para meu enxoval.bjao
Olá Barbara, tudo bem?
Fico muitíssima feliz em saber que o post ajudou :)
Volte sempre e que seu bebê venha com muita saúde!!
Bjão!
Amei sua dica , vou arrumar a malinha do meu agora :)
Obrigada ;)
Oi Fabiola!
Amei saber que gostou das dicas.
Um superbeijo!
amei a lista, sou mae de primeira viagem e tudo que via tinha um monte de roupas, 3 saiadas maternidades. amei demais. me ajudou muito
Oi, Ana! Fico muito feliz em saber que lhe ajudou, tenho até que atualizar essa lista já q tive bebê e muita coisa mudou rs
Beijos.